Buscar

Plano de Aula: Independência do Brasil

Prévia do material em texto

Centro Universitário de Maringá - Unicesumar
Olá, acadêmico(a)!
Para a realização de sua regência no Estágio Curricular Supervisionado é necessário muito planejamento e dedicação. Nessa etapa, a elaboração do seu Plano de Aula se faz fundamental. Assim, preparamos algumas orientações importantes:
· Lembre-se de que o professor/estagiário é sempre o mediador do processo de ensino e aprendizagem, assim procure estabelecer a “ponte” entre seus alunos e o conteúdo durante toda a aula.
· Evite aulas expositivas. Prepare uma aula dinâmica, próxima da realidade do aluno para despertar o interesse dele por aquilo que está sendo ensinado. Um bom começo é iniciar a aula com uma problematização.
· Selecione recursos didáticos diferentes e inovadores que promovam a construção do conhecimento por parte dos alunos. Consulte a escola a respeito da possibilidade do uso de recursos tecnológicos.
· Considere o aluno como o protagonista do processo de ensino e aprendizagem e não apenas como receptor passivo de informações prontas e acabadas.
· Seu Plano de Aula deve ser elaborado, obrigatoriamente, para 2 horas/aula.
· Seu Plano de Aula deverá ser desenvolvido para uma série do Ensino Médio. Ou seja: OU 1ª série, OU 2ª série, OU 3ª série.
· Na BNCC, o Ensino Médio está organizado em quatro áreas do conhecimento, conforme determina a LDB. A organização por áreas não exclui necessariamente as disciplinas, com suas especificidades e saberes próprios historicamente construídos, mas, sim, implica o fortalecimento das relações entre elas e a sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, requerendo trabalho conjugado e cooperativo dos seus professores no planejamento e na execução dos planos de ensino. 
· ATENÇÃO! As orientações em VERDE ao longo do Plano de Aula devem ser apagadas e substituídas por suas informações e dados antes do envio de seu plano de aula. Inclusive essas orientações.
· Critérios Avaliativos: Formatação; Competência/tema; Habilidade(s) conforme a BNCC do Ensino Médio para a área de Ciências Humanas e Sociais aplicadas; Descrição da parte 1; Descrição da parte 2; Descrição da parte 3; Recursos didáticos; Referências conforme as normas da ABNT; Clareza e coerência na linguagem.
Bom trabalho!
	Plano de Aula (ENSINO MÉDIO)
	Instituição: Coronel José Assunção 
	Endereço completo da escola: BR 317
	Disciplina: História 
	Série: 1 ano Ensino médio 
	Nome do(a) professor(a) regente: Ana Paula mesquita 
	Nome do(a) estagiário(a): kerolene reis Barboza 
	Data de aplicação da regência: 22/05/2024
	Número de aulas: 2 horas/aula
	Área do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais aplicadas
Competência específica: EM13CHS203: Contrapor os diversos significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas como civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo e cidade/campo, entre outras.
Tema: Independência do Brasil: aspectos sociais, econômicos e políticos.
	(EM13CHS102), (EM13CHS201), (EM13CHS204). 
	Descrição da habilidade: 
(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais e culturais.
(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
	Parte 1: INTRODUÇÃO (CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO)
· Chegada da Família Real Portuguesa em 1808;
· Brasil elevado a Reino Unido em 1815;
· Revolução do Porto em 1820;
· Processo de Independência ocorrido no Brasil em 1822.
· Compreender a Independência do Brasil enquanto um processo;
· Analisar a Chegada da Família Real dentro do contexto de conquistas bonapartistas na Europa;
· Investigar os jogos de interesses presentes na Independência do Brasil;
· Analisar como a Independência serviu a um pequeno grupo da população, se mostrando um processo excludente e não popular.
	Parte 2: DESENVOLVIMENTO (CONCEITUALIZAÇÃO)
Na aula anterior, o docente deverá realizar uma breve investigação para qualificar e quantificar o conhecimento prévio dos discentes quanto ao tema a ser trabalhado nos próximos dias. Isso poderá ser realizado mediante um questionário, físico ou virtual, ou então em uma roda de conversa com a turma.
Assim, na primeira aula, partindo do conhecimento da classe, o professor irá trabalhar: o contexto de insatisfação na colônia antes da chegada da Família Real em 1808; os motivos que levaram a transferência da Corte para o Brasil; as consequências desse evento para a colônia.
Na segunda aula, os temas a serem trabalhados serão a elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves; a Revolução do Porto (1820); o Dia do Fico (1822) e a Proclamação da Independência, no dia 7 de setembro de 1822.
Na terceira e última aula, o docente irá realizar uma atividade em grupo com os discentes, onde os auxiliará a confeccionar um mapa mental contendo os conteúdos trabalhados nas aulas anteriores.
	Parte 3: CONCLUSÃO (AVALIAÇÃO)
Partindo dos debates realizados na última aula, o professor solicitará uma atividade de entrevista aos discentes, onde estes irão elaborar, em grupos, um mapa mental contendo os principais eventos estudados sobre o tema abordado nas últimas aulas. Além disso, também deverá ser considerada a participação dos estudantes no decorrer das aulas.
	RECURSOS DIDÁTICOS
material didático fornecido pela instituição, caderno, cartolina e canetas coloridas, pen-drive.
	REFERÊNCIAS
Vinda da Família Real Portuguesa
Dia do Fico
Revolução Liberal do Porto
Independência do Brasil
Vídeo sobre a Independência do Brasil
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação/MEC: 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf>. Acesso em:
Av. Guedner, nº 1610, Fone/fax: (0xx44) 3027-6360
CEP 87050-900 – Maringá – Paraná
E-mail info@cesumar.br – Home Page: www.ead.cesumar.br
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina