Buscar

Gabarito Unidade Princípios da terapia cognitivo-comportamental

Prévia do material em texto

Gabarito Unidade Princípios da terapia cognitivo-comportamental
Desafio
​​​​​​​​​​​​​​ A TCC mostra evidências de sucesso em tratamentos de várias patologias, e pacientes com fobia têm sido um dos grupos beneficiados. Além disso, pelo fato de trabalhar com planos de tratamento e sessões mais estruturados, baseados em protocolos comprovados por pesquisa, a TCC dá mais segurança aos profissionais, especialmente àqueles que estão iniciando na carreira.
Imagine a seguinte situação:
Como você organizaria uma avaliação inicial para Pedro? Como planejaria as estratégias que serão utilizadas para a avaliação de um caso de fobia social?
Padrão de resposta esperado
A TCC trabalha com tratamentos mais estruturados do que outras abordagens terapêuticas e sugere avaliações psicológicas, com a utilização de diversos instrumentos, cujas efetividades são baseadas em evidências, tanto no início quanto ao longo do tratamento, para evidenciar as mudanças ocorridas. A TCC apresenta bons resultados em casos de fobias e sugere protocolos específicos. A avaliação inicial deve incluir testes e outros recursos. Para realizar a avaliação inicial de Pedro, podem ser utilizadas várias estratégias, normalmente empregadas em pacientes com fobias, como as citadas a seguir:
– Entrevista, que costuma ser a etapa inicial da avaliação.
– Uma medida de autorrelato para ajudar a compreender os sintomas e os aspectos cognitivos e comportamentais. Uma das medidas específicas para os casos de fobia é a Social Phobia Scale, que pode ser usada tanto na avaliação inicial quanto no seguimento do tratamento, para verificar seu sucesso. Outra possibilidade é o Fear Questionnaire, que avalia vários tipos diferentes de fobias e as evitações possíveis diante de várias situações.
– Observação aos conteúdos verbais e não verbais durante as sessões.
– Automonitoramento para verificar a ocorrência de determinados eventos, como vezes na semana em que atravessou a rua para evitar falar com um conhecido ou ocasiões em que se sentou no fundo da sala, bem atrás de algum colega, para evitar que o professor o chamasse para responder alguma pergunta.
– Entrevista com familiares para o fornecimento de informações das quais Pedro não tem recordação em relação aos tratamentos anteriores.
– Análise de documentações que tratem da história anterior de tratamento de Pedro, como avaliações anteriores, diagnósticos e recomendações.
As informações obtidas devem ser organizadas, e então deve ser formulada uma síntese diagnóstica que irá embasar o plano de tratamento de Pedro.
Exercícios
1. Uma das mais tradicionais áreas de aplicação da psicologia é o atendimento clínico. Atualmente, uma das abordagens mais influentes é a da TCC, que vem evoluindo através das décadas. O desenvolvimento da TCC costuma ser representado por meio de três ondas. Analise as afirmações a seguir sobre as três ondas de desenvolvimento da TCC:
I. A primeira onda da TCC é marcada por uma predominância da abordagem cognitiva.
II. A segunda onda da TCC é marcada por uma predominância da abordagem comportamental.
III. A terceira onda da TCC é marcada pela síntese entre as abordagens cognitiva e comportamental.
​​​​​​​É correto o que se afirma em:
C. III, apenas.
Na primeira onda do desenvolvimento da TCC, há o predomínio da abordagem comportamental. Seus expoentes são John Watson (criador do behaviorismo, cujo enfoque é chamado de behaviorismo metodológico) e B.F. Skinner (criador do behaviorismo radical, que desenvolveu a teoria do condicionamento operante).
A segunda onda da TCC é marcada pela predominância das técnicas cognitivas. A terceira onda da TCC é caracterizada pela síntese entre as abordagens cognitiva e comportamental, com a utilização de diversas técnicas baseadas em evidências. As ondas não são cronologicamente lineares, podendo se sobrepor no tempo.
2. A TCC costuma trabalhar com avaliação psicológica no início do tratamento, mas também podem ser feitas avaliações ao longo do atendimento para verificar possíveis mudanças. Para a avaliação, são utilizadas ferramentas com base empírica, ou seja, que demonstram evidências de utilidade.
Analise as duas asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A entrevista costuma ser a primeira etapa da avaliação psicológica.
PORQUE
II. Embora os testes façam parte da avaliação psicológica, teste não é sinônimo de avaliação psicológica.
Marque a alternativa correta:
B. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
A avaliação psicológica é uma parte importante da TCC, seja no início, para identificar o diagnóstico, seja ao longo do tratamento, para identificar modificações. A entrevista, que não é exclusiva da TCC, pode ser semiestruturada ou estruturada e costuma ser a primeira etapa da avaliação, mas os teóricos da TCC consideram que a entrevista não pode ser utilizada de forma exclusiva.
Testes também fazem parte da avaliação psicológica, porém a avaliação psicológica inclui muito mais do que testes. A avaliação inclui informações provindas de diversas fontes e envolve a integração das informações, sua apreciação e a elaboração de uma síntese.
3. A prática da TCC conta com diferentes técnicas e abordagens, porém existem elementos integradores, que são os princípios que permitem visualizá-la como uma modalidade específica de tratamento psicológico.
Sobre os princípios da TCC, identifique a alternativa correta.
D. A TCC inclui planos de ação.
Embora haja várias abordagens nas TCCs, elas são caracterizadas por uma série de princípios que são comuns a todas. Um desses princípios é a utilização de planos de ação, que são temas de casa da terapia e consistem nas ações a seguir:
- identificar e avaliar pensamentos automáticos que são obstáculos aos objetivos dos clientes;
- implementar soluções para os problemas e obstáculos que podem surgir na semana seguinte;
- praticar habilidades comportamentais aprendidas na sessão.
A formação da aliança terapêutica é um fator importante para o sucesso da TCC, que foca nos aspectos positivos. O plano de tratamento define metas a serem atingidas e deve ser adaptado a cada indivíduo.
4. O behaviorismo surgiu em 1913, com o artigo intitulado "A psicologia como os behavioristas a veem". A partir daí, a teoria evoluiu muito, e sua aplicação à terapia também se modificou e continua sofrendo múltiplas alterações, com incorporação de novos elementos a partir de evidências científicas. O desenvolvimento da TCC costuma ser explicado a partir de três diferentes ondas. Identifique a onda a que pertencem os diferentes autores mencionados a seguir:
I. Primeira onda
II. Segunda onda
III. Terceira onda
( ) Aaron Beck
( ) Segal, Williams e Teasdale
( ) J.B. Watson
( ) Jeffrey Young
( ) B.F. Skinner
A alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento é:
E. II, III, I, II, I.
Cada uma das ondas de desenvolvimento da TCC está marcada por características próprias, contando com teorizações de importantes autores. J.B. Watson e B.F. Skinner são representantes da primeira onda, de caráter predominantemente comportamental. Aaron Beck e Jeffrey Young são representantes da segunda onda, de caráter cognitivo. Segal, Williams e Teasdale são representantes da terceira onda, na qual acontece uma união entre as abordagens cognitivas e comportamentais.
5. A psicologia vem ganhando cada vez mais espaços de atuação na atualidade, mas uma forma mais tradicional de exercício profissional está no campo do atendimento clínico.
As terapias cognitivo-comportamentais, diferentemente de outras terapias, baseiam-se em evidências científicas e utilizam protocolos de atendimento mais estruturados.
Nas afirmações a seguir, identifique a correta com relação à TCC.
A. A TCC baseia-se na premissa de que o conteúdo e o processo do pensamento são passíveis de ser conhecidos.
Embora exista uma série de diferenças entre as abordagens na prática da TCC, elas têm algumas premissas comuns, que são:
- Hipótese de acesso: o conteúdo e o processo de nosso pensamento são passíveis de ser conhecidos.
- Hipótese demediação: os pensamentos medeiam as respostas emocionais às variadas situações nas quais o indivíduo se encontra.
- Hipótese de mudança: pelo fato de as cognições serem passíveis de conhecimento e mediarem as respostas a situações diferentes, pode-se intencionalmente modificar o modo como se responde aos acontecimentos ao redor.
A entrevista é uma ferramenta utilizada em diversas áreas, não sendo exclusiva da TCC. Na prática clínica da TCC, são usadas entrevistas semiestruturadas e estruturadas. Todo o comportamento do cliente, como os gestos e a forma de se comunicar, e não só seu conteúdo verbal, pode fornecer uma amostra de seu comportamento em outras situações.
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial