Buscar

Primeira Guerra Mundial

Prévia do material em texto

C.E.E.M PRETEXTATO DA COSTA ALVARENGA 
ANEXO II – BOA VISTA DO CUÇARI 
ALUNOS: 
Adrielle, Elionei,
Fernando, Gabriel,
Larissa, Kateline,
Mateus, Oziene,
Siandra.
HISTÓRIA
DOCENTE: WERLANIS PINHEIRO
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
 (1914-1918)
Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
Foi um conflito de ordem global entre os países da Tríplice Aliança e a Tríplice Entente. O segundo grupo saiu vencedor.
A Tríplice Aliança foi formada pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, e a Tríplice Entente, por França, Inglaterra e Rússia.
Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
A guerra durou quatro anos: começou em 28 de julho de 1914 e terminou em 11 de novembro de 1918, com a vitória da Tríplice Entente.
UMA POTENCIA EMERGENTE
No inicio do século XX, Alemanha, unificada desde 1871, era uma potencia industrial e militar em franco crescimento, que alarmava as demais potencias, principalmente a França e Inglaterra.
Enquanto a Alemanha crescia economicamente, a Grã-Bretanha administrava seu imenso império colonial, onde “o sol nunca se punha”.
A LUTA POR UM IMPERIO COLONIAL
Na questão imperialista, o enfoque pode ser dado ao temor que a ascensão da Alemanha gerou em nações como Rússia, França e Inglaterra. Os alemães haviam passado pelo processo de unificação na segunda metade do século XIX e, após isso, lançaram-se à busca de colônias para seu país. Isso prontamente chamou a atenção da França, por exemplo, que via seus interesses serem prejudicados com o fortalecimento alemão, por disputas por colônias na África e na Ásia. 
A LUTA POR UM IMPERIO COLONIAL
O avanço alemão também aproximou ingleses e russo, que disputavam a hegemonia na Ásia. Em 1907, Inglaterra, França e Rússia, opondo-se a Tríplice aliança , uniram-se naquela que ficou conhecida com tríplice entente. 
Tríplice Entente: formada por Rússia, Grã-Bretanha e França.
Tríplice Aliança: formada por Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Itália
A SOLUÇÃO PELAS ARMAS
Em junho de 1914, a tensão política chegava ao auge. A Sérvia, em campanha pela união dos povos eslavos dos balcãs, pretendia anexar a Bósnia, em poder da Áustria-Hungria. Como repostas o governo austro-húngaro realizou manobras militares na fronteira entre Bósnia e Sérvia, e enviou o herdeiro do trono, o arquiduque Franscisco Ferdinando e usa mulher Sofia, a uma visita a capital da Bósnia.
A sociedade secreta pro servia Mão Negra, apoiada por militares sérvio, assinou o casal imperial no dia de sua chegada a Sarajevo.
O ATENTADO DE SARAJEVO
O grupo, que compreendia jovens entre 17 e 20 anos, se espalhou por vários pontos da capital Bósnia por onde se tinha relativa certeza de que a comitiva do arquiduque passaria, ali se escondendo e preparando para assassiná-lo na primeira oportunidade.
Quando os carros da comitiva passaram, um dos membros do grupo atirou uma bomba sobre o carro de Ferdinand, que bateu na capota fechada do veículo e caiu logo atrás, explodindo o carro que vinha logo em seguida, ferindo 20 pessoas.
Horas após a falha na primeira tentativa, o arquiduque foi surpreendido por Gravilo Princip, que se aproximou do carro onde Franz e a esposa estavam, deu dois tiros a curta distância, ferindo ambos mortalmente. Ainda que se tenha tentado prestar socorro ao casal, ambos faleceram.
AS DECLARAÇÕES DE GUERRA
Como não houve saída diplomática para a Crise de Julho, a consequência final foram declarações de guerra acontecendo em cadeia. Em 29 de julho, a Áustria declarou guerra à Sérvia; no dia 30, russos (em defesa da Sérvia), alemães e austríacos mobilizaram seus exércitos. Em 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia e, no dia 3, à França. No dia 4, o Reino Unido declarou guerra à Alemanha. Era o começo da Primeira Guerra Mundial.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E ANTIGO REGIME 
Segundo o Historiador Estadunidense Arno J. Mayer defende a tese que a Primeira Guerra Mundial foi a última resistência dos representantes do Antigo Regime, principalmente os aristocratas latifundiários, que tentavam impedir a burguesia capitalista, industrial e urbana, de tomar controle das sociedades e dos Estados Europeus.
X
A GUERRA DE MOVIMENTO
A primeira fase da guerra ficou conhecida como guerra de movimento, devido à agilidade do ataque alemão. Após invadir a Bélgica, em setembro de 1914, os alemães estavam a 70km de Paris. 
O CRESCIMENTO DA ENTENTE E DA TRÍPLICE ALIANÇA
Cobiçando as colônias alemãs da Oceania, o Japão aliou-se à Entente, em agosto de 1914. Por sua vez, o Império Otomano ambicionava limitar a influência russa no Oriente, recuperando o papel de potência. Em Outubro de 1914, o governo aderiu a Tríplice Aliança, fortalecendo a frente oriental contra a Rússia. 
OS DESGASTES DAS TRINCHEIRAS
Guerra de Trincheiras, um tipo de guerra terrestre, é o nome dado à segunda fase da Primeira Guerra Mundial, na qual essa estratégia foi amplamente utilizada. Essa fase ocorreu entre 1915 e 1918 e foi resultado da evolução tecnológica.
OS DESGASTES DAS TRINCHEIRAS
As trincheiras eram longas escavações feitas no chão que serviam de abrigo para as tropas e possuíam proteções feitas com obstáculos, como arame farpado e minas terrestres. A proteção também era reforçada com paredes feitas de sacos de areia tanto à frente quanto atrás das trincheiras. 
Em 1918, após a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha pôde concentrar o seu exército na Frente Ocidental. Em resposta, a Inglaterra, com o apoio da Tríplice Entente, intensificou as investidas nas áreas ocupadas pela Alemanha, recomeçando a Guerra de Movimento, marcando o fim da Guerra de Trincheiras.
FORÇAS EM IMPASSE
Para conter a ofensiva alemã, a Rússia perdeu – entre mortos, feridos e prisioneiros – cerca de 1 milhão e 700 mil soldados.4
Em 1916, os franceses resistiram e conseguiram conter de 300 mil homens, entre os meses de fevereiro e junho deste ano. As perdas alemãs na Batalha de Verdun foram expressivas, fazendo os soldados desertarem.
Após dois anos de guerra, o cansaço e desgastes da tropas eram visíveis, e alguns grupo sociais pediam o fim da guerra.
image1.png
image2.png
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.png
image7.png
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.jpeg
image14.jpeg
image15.png
image16.png
image17.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina