Buscar

DOMINIOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA ERGONOMIA

Prévia do material em texto

DOMINIOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA ERGONOMIA
Ergonomia física: está relacionada com às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
Ergonomia cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
Ergonomia organizacional: concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (CRM - domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, tele-trabalho e gestão da qualidade.
ABORDAGENS MULTIPROFISSIONAIS EM SOLUÇÕES ERGONÔMICAS
MEDICOS DO TRABALHO: identificação dos locais que provocam acidentes ou doenças ocupacionais e acompanhamentos de saúde.
ANALISTAS DO TRABALHO: estudos de métodos, tempos e postos de trabalho.
PSICOLOGOS: seleção e treinamento de pessoal
ENGENHEIROS: aspectos técnicos, modificando as maquinas, equipamentos e ambiente de trabalho.
ENGENHEIRO DE SEGURANÇA: identificação e correção de condições insalubres ou perigosas.
ADMINISTRADORES: estabelecimento de plano de cargos e salários justos, motivando os trabalhadores.
PROJETISTAS: transformar o que lhe foi passado em projeto específico em solução correta, mas estará muito distante da identificação de problemas.
ABORDAGEM APLICADA A ERGONOMIA
Como disciplina pratica a ergonomia busca encaminhar soluções adequadas aos usuários, operadores e a realidade das empresas e organizações, onde as intervenções ergonomicas tem lugar
Como disciplina aplicada a ergonomia traz os resultados dos tratamentos científicos de modelagem de realidade e de levantamento do estado da arte de problema ao desenvolvimento de tecnologias de interfaces para a concepção, analise, testagem, normatização e controle dos sistemas de trabalho.
ONDE SE PODE APLICAR A ERGONOMIA
 NO LAR, TRABALHO, LAZER, ESCOLA
DEGRAUS DA INTERVENÇÃO ERGONÔMICA
1° PASSO: transformar condições primitivas em postos de trabalho
2° PASSO: melhorar as condições de conforto relacionadas ao ambiente de trabalho.
3° PASSO: melhorar o método de trabalho
4° PASSO: melhorar a organização do sistema de trabalho
5° PA
SSO: ergonomia de concepção.

Mais conteúdos dessa disciplina