Buscar

ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS N2

Prévia do material em texto

Geralmente, assumimos que um processo do sistema operacional é equivalente a um programa em execução. Dito isso, para um programa se comunicar com o outro, deve haver uma comunicação entre processos, que podem ser processos do mesmo sistema operacional ou processos de máquinas diferentes. Para ambos os casos, podemos utilizar a comunicação por sockets, onde um processo pode enviar mensagens para outro processo usando uma rede de comunicação. 
 
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. As portas na comunicação usando sockets são usadas para referenciar, juntamente com o IP, o processo que irá receber a mensagem.
PORQUE
II. Cada processo possui uma única porta que é designada no momento da sua criação. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
Sua resposta está incorreta.
Chave de resposta incorreta: a asserção I é uma proposição verdadeira pois para que uma mensagem enviada por um processo para outro usando sockets seja entregue corretamente ao destinatário, é usado o IP para localizar a máquina na rede e a porta para identificar o processo que irá receber a mensagem dentro da máquina de destino. A asserção II é uma proposição falsa, pois cada processo pode receber qualquer porta a qualquer momento, independentemente de quando foi criado. A única restrição é que cada número de porta só pode ser associado a um único processo. Além disso, a asserção II é uma justificativa incorreta da I, pois os processos podem assumir qualquer valor de porta, desde que não esteja em uso por outro processo, mesmo após sua criação.