Buscar

Fundamentos da Automação Industrial (1)

Prévia do material em texto

O projeto de sistemas que utilizam a tecnologia RFID demanda do engenheiro a capacidade de visualizar de forma ampla o problema, mantendo atenção aos pequenos detalhes. A escolha da frequência
​​​​​​​de operação mais adequada à aplicação (LF, UHF ou micro-ondas), juntamente com a determinação do compromisso entre distância de leitura e custo (etiquetas passivas ou ativas), pode se tornar um grande desafio. Tudo isso, aliado à usual complexidade do layout de parques industriais, exige do projetista a capacidade de analisar cuidadosamente as opções de layout que viabilizam o projeto, sem descuidar das restrições técnicas inerentes ao sistema RFID.
​​​​​Acompanhe o caso a seguir:
​​​​Diante disso:
Apresente uma solução utilizando etiquetas RFID que permita o controle da operação de carregamento dos caminhões. Indique na planta baixa pontos em que as antenas de leitura e demais equipamentos do sistema devem ser alocados. Apresente também uma proposta de arquitetura básica, contendo os componentes que você escolheu.
Uma solução utilizando etiquetas RFID para o controle da operação de carregamento dos caminhões pode ser implementada da seguinte forma:
1. Etiquetas RFID: Colocar etiquetas RFID em cada caminhão e também nas mercadorias a serem carregadas.
2. Antenas de leitura: Instalar antenas de leitura nas áreas de carregamento, como próximo aos portões de entrada/saída e nas docas de carga.
3. Leitores RFID: Conectar os leitores RFID às antenas de leitura para capturar os dados das etiquetas.
4. Sistema de gerenciamento: Implementar um sistema de gerenciamento centralizado que receba os dados dos leitores RFID e controle a operação de carregamento, registrando as informações sobre os caminhões e mercadorias.
5. Painéis informativos: Instalar painéis informativos que exibam as informações dos caminhões e mercadorias em tempo real, permitindo o monitoramento da operação.
Na planta baixa, sugere-se a alocação das antenas de leitura nas áreas estratégicas, como próximas aos portões de entrada/saída e nas docas de carga. É importante considerar a cobertura adequada dessas áreas para garantir a leitura eficiente das etiquetas RFID.
image0.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina