Buscar

Teste de Tinetti: Avaliação de Equilíbrio e Marcha

Prévia do material em texto

TESTE DE TINETTI
Rejane Soares
Michele Ribeiro
Cecilia F Souza
Susanne Alves
Juliana Florindo 
Rita Chagas
   O teste de Tinetti que também é conhecido como escala de equilíbrio e marcha de Tinetti, é um teste clínico comum para avaliar as habilidades de equilíbrio estático e dinâmico de uma pessoa, ou seja , estando ela parada ou em marcha, sendo ela mais utilizadas em pessoas idosas e que é fundamental para processo de autonomia e independência desses pacientes.
O Teste de Tinetti (TT), ou Performance Oriented Mobility Assessment (POMA), Seu nome é uma homenagem a uma das inventoras, Mary Tinetti. O teste é dividido em duas seções curtas que contêm uma examinando as habilidades de equilíbrio estático em uma cadeira e depois em pé, e a outra marcha.As duas seções às vezes são usadas como testes separados.
6/8/2024
 
2
Essa escala é dividida em 2 partes a primeira parte avaliamos o equilíbrio e a segunda parte avaliamos a marcha do paciente. Para cada item observado, atribuímos uma pontuação que pode variar de 0 a 2 pontos,  no final somamos o teste todo.
Score: 
0 a 19 pontos indica que o paciente tem alto risco 
19 a 24 pontos:  moderado risco de queda
24 a 28 pontos baixo risco de queda
6/8/2024
 
3
Como realizar o teste ?
Avaliação do Idoso teste de equilíbrio e marcha Tinetti (youtube.com)
   Neste vídeo estará sendo apresentado a forma mais adequada de ser realizado o teste.
Avaliação da Marcha (Tinetti) 
Instruções: sujeito de pé com o examinador, caminha num corredor ou na sala, primeiro no seu ritmo usual, depois rápido, porém num ritmo seguro (com os dispositivos de auxílio a marcha usuais) 
Avaliação da equilíbrio (Tinetti)
Instruções: O examinador irá posicionar o paciente em uma cadeira e observa-lo: Equilíbrio sentado, levantar, Tentativas de levantar, Assim que levanta (primeiros 5 segundos) ,equilibrio em pé ,Teste dos três tempos * (pés juntos),Olhos fechados (pés juntos) ,8- Girando 360º, sentando Examinador empurra levemente o esterno do paciente, que deve ficar de pés juntos .
6/8/2024
 
4
Conclusão: 
 O teste foi desenvolvido para classifica os aspectos da marcha como a velocidade, a distância do passo, a simetria e o equilíbrio em pé, o girar e também as mudanças com os olhos fechados, sendo assim seu objetivo é avaliar o medo de cair e  o estado de equilíbrio do indivíduo ,  obtendo preocupação e desequilíbrio pode levar o paciente a evitar a realização de atividade que uma pessoa idosa permanece capaz de realizar (Tinetti el alii,1990).
6/8/2024
 
5
Bibliografia 
T_Diogofernandes.pdf (ufp.pt)
6/8/2024
 
6
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg