Buscar

Gabarito farmacologia estética

Prévia do material em texto

Gabarito farmacologia estética 
As emulsões podem sofrer desestabilização por processos físicos e químicos. Nos físicos, há alteração na distribuição da organização espacial ou estrutural das moléculas, enquanto na instabilidade química há uma alteração da estrutura química das moléculas (MCCLEMENTS, 2005).
 
Sobre os processos de instabilidade nas emulsões associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I – Estabilidade de emulsão.
II – Estabilizantes.
III – Emulsificantes.
 
( ) São componentes que conferem estabilidade às emulsões por longo um período, sendo representados principalmente pelos polissacarídeos e proteínas.
 
( ) São moléculas anfifílicas que promovem a formação da emulsão e estabilização por ação interfacial.
 
( ) Refere-se à capacidade de uma emulsão resistir às alterações em suas propriedades ao longo do tempo.
 
FONTE: MCCLEMENTS, D. J. Food emulsions: principles, practice and techniques. Washington: CRC Press, 2005.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A II – III – II . 
A epiderme é uma complexa estrutura constituída de diferentes camadas formadas pelos queratinócitos e células epiteliais estratificadas que sofrem diferenciação à medida que vão da camada basal até a superfície da pele. À medida que isso acontece, essas células amadurecem e passam por várias mudanças, processo conhecido como queratinação. Esse processo é formado por cinco subcamadas distintas (RIBEIRO, 2010).
 
Sobre esse processo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I – Na camada clara, as células são fortemente comprimidas, achatadas e indistinguíveis.
 
II – A camada basal é a camada mais interior, em que se originam as demais camadas que formam a epiderme. É nesta região que se observa a maior proporção de células em divisão.
 
III – Na camada espinhosa os queratinócitos produzem queratina. Esses filamentos proteicos de citoqueratina se diferenciam, aumentando o peso molecular, e as células começam a se carregar de grânulos de querato-hialina.
 
IV – Na camada granulosa o processo de queratinização começa, as células produzem grânulos duros e, à medida que empurram para cima, esses grânulos se transformam em queratina.
 
V – Na camada córnea há uma grande quantidade de células mortas. Estas células mortas surgem regularmente num processo chamado de descamação.
 
FONTE: RIBEIRO, C. J. Cosmetologia aplicada à dermoestética. 2 ed. São Paulo, Pharmabooks, 2010.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
C II – III – IV – I – V .
Para que os efeitos farmacológicos ocorram, em geral é preciso que haja uma distribuição das moléculas dos fármacos dentro do organismo ou tecido. Isto é, moléculas de um fármaco precisam se conectar aos constituintes específicos de células ou tecidos para produzir um efeito. Embora muitas pessoas confundam os conceitos, um fármaco potente não necessariamente será um fármaco eficaz, ou seja, essas duas definições não são sinônimas.
 
FONTE: http://petdocs.ufc.br/index_artigo_id_381_desc_Princ%C3%ADpios%20de%20Farmacologia_pagina__subtopico_59_busca_.
 
Sobre potência e eficácia dos fármacos, assinale a alternativa CORRETA: 
C Todas as alternativas estão corretas. 
Utiliza-se o termo farmacodinâmica para descrever os efeitos de um fármaco no corpo. É importante descrever os efeitos de um fármaco em termos quantitativos para estabelecer as faixas de doses apropriadas para os pacientes, bem como para comparar a potência, a eficácia e segurança de um fármaco com outro. No entanto, para exercer seus efeitos é necessário que o fármaco interaja com um receptor específico (GOLAN, 2009).
 
Sobre os principais conceitos relacionados à interação dos fármacos com seus alvos, classifique V para sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas:
 
( ) O fármaco capaz de bloquear o receptor é chamado de agonista.
( ) O termo especificidade designa a capacidade do fármaco de somente se ligar a um determinado receptor.
( ) O fármaco que se liga a um receptor sem causar sua ativação recebe a denominação de agonista.
( ) A afinidade define a probabilidade de um fármaco ligar ao seu receptor.
 
FONTE: GOLAN, D. E. et al. Princípios de Farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A  F - V - F - V. 
Cada fármaco possui uma margem de segurança e uma margem terapêutica. Geralmente, indivíduos idosos possuem uma margem de segurança menor. Por exemplo, em adultos a dose normal de morfina causa diminuição da percepção de dor, enquanto doses altas podem causar efeitos tóxicos como depressão respiratória, náuseas, vômitos e constrição pupilar. Em pacientes idosos, a dose normal de morfina já pode causar efeitos tóxicos, porque a margem de segurança é mais estreita em indivíduos idosos (MOTTA; CALDAS, ASSIS, 2008).
 
FONTE: MOTTA, L. B.; CALDAS, C. P.; ASSIS, M. A formação de profissionais para a atenção integral à saúde do idoso: a experiência interdisciplinar do NAI – UNATI/UERJ. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, p. 1143-51, 2008.
 
Sobre a margem de segurança dos fármacos, assinale a alternativa CORRETA: 
D  É um indicador farmacodinâmico que expressa a diferença entre a dose tóxica e a dose efetiva do fármaco. 
Os produtos cosméticos devem apresentar atributos específicos, como sensorial agradável, aspecto atrativo, facilidade de aplicação e espalhabilidade, estabilidade físico-química, microbiológica e outros definidos pela finalidade a que se destinam. As emulsões são muito utilizadas em cosméticos para aplicação tópica, além disso, permitem a incorporação de ativos hidrossolúveis ou lipossolúveis (PEREIRA, 2013).
 
Neste contexto, as emulsões podem ser classificadas de acordo com sua viscosidade (consistência). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Leites - emulsões sem viscosidade.
( ) Loções cremosas - emulsões mais fluidas.
( ) Cremes - emulsões com alta viscosidade.
( ) Bases - emulsões sólidas.
 
FONTE: PEREIRA, M. F. L. Cosmetologia. São Caetano do Sul: Difusão, 2013.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
C  V – V – V – F. 
A maioria das interações fármaco-receptor atualmente elucidadas podem ser classificadas, em sua maioria, em quatro grandes grupos. Esses grupos compreendem os tipos de receptores. Os receptores são responsáveis por iniciar processos celulares conforme a disponibilidade das moléculas.
 
Sobre os receptores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Os receptores acoplados à proteína G são a classe mais abundante. São assim designados em virtude de sua ligação aos nucleotídeos de guanina, GTP e GDP.
 
( ) Os receptores transmembrana traduzem uma interação de ligação com ligantes extracelulares numa ação intracelular através da ativação de um domínio enzimático ligado.
 
( ) Os receptores nucleares são fatores de transcrição ativados por ligantes, que modulam a expressão de diferentes genes envolvidos na diferenciação, apoptose, crescimento, metabolismo.
 
( ) Os canais iônicos são basicamente portões presentes nas membranas celulares que, de modo seletivo, permitem a passagem de determinados íons.
 
FONTE: GOLAN, D. E. et al. Princípios de Farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
C  V – V – V – V.
Cada novo fármaco é planejado e testado em uma forma posológica e administrado por uma via específica. Para agir nos órgãos-alvos, os fármacos precisam ser absorvidos e após distribuídos. A distribuição é a passagem que ocorre do fármaco da corrente sanguínea para o líquido intersticial e intracelular (GOLAN, 2009).
 
FONTE: GOLAN, D. E. et al. Princípios de Farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
 
Quais fatores podem alterar a distribuição dos fármacos?
A  Competição por um local de ligação comum na albuminaplasmática. 
O aparecimento de lesões cutâneas malignas é mais comum do que se imagina. Por esse motivo, o profissional de estética precisa estar treinando e preparado para fazer a identificação e encaminhar para o profissional competente (RIBEIRO, 2013).
 
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) A presença de bordas irregulares e diferentes tons de coloração nas manchas estão intimamente relacionado com lesões malignas .
 
( ) O Melanoma maligno é o mais grave dos tumores cutâneos e tem origem a partir dos melanócitos.
 
( ) Alterações na assimetria e diâmetro das manchas não condizem com lesões malignas.
 
( ) O Carcinoma basocelular é um tumor maligno derivado das células basais da epiderme, caracterizado por feridas que não cicatrizam.
 
FONTE: RIBEIRO, C. J. Cosmetologia aplicada à dermoestética. 2 ed. São Paulo, Pharmabooks, 2010.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
D V – V – F – V. 
Os antagonistas podem ser classificados em antagonistas reversíveis e irreversíveis, isto é, antagonistas que se ligam aos seus receptores de modo reversível e antagonistas que se ligam irreversivelmente, além disso, podem competir ou não pela ligação ao receptor (GOLAN, 2009).
 
Com relação à capacidade reversível e irreversível, analise as afirmativas a seguir:
 
I– Os antagonistas competitivos reversíveis competem com os agonistas pelo mesmo sítio ativo do receptor.
 
II– Nos antagonistas não competitivos, não há competição do agonista pelo receptor, o antagonista destrói o agonista por ação enzimática.
 
III– Nos antagonistas não competitivos, não há competição do agonista pelo receptor, o antagonista bloqueia a cascata bioquímica de eventos celulares induzida pelo agonista
 
IV– Os antagonistas competitivos irreversíveis se ligam no sítio ativo do receptor de forma irreversível. Mesmo aumentando a dose do agonista, o efeito máximo não é atingido.
 
FONTE: GOLAN, D. E. et al. Princípios de Farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
D As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
O melasma é uma condição clínica bem comum. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.
 
Assinale a alternativa CORRETA para definir melasma: 
B  Mácula com cerca de 1 a 2 cm, de coloração marrom, que ocorre nas faces, região frontal e têmporas de mulheres, em função do uso de anticoncepcionais e cosméticos fotossensibilizantes. 
A camada mais externa da pele desempenha uma importante função de barreira cutânea. Essa barreira deve ser bem estruturada para se evitar a perda de água e a entrada de microorganismos e agentes inflamatórios. Uma pele saudável é uma pele que apresenta uma barreira íntegra e funcional. Porém, essa mesma barreira protetora é a que limita a entrada dos ativos cosméticos. Existem vários fatores que modificam a permeabilidade cutânea e consequentemente alteram a eficácia de determinado produto cosmético. Estes incluem fatores biológicos, fisiológicos, cosmetológicos e físico-químicos (GOMES; DAMAZIO, 2013).
 
Sobre esses conceitos, assinale a alternativa CORRETA: 
D O aumento do fluxo sanguíneo resulta em hiperemia e maior permeabilidade. 
 Apesar de não ser desejável, os componentes das formulações podem ocasionar alguns efeitos tóxicos ao usuário, tais como reações irritativas imediatas ou acumulativas, reações alérgicas ou sensibilizantes, dermatites, reações sistêmicas e carcinogênicas (CHORILLI, et al. 2007).
 
Sobre os fatores que podem influenciar na toxicocinética dos produtos cosméticos através da pele, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Integridade do estrato córneo e o seu estado de hidratação.
( ) Temperatura e pH da pele.
( ) Número de folículos pilosos.
( ) Hidrofobicidade da substância.
 
FONTE: CHORILLI, M. et al. Toxicologia dos Cosméticos. Latin American Journal of Pharmacy (formerly Acta Farmacéutica Bonaerense), Buenos Aires, v. 1, n. 26, p. 144-154, 2007.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
B V – V – V – V. 
Existem alguns recursos nos procedimentos estéticos que facilitam a penetração dos ativos. Algumas substâncias possuem maior ou menor capacidade de permeação, o que depende da aceitabilidade dessa substância pela membrana celular (GOMES; DAMAZIO, 2013).
 
Sobre essa definição, analise as afirmativas a seguir:
 
I – Oxigênio (O2) e gás carbônico (CO2) são considerados substâncias com maior capacidade de permeação.
 
II – Glicose, aminoácidos, nucleotídeos, íons (Ca++, Na+, K+ e Cl-), vitaminas (D e E), são considerados substâncias com média capacidade de permeação.
 
III – Proteínas são substâncias com alta capacidade de permeação.
 
IV - Hormônios, resorcina e hidroquinona são considerados substâncias com alta capacidade de permeação.
 
FONTE: GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 4º ed. São Paulo: LMP Editora, 2013.
 
Assinale a 
C As afirmativas I e II estão corretas.
As dermatites, também conhecidas como eczemas, são caracterizadas por uma lesão inflamatória da pele que, geralmente, vem acompanhada de prurido e outras lesões como eritema, edema, vesículas, crostas, escamas etc. Essas lesões se sucedem ou se associam (GOMES; DAMAZIO, 2013).
 
Sobre as dermatites, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I – Dermatite seborréica.
II – Dermatite de contato.
III – Dermografismo.
IV – Urticária solar.
 
( ) Erupção cutânea causada por exposição solar.
 
( ) Afecção crônica, de causa desconhecida, não contagiosa, que se inicia no couro cabeludo, podendo atingir outra regiões onde há abundância de glândulas sebáceas, como axilas, peito, púbis, couro cabeludo e face.
 
( ) Afecção provocada pelo contato da pele com um alérgeno específico, como resinas, cosméticos, certos vegetais etc., caracterizada por eritema, edema e vesículas.
 
( ) Reação eritematosa da epiderme a um estímulo mecânico (atrito ou pressão), que produz um estumecimento que forma um desenho ou grafismo em relevo.
 
FONTE: GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 4º ed. São Paulo: LMP Editora, 2013.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
B IV – I – II – III .
 A epiderme é a camada mais superficial da pele em contato com o meio ambiente. Ela é formada por tecido epitelial estratificado pavimentoso e queratinizado. Na epiderme há uma camada que é mantida por glândulas sudoríparas e sebáceas, que auxilia na firmeza e na proteção contra fungos e bactérias. Essa camada formada por uma emulsão de água e lipídios.
 
Sobre como essa camada é chamada, assinale a alternativa CORRETA: 
B Filme hidrolipídico. 
Denominam-se lesões elementares, alterações no tegumento cutâneo determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeitos de formação. Da combinação de lesões elementares surgem os sinais morfológicos que caracterizam síndromes e afecções. As lesões elementares são classificas em grupos, sendo um deles lesões de conteúdo líquido, nas quais compreendem vesículas, bolhas, pústulas, foliculites e abscessos (GOMES; DAMAZIO, 2013).
 
Sobre elas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Vesículas são erupções cutâneas de pequena dimensão, de forma hemisférica, que contém líquido incolor, claro ou amarelo.
 
( ) Bolhas são elevações de maior dimensão que as vesículas.
 
( ) Pústulas são caracterizadas por uma pápula purulenta que contém pus. Geralmente localizada no folículo pilossebáceo, pode ser circunscrita, umbilicada, achatadaou arredondada.
 
( ) Foliculite é a inflamação do folículo piloso, geralmente causada por infecção bacteriana ou fúngica. Pode ser provocada por depilação ou atrito de roupas.
 
( ) Abcesso é caracterizado pelo acúmulo de pus numa cavidade dos tecidos orgânicos, ou mesmo em um órgão cavitário, em consequência de inflamação.
 
FONTE: GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 4º ed. São Paulo: LMP Editora, 2013.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
C V – V – V – V – V. 
A pele é formada pelo sistema tegumentar, ou seja, pela epiderme, derme, hipoderme e seus anexos (folículos, glândulas sebáceas e sudoríparas), estruturas que na grande maioria das vezes, funcionam de forma sincronizada, em que cada partícula desempenha uma importante função em prol da homeostasia do organismo (RIBEIRO, 2010).
 
Deste modo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I – Epiderme.
II – Derme.
III – Hipoderme.
 
( ) É a camada mais superficial da pele e tem como principais funções servir como uma barreira de proteção; absorção de raios ultravioletas provenientes da radiação solar; evitar perda de água e promover a sensação de tato.
 
( ) É a camada intermediária grossa e elástica mais firme da pele, consiste em um tecido resistente e elástico, que proporciona resistência física ao corpo frente a agressões mecânicas, fornece nutrientes à epiderme e abriga os apêndices cutâneos, vasos sanguíneos e linfáticos, células conjuntivas e células sanguíneas.
 
( ) É formada por tecido conjuntivo frouxo, gorduras, tecidos conectores esponjosos e vasos sanguíneos.
 
FONTE: RIBEIRO, C. J. Cosmetologia aplicada à dermoestética. 2 ed. São Paulo, Pharmabooks, 2010.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
C I – II – III . 
O uso de animais em pesquisas e experimentos médicos vem sendo aplicado há muitos anos. Quase todos os medicamentos, dispositivos médicos, procedimentos cirúrgicos e terapias que temos hoje foram obtidos através de testes e pesquisas em animais. Apesar de possibilitar inúmeros avanços para a medicina e biologia, ajudando a entender o funcionamento do corpo, o mecanismo de diversas doenças e o desenvolvimento de novos medicamentos, ainda hoje o seu uso é alvo de intensos debates éticos. Felizmente, diversos métodos alternativos têm sido desenvolvidos para mudar essa realidade. Muitos pesquisadores estão procurando maneiras de reduzir o uso de animais em testes e pesquisas. Devido a inovações na ciência, testes em animais estão sendo substituídos em áreas como testes de toxicidade, neurociência e desenvolvimento de drogas.
 
Sobre esses novos testes alternativos que não utilizam animais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I– HET-CAM.
II– BCOP.
III– MTT.
 
( ) Teste para avaliar atividade metabólica mitocondrial.
 
( ) Teste para avaliação da irritação ocular que utiliza ovos de galinha galados.
 
( ) Teste para avaliação da irritação ocular que utiliza olhos de boi.
 
FONTE: http://bioemfoco.com.br/noticia/alternativas-uso-animais-pesquisa/.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A III – I – II. 
Da mesma forma que acontece com os alimentos e líquidos, que ao serem ingeridos são eliminados pelo corpo, também uma parte é absorvida e outra parte eliminada. Existe um padrão de eliminação de medicamentos pelo organismo. Algumas substâncias são eliminadas mais rapidamente que outras e essa rapidez de eliminação depende da meia-vida de cada substância.
 
Sobre o conceito de meia-vida plasmática, assinale a alternativa CORRETA: 
A A parcela de tempo em que metade do fármaco livre na circulação é excretada.

Mais conteúdos dessa disciplina

  • Relacionados
  • Inteligência Artificial
ed

Olá, eu sou o Ed!

A Inteligência Artificial do
Passei Direto

O Ed já respondeu sobre esse material