Buscar

Prévia do material em texto

Saiba Mais
A diversidade nos enriquece, e a inclusão nos fortalece! 
A inclusão ajuda muito na socialização dos adultos e das crianças, pois todos convivem com a diversidade e aprendem que precisam respeitar as diferenças e particularidades de cada um. Isso é muito importante para que se tornem cidadãos coerentes e determinados a melhorar a realidade brasileira.
Solange Minatel Ianotti
Curso – Artes Visuais 
Santa Cruz das Palmeiras – SP
Escola Estadual Dr. Carlos Guimarães
A diversidade nos enriquece, e a inclusão nos fortalece! 
“A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades” (Paulo Freire)”
Todos os dias nos deparamos com escadas, pisos, calçadas e elevadores inadequados, além de portas estreitas, principalmente em construções antigas e de apertadas vagas no estacionamento. Aparentemente, trata-se de um cenário considerado como normal em uma cidade grande. No entanto, esse mesmo cenário exclui pessoas que precisam se locomoverem.	Promover a acessibilidade significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público.					
Acessibilidade é a adaptação de espaços físicos, adequação de linguagem, adoção de tecnologias e inclusão no mercado de trabalho são alguns exemplos de atitudes que devem ser empregadas. Todas elas dizem respeito a questão da acessibilidade, que tem como intuito possibilitar às pessoas com deficiência viver de forma independente e participar plenamente da vida social. 						
É dever de todos buscar por um mundo mais justo no qual essas pessoas sejam incluídas sem nenhum demérito ou preconceito por sua condição.
Experimento Social: Mobilidade
Participei de uma experiência na escola em que trabalho, onde eu fechava meus olhos e me imaginava com deficiência visual. Foi uma experiência única, onde pude vivenciar todas as dificuldades de locomoção, barreiras, desafios que eu iria enfrentar e superar. Atividades do dia a dia, comum para muitas pessoas, era algo que eu precisava de ajuda a todo momento, pessoas para me auxiliar nas atividades.
Leia Mais
As principais dificuldades que encontrei ao caminhar com os olhos vendados foram a acessibilidade, muitos obstáculos, muitas vezes com riscos de me machucar.	
Destacou-se a empatia de alguns estudantes dispostos a ajudar.
Essa experiência me fez refletir sobre a empatia, um olhar diferenciado que devemos ter diante das necessidades do outro.
Eu acredito que essa experiência pode ser útil para sensibilizar outras pessoas sobre a importância da acessibilidade, pois quando se está no lugar do outro, quando vivencia o que o outro vive, percebemos a importância de uma melhor qualidade de vida.
Em uma de minhas salas, onde eu leciono, me deparei com um aluno com deficiência auditiva. E no momento ele não tem uma professora auxiliar para acompanha-lo. Então vejo nesse momento como é difícil a comunicação com esse estudante, explicar o conteúdo ou até mesmo quando ele pede para sair. 
Pensando em nosso cotidiano dentro da escola, comecei a fazer aulas de libras para entender o que ele fala, ou que ele quer expressar. 
Ainda estou no início do curso mas já vejo avanços em nossa comunicação. 
Experimento Social: Comunicação
“Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar!”
Leia Mais sobre Acessibilidade
Hoje tenho certeza do quanto é importante ter o domínio da linguagem de sinais, o mínimo ao menos, para poder ouvir o outro que necessita falar conosco. 
A comunicação não verbal pode complementar, reforçar, substituir ou alterar os sentidos das palavras, por isso, é necessário utilizá-la com muito discernimento para evitar que a mensagem seja mal interpretada pelo receptor.
Como já citado no slide anterior, a dificuldade é imensa para quem não tem preparação, mas com força de vontade, conseguimos chegar ao nosso objetivo, que é entender o que o estudante quer dizer.
As pessoas ao meu lado, nem todas tem a ideia da importância dessa comunicação. Algumas ignoram pelo simples fato de não precisar ter essa comunicação, outras se emocionam e tem vontade de entrar na conversa mas não faz por não ter conhecimento.
A comunicação é um processo de interação no qual se compartilha mensagens, ideias, emoções e sentimentos
Inclusão
“A INCLUSÃO NÃO É APENAS CONVIDAR ALGUÉM PARA A FESTA, MAS TAMBÉM DANÇAR COM ELES”
A inclusão é baseada no princípio de que todos os indivíduos têm o direito fundamental de serem reconhecidos como membros iguais da comunidade e de participarem ativamente em todas as esferas da vida, seja na educação, no trabalho, na cultura, na política, na tecnologia, entre outros.		A inclusão tem vários tipos para abranger diferentes áreas e contextos da sociedade, garantindo que todas as pessoas, independente de suas características e necessidades, sejam plenamente integradas e tenham acesso igualitário a oportunidades e recursos.							Esses tipos incluem a inclusão social, educacional, no mercado de trabalho, digital, financeira, cultural e política, abordando diversas dimensões da vida em sociedade e promovendo uma convivência respeitosa e igualitária. 
.
Leia Mais sobre Inclusão
Inclusão & Acessibilidade
Uma vez dentro de um supermercado, vi uma senhora com deficiência visual, para mim, que já convivo com alunos assim foi fácil identificar, mas as pessoas que ali estavam, não tendo experiência com pessoas assim, ficavam olhando a senhora se esbarrando nos carrinhos e olhavam de forma estranha ou até riam da situação. Então resolvi ajuda-la indicando caminhos para chegar até onde queria. É o mínimo que alguém poderia fazer, “AJUDAR”. 
Em um mundo que ainda enfrenta muitos desafios em relação à inclusão de pessoas com deficiência, a quebra de barreiras para aqueles com deficiência, seja ela qual for, merece destaque. Seja no acesso à educação, emprego, entretenimento ou transporte, existem esforços significativos para garantir oportunidades iguais e tratamento digno.
No emprego, empresas reconhecem o valor de incluir pessoas com deficiência intelectual em suas equipes, desenvolvendo programas de treinamento e apoio para garantir seu sucesso.
No entretenimento, locais implementam medidas para tornar espaços acessíveis e acolhedores para pessoas com deficiência.
image1.png
image2.png
image3.jpg
image4.jpg
image5.jpg
image6.png
image7.jpg