Buscar

Empreendedorismo e Inovação no Brasil

Prévia do material em texto

Quais os principais elementos da economia e fontes de inovação que mais influenciam o empreendedorismo no Brasil?
Conforme demonstra o Relatório Global Entrepreneurship Monitor (2019), nos últimos anos, no Brasil, empreender tem sido impulsionado mais por necessidade do que por vocação. Empreender e inovar são objetivos perseguidos tanto por grandes empresas já estabelecidas quanto para novos empreendimentos. Para empreender com sucesso, a utilização de ferramentas de gestão é um requisito. O domínio desse instrumental teórico faz diferença no mercado.
Objetivos
Nesta unidade, iremos:
· Considerar os conceitos de empreendedorismo para sua aplicação no desenvolvimento de negócios.
· Combinar os tipos de processo de inovação para o desenvolvimento de novos produtos e processos.
· Utilizar os conceitos de empreendedorismo e inovação nas organizações empresariais modernas.
1 - Conceito de empreendedorismo e suas origens e evolução
Os estudos sobre empreendedorismo começaram nos Estados Unidos da América. Inicialmente, pensava-se que o principal requisito para se empreender era a oferta de crédito. Porém, as primeiras pesquisas diagnosticaram que, embora necessário, o crédito não é suficiente — o conhecimento de gestão é fundamental.
No Brasil, além da pouca oferta de crédito, das baixas taxas de crescimento da economia e da consequente alta taxa de desemprego, o empreendedorismo cresceu por necessidade, tornando ainda mais urgente o conhecimento de seu ecossistema, visando a redução das taxas de fracasso dos negócios.
Empreendedorismo no Brasil
Segundo a reportagem Pandemia faz Brasil ter recorde de novos empreendedores, de Pedro Rafael Vilela, publicado no site da Agência Brasil em 5 de outubro de 2020, o empreendedorismo tem crescido de forma consistente no Brasil, particularmente no ano de 2020, como alternativa de busca de renda durante a pandemia de Covid-19 e seus impactos na economia global e nacional.
O Relatório Global Entrepreneurship Monitor – GEM (BRASIL, 2019) apresenta os resultados de uma pesquisa realizada diretamente com empreendedores brasileiros entre 2002 e 2019. O GEM começou em 1999 como um projeto conjunto entre a Babson College (EUA) e a London Business School (Reino Unido).
O consórcio tornou-se a fonte mais rica em informações sobre empreendedorismo. Em 2019, o Brasil completou seu 20º ciclo de participação neste que é um dos mais significativos projetos mundiais de pesquisa socioeconômica. A pesquisa qualifica os diferentes tipos de empreendedores, taxas de mortalidade, motivação para empreender, ambiente empreendedor brasileiro, entre outros.
A leitura permite que o perfil do empreendedor brasileiro seja conhecido e introduz a questão dos riscos de atividades inovadoras nos empreendimentos, inerentes à operação empreendedora.
Identifique os conceitos de empreendedorismo para sua aplicação no desenvolvimento de negócios no Brasil.
Acesse o site do Instituto Brasileiro de Produtividade e Qualidade e leia o Relatório Global Entrepreneurship Monitor.
Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso
A busca pelo reconhecimento de características que diferenciam os empreendedores de sucesso dos demais tem sido estudada para que potenciais empreendedores e investidores identifiquem se possuem características que auxiliam no desenvolvimento de soluções para o mercado.
Em seu livro Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso, da página 03 até a página 12 e na página 105, o autor José Dornelas – professor e especialista em empreendedorismo e plano de negócios – compila uma série de resultados de estudos sobre o perfil dos empreendedores em diversos países. Há muita semelhança nos resultados de vários estudos e algumas características empreendedoras são mencionadas na maioria deles, como é o caso, por exemplo, de “busca de realização” e “assumir riscos”, atualmente consideradas características intrínsecas aos empreendedores.
A provocação de Willian Gartner em seu artigo Quem é o empreendedor?, publicado em 1989, ainda permanece em evidência. Por mais que os pesquisadores continuem a definir novas características, não se chegou a uma resposta única sobre quem é o empreendedor.
Em sua leitura encontre as principais características presentes em empreendedores para que tenham maior probabilidade de sucesso no desenvolvimento de negócios.
Acesse a "Minha Biblioteca" e leia: DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015. p. 3–12 e 105. ISBN 978-85-216-2865-1.
Empreendedorismo e inovação: a evolução dos fatores que influenciam o empreendedorismo corporativo
O artigo Empreendedorismo e inovação tem por objetivo mostrar a evolução de fatores que influenciam o empreendedorismo corporativo por meio da análise de que interferem no processo de inovação e no empreendedorismo no Brasil. Para tanto, foi feita uma revisão de literatura sobre os fatores que influenciam o processo de inovação e o empreendedorismo corporativo. Com base em dados coletados pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), definiram-se os fatores que determinam os níveis nacionais de atividade empreendedora, determinaram-se variáveis ligadas a inovação, apresentaram-se as variáveis no período de 2001 a 2015 e por fim, relacionaram essas variáveis com os fatores de influência. Os principais resultados demonstram relações de fatores como percepção de oportunidades e capacidades e aspirações de crescimento e inovação, capacidade percebida e liderança. Apresentam, ainda, a relação de alguns fatores que influenciam o desenvolvimento de negócio e o processo de inovação no Brasil.
Marque no artigo os fatores que influenciam o empreendedorismo corporativo, que contribuem para que o empreendedor colaborador (funcionário) atinja suas aspirações dentro das empresas.
Para ler o artigo, acesse: Empreendedorismo e inovação.
2 - Inovações de produto, processo e organização: disruptivas e incrementais
Para alcançar sucesso em um negócio é preciso ter um diferencial em relação aos concorrentes. Um dos caminhos disponíveis para que pequenas e médias empresas se diferenciem no mercado é a inovação.
As inovações podem ser:
· Pequenas modificações em produtos, como os carros que ajustam o retrovisor quando em marcha a ré.
· Disruptivas, como foi a criação de modelos totalmente novos como o introduzido pela Uber na mobilidade urbana.
Inovação e empreendedorismo
Empreender e inovar são processos interligados que estão presentes nas mais diversas atividades humanas, não só nos negócios como também, por exemplo, nos esportes e na vida pessoal.
O vídeo Inovação e empreendedorismo apresenta a inovação como ferramenta para que o empreendimento atinja seus objetivos financeiros e societários, mostrando exemplos de pessoas inovadoras que modificaram o processo de execução das tarefas e, com isso, destacaram-se em relação aos concorrentes. Adaptando características particulares e não tradicionais, Usain Bolt inovou a forma de correr, tornando-se o homem mais veloz do mundo. Ao fim, abordaremos a história do economista bengali Muhammad Yunus, ganhador do Nobel da Paz em 2006, considerado o pai do microcrédito e dos negócios sociais.
Reconheça em cada uma das histórias do vídeo características desses empreendedores de sucesso no desenvolvimento de seu processo inovativo.

Mais conteúdos dessa disciplina