Buscar

Contribuições de Luria à Neuropsicologia

Prévia do material em texto

1"Luria obteve seu diploma em 1921, em Ciências Sociais, aos 19 anos. Embora já estivesse bastante atraído pelos temas relacionados à psicologia, no mesmo ano em que se formou, começou a cursar Medicina, incentivado por seu pai, e a fazer uma formação num instituto pedagógico" (OLIVEIRA; REGO, 2010, p. 110). Cite as contribuições de Alexander Luria à Neuropsicologia Clínica. FONTE: OLIVEIRA, Marta Kohl de; REGO, Teresa Cristina. Contribuições da perspectiva histórico-cultural de Luria para a pesquisa contemporânea. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 36, n. spe, p. 107-121, abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022010000400009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 7 jan. 2019.
Resposta esperada
Será considerada correta, a resposta que apresentar um dos itens a seguir: • Enquanto a maior parte dos pesquisadores focavam em metodologias quantitativas, conduzidas com vistas à padronização, Luria deu grande ênfase às observações qualitativas dos padrões de erro dos pacientes. • Deixou dois livros como legado: Curso de Psicologia Geral (LURIA, 1979) e Fundamentos de Neuropsicologia (LURIA, 1981). • Ainda que tenha sido criticado pelos clínicos americanos por conta da falta de padronização de procedimentos, Luria se destacou pelo seu método original, fundamentado em informações clínicas detalhadas e testes de hipóteses informais. • Suas pesquisas deram base para a criação posterior da Bateria Neuropsicológica LuriaNebraska (LNNB), que foi revisada em 1986.
Minha resposta
Luria é considerado o pai da neuropsicologia por seu trabalho sobre as avaliações das funções cognitivas associadas às áreas lesionadas do cérebro, também por sua importante contribuição para o estudo de danos centrais em adultos.
Retorno da correção
Olá, acadêmico(a)! Sua resposta abordou alguns dos elementos da questão com base nos materiais disponibilizados, porém, poderia ter explorado mais os conteúdos fundamentais da disciplina. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
2A neuropsicologia investiga as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Pode ser entendida como uma ciência aplicada, estando entre a psicologia e a neurologia. Em seu contexto de desenvolvimento histórico, é possível distinguir ao menos duas áreas ou ramificações principais, a neuropsicologia clínica e a neuropsicologia experimental. Disserte sobre elas.
Resposta esperada
A neuropsicologia clínica está focada no tratamento de pacientes com lesões cerebrais, sejam esta causadas por doenças, dano físico, trauma cerebral, alterações bioquímicas etc. A tarefa específica aqui seria a mensuração de déficits na inteligência, personalidade e funções sensório-motoras. Para isso, utiliza-se de testes especializados e comparações relacionadas dos resultados com áreas específicas do cérebro as quais sofreram dano. Assim, não somente utilizam estes procedimentos para investigar a lesão e os danos causados nos processos cognitivos respectivos, mas também possibilitam mais efetividade no trabalho clínico prático de tratamento e reabilitação. Uma outra forma de neuropsicologia clínica é a neurologia comportamental, com foco em comportamentos mais amplos e seus desvios.
No caso da neuropsicologia experimental, em contraste com a clínica, trabalha com indivíduos normais com cérebros intactos. Esta é a área mais recente da neuropsicologia que se desenvolveu com a invenção de uma variedade de técnicas que podem ser empregadas no laboratório para estudar funções superiores do cérebro. Existem relações estreitas entre a neuropsicologia experimental, a psicologia experimental e psicologia cognitiva, e os métodos laboratoriais empregados nestas três áreas têm fortes semelhanças. Os sujeitos da pesquisa geralmente são solicitados a realizar tarefas de desempenho, enquanto sua precisão ou velocidade de resposta são registradas, das quais as inferências sobre organização do cérebro podem ser feitas. Variáveis associadas, incluindo variáveis psicofisiológicas ou
eletrofisiológicas também podem ser registradas.
Minha resposta
A neuropsicologia clínica é responsável por estudar e compreender a forma como o cérebro afeta as funções cognitivas, como a memória, atenção, raciocínio entre outras, sua função é associar detalhamento o sistema nervoso analisando o comportamento humano e seus processos psicológicos. Na neuropsicologia experimental estuda as alterações cognitivas, psicomotoras ou comportamentais associadas a patologias cognitivas ou adquiridas, tem como função investigar todas essas anomalias.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, mas poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.

Mais conteúdos dessa disciplina