Buscar

Relatório de Fermentação

Prévia do material em texto

Licenciatura em Ciências Biológicas
Bioquímica II
Relatório da aula prática de Fermentação.
Bruce Corrêa Medeiros
1811202017
Resende – Rio de Janeiro – 2020
Sumário
INTRODUÇÃO	3
PROBLEMATIZAÇÃO	3
OBJETIVO	3
REAGENTES E MATERIAIS	4
PROCEDIMENTO	4
RESULTADOS E DISCUSSÃO	4
PERGUNTAS	5
CONCLUSÃO	6
REFERÊNCIAS	6
2
Introdução:
Fermentação ocorre em um processo onde uma matéria orgânica acaba sendo degradada, com isso a energia química nela é liberada e sendo usada para produzir moléculas de ATP, ficando armazenada para utilizar novamente em várias reações do organismo. 
A fermentação acaba sendo realizada pelos fungos, protistas, bactérias e também alguns tecidos animais e vegetais. A mesma ocorre quando não tem oxigênio, e o saldo energético é inferior ao conquistado pelos processos aeróbicos.
A fermentação tem uma grande importância econômica justamente por estar presente na indústria alimentícia e na cervejeira. Onde na indústria alimentícia está presente nos bolos e pães, que através da fermentação ocorre a liberação de CO2 e cresce a massa do pão e do bolo. Já na indústria cervejeira, a fermentação está presente na liberação do álcool, sendo a parte final da fermentação alcóolica.
Problematização:
A massa do pão cresce por conta das leveduras que com o calor acabam se multiplicando e ingerindo açúcar, com isso, ocorre a liberação de gás carbônico, tendo assim o crescimento da massa.
É importante saber que a fermentação acontece no citosol e glicólise, onde é o primeiro local da reação, e depois da glicose é quebrada é transformada em duas moléculas de piruvato. Depois disso, o mesmo ganha elétrons do tipo H+ que são originados do NADH, podendo ser transformado em ácido láctico, álcool e CO2 que é o caso da massa de pão.
Objetivo:
O objetivo da aula prática de fermentação, foi observar a fermentação alcoólica através da liberação de CO2 e o seu consumo do substrato, através da utilização de leveduras como fonte de fermentação.
Reagentes e Materiais:
· 2 tabletes de fermento biológica, ou seja, a levedura Saccharomyces cerevisae
· 300 ml de água morna 
· 6 garrafinhas descartáveis
· 6 balões
· Açúcar
· Trigo
Procedimento:
· Primeiro passo foi numeras as 6 garrafas vazias.
· Segundo passo foi dissolver os tabletes de fermento biológico em 200 mL de água morna. Separando assim 100 mL de água morna pura.
· Terceiro passo dividir a diluição nas 6 garrafas, ficando assim:
· Quarto passo foi prender os balões na boca das garrafas e aguardar entre 20 a 40 minutos.
Resultados e discussão:
Foi possível concluir que após 40 minutos a reação que gerou mais CO2, foi a da garrafa 3, possuindo água morna com o fermento, açúcar e mais água morna. Isso correu através do piruvato foi convertido em acetaldeído, ocorrendo a liberação de dióxido de carbono, podendo o acetaldeído ser reduzido a etanol pelo NADH.
Perguntas:
1 - O que você esperava que fosse acontecer em cada uma das 6 garrafas?
R: Esperava que as garrafas 3 e 6 iriam fazer o balão encher, justamente por possuírem o fermento, açúcar e no caso da garrafa 6 o trigo.
2 - O que realmente aconteceu em cada uma das 6 garrafas?
A primeira garrafa por possuir fermento, mas não ter açúcar e trigo, não foi capaz de gerar CO2, assim, não acontecendo nada. Já a segunda garrafa, não possuía o fermento, sendo assim, nada ocorreu. Na terceira garrafa, possuindo o fermento com água morna, e açúcar, ocorreu a fermentação do fermento através do açúcar, gerando assim CO2, enchendo o balão. A quarta garrafa não possuindo fermento, nada ocorreu. Na quinta, com fermento, com trigo, mas sem açúcar, quase nada aconteceu. E na última, a sexta, foi a que mais encheu, no prazo de 20 minutos, porém no prazo de 40 minutos perdeu para a garrafa número 3.
3 - Explique a diferença entre os dois tipos de carboidratos utilizados (trigo e açúcar). Essa diferença causou algum efeito visual na prática? Por que?
R: Com o açúcar as leveduras conseguem a glicose de forma mais direto, já com o trigo, é através do amido, que possui polissacarídeo formado por moléculas de glicose, assim as mesmas conseguem glicose, porém de forma mais demorada. Ocorreu diferença onde tinha somente açúcar, pois o balão encheu mais, justamente por possuir somente o açúcar, sendo mais fácil de conseguir a glicose diretamente.
4 - Explique como se dá o uso da sacarose pela levedura (Saccharomyces cerevisiae) 
R: A sacarose é hidrolisada pela B-d-frutosidase, e secretada pela levedura, tendo assim a glicose e frutose, que acabam sendo transportados para o interior da célula através das hexoses e fermentados até o CO2, etanol, etc.
5 - Descreva e explique as reações químicas da fermentação alcoólica e destaque a importância da fermentação para ocorrência da glicólise.
R: A fermentação é importante na glicólise, justamente por que ocorre a transformação da sacarose em glicose e frutose, é assim:
C12H22O11  →  C6H12O6  +  C6H12O6
Com isso a zimase atua, decompondo a molécula de glicose, sendo possível a produção do etanol, ao ponto de liberar o gás carbônico, sendo assim:
C6H12O6  →  2C2H5OH  +  2CO2
Conclusão:
O experimento dessa aula prática foi muito produtivo, por que através dele foi possível conhecer melhor sobre a fermentação alcoólica, e como as leveduras reagem através da glicólise, e também como ocorre a liberação de O2.
Referências: 
Bioquímica II. v. 2 / Andrea Thompson Da Poian...[et al]. – 3. ed. – Rio de Janeiro : Fundação CECIERJ, 2014. 194p.; 19 x 26,5 cm. ISBN: 978-85-7648-951-1 1. Bioquímica. 2. Ciclo da uréia. 3. Metabolismo de aminoácidos. 4. Metabolismo de carboidratos. 5. Degradação de lipídios. 6. Sintese de ácidos graxos. I. Foguel, Debora. II. Petretski, Marílvia Dansa. III. Machado, Olga Tavares. IV. Título.
ttps://revistapesquisa.fapesp.br/fermentacao-acelerada/

Mais conteúdos dessa disciplina