Buscar

Nocicepção e Dor: Neurociências

Prévia do material em texto

CONTEÚDO GERADOR: Nocicepção e Dor
UNIDADE CURRICULAR: Neurociências e Comportamento 
PERÍODO: 2022.1 
CURSO: Medicina (5º semestre)
CASO CLÍNICO
Mauro Roberto, sexo masculino, 49 anos, trabalha como mestre de obras, em Salvador, Bahia.  Foi atendido na unidade de saúde e relatou à médica que exerce o ofício desde os 16 anos. Há 3 anos conta que começou a sentir uma dor “no pé das costas”, antes das nádegas, como se fosse uma “xunxada” de uma faca. O paciente refere que a dor é forte, e às vezes “ela desce para a parte de trás da coxa direita que fica dormente...”. A dor piora pela manhã e irradia do glúteo, pela região posterior da coxa, até o joelho. Também relata apresentar dor nos calcanhares há 3 anos. O paciente refere que sente também “agulhadas e formigamento” que segue o trajeto da coxa posterior direita. Há 1 ano, começou a notar que a perna direita vem ficando mais fraca e começou a mancar um pouco para andar há 2 meses, por isto procurou o médico. O Sr. Mauro relata que engordou muito em 10 anos (uns 35 Kg), porque, adora mocotó e rabada, dietas frequentes em sua rotina. Na história familiar, há um tio com reumatismo na coluna. Ao realizar exame físico, são constatados perda da mobilidade da coluna na flexão, na extensão e na lateralização, aumento da cifose dorsal, protrusão anterior da região cervical, diminuição da expansão da caixa torácica. A médica pensa em realizar exames complementares...
QUESTÕES NORTEADORAS
1. O são nociceptores?
2. Que classe de axônios transmitem informações nociceptivas?
3. Cite as principais classes de nociceptores e os estímulos necessários para ativação desses sensores.
4. Por que, a percepção de uma dor lenta é mais tardia que a percepção de uma dor rápida?
5. Sinais neuronais periféricos interpretados como dor rápida (aguda) de início imediato após estímulo e com localização precisa seguem por que via?
6. Sinais neuronais interpretados como dores lentas (não agudas) e imprecisas seguem por que via?
7. Paciente acusa sentir dor no membro inferior esquerdo. Onde ocorrem as sinapses que transmitem informações discriminativas de dor do membro inferior esquerdo?
8. Defina dor referida.
9. Qual a diferença entre dor crônica nociceptiva e dor crônica neuropática?
10. O que é dor do membro fantasma?
11. Cite exemplos de dores crônicas neuropáticas.
12. Cite exemplos de dores crônicas nociceptivas.
13. Defina analgesia. 
14. O que são endorfinas?
15. O que é a matriz da dor? Como essa estrutura promove analgesia intrínseca?
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina