Buscar

Compreensão Textual: Autor, Leitor e Sentido

Prévia do material em texto

KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006. Livro disponível na Biblioteca Virtual.
RESUMO
Em Ler e compreender, de Koch e Elias, é objetivado abordar dois elementos principais no escopo da linguística textual: a interatividade entre autor-texto-leitor e a produção de sentido quanto aos fatores de compreensão da leitura. Para as autoras, segundo uma perspectiva dialógica da língua, os sujeitos são observados como elementos ativos que são construídos e constroem pelo/o texto simultaneamente. Dessa forma, o entendimento de um sentido pressupõe a interação entre esses entes, pois, mesmo a atividade de leitura sendo apoiada na superfície textual, vê-se que o processo de produção de sentido evoca uma série de saberes que extrapolam essa dinâmica inicial – a decodificação do código.
O leitor nasce aqui como um dos elementos construtores de sentido, mediado pelo que a autora chama de objetivos de leitura, esses que são basicamente a intencionalidade com que o leitor lê um texto. Nesse âmbito, para as autoras, a compreensão textual varia conforme estabelecidas as circunstâncias de leitura. São alguns elementos, nesse caso, derivados da relação autor/leitor, os voltados à utilização léxica, uso de expressões antigas e outros elementos de viés linguístico. Existem também fatores de compreensão vindos do texto em si, esses que se subdividem em aspectos matérias e fatores linguísticos. Esse refere-se à, por exemplo, estruturas sintáticas complexas, questões de ordem coesiva e de coerência, pontuação etc. Por fim, essas situações se relacionam com o contexto de produção e o contexto de uso, que são basicamente o momento e espaço que o texto foi escrito e a época e lugar que será lido.
Palavras chaves: Autor, leitor, texto, leitura, sentido.

Mais conteúdos dessa disciplina