Buscar

Aula de Folclore e Brincadeiras

Prévia do material em texto

Gramado 22 de agosto de 2022
Aula de artes
 Na proposta de hoje vamos trabalhar o folclore.
Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.
O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms, que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”). Assim, folclore ganha o significado literal de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.
No primeiro momento vou explicar aos alunos sobre. Após iremos assistir no auditório assistir a história de Taise Agostini explicando o que é o folclore. Na sequência vamos assistir algumas lendas descritas abaixo.
HISTÓRIA: NOSSO FOLCLORE de Taise Agostini. DIA DO FOLCLORE.
https://youtu.be/7hxQOXrwdds
No segundo momento vou reunir a turma para realizarmos brincadeiras folclóricas do pátio interno da escola.
Lenda do Saci Pererê- Turma do Folclore
https://youtu.be/um1WHr1ejow
Lenda do Curupira: Turma do Folclore
https://youtu.be/gKpiIzfNQA8
Lenda do Boitatá: Turma do Folclore
https://youtu.be/6gErX5pNLbU
Lenda do Lobisomem: Turma do Folclore
https://youtu.be/oHHhl07EdWk
No segundo momento vamos nos reunirmos no pátio interno para brincarmos de algumas brincadeiras folclóricas:
Cabra Cega: de onde vens/para onde vou? 
Talvez nós até tenhamos esquecido dessa, justamente porque são poucos os que brincam por aí. Mas quando se começa a brincadeira de Cabra-cega é animação na certa (até com adultos). O jogo já parte da história, desde a época da Idade Média, em que já era aplicada como forma de recreação. A brincadeira acontece quando uma pessoa tem olhos vendados com um tecido e sai a procura dos outros integrantes, no intuito de descobrir quem é. Todas a vezes que a “cabra cega” acertar o nome da pessoa tira a venda dos olhos, venda a pessoa encontrada, que se torna a "cabra cega", e recomeça toda a diversão.
Antes de começar o jogo, um participante deve ser designado como o “pegador” (“perseguidor”). O “pegador” fecha os olhos e conta até dez enquanto os outros jogadores se dispersam.
O Pega-pega também pode ser realizado como um jogo de eliminação, no qual cada participante que é apanhado sai da brincadeira e o “pegador” continua nesse papel durante todo o jogo. O último jogador, que não foi apanhado, é o vencedor e substitui o “pegador” no próximo jogo

Mais conteúdos dessa disciplina