Buscar

_fichamento - 2021 SAISUBRAMANIAN; ROBERTS; ZILBERSTEIN Understanding User Attitudes Towards Negative Side Effects of AI Systems

Prévia do material em texto

SAISUBRAMANIAN, Sandhya; ROBERTS, Shannon C.; ZILBERSTEIN, Shlomo. Understanding User Attitudes Towards Negative Side Effects of AI Systems. Association for Computing Machinery. 8 maio 2021 .DOI: https://doi.org/10.1145/3411763.3451654.
Em um estudo realizado por Saisubramanian et. al (2021, p 1), foram aleatoriamente selecionados 183 participantes, com mais de 30 anos, no site Amazon mechanical turk, para responder um questionário sobre o nível de tolerância a efeitos indesejados do uso de aspiradores de pó autônomos e veículos autônomos (VAs). 
Os resultados indicaram que os participantes estão dispostos a tolerar efeitos indesejados brandos e moderados, que não tenham risco de segurança, mas preferem minimizar tais efeitos o máximo possível. Ademais, os participantes se dispõem a ajudar o sistema a mitigar efeitos negativos provendo feedback e reconfigurando o ambiente.
Por fim, o estudo de Saisubramanian et. al (2021, p 9) demonstrou que a ocorrência de efeitos indesejados, especialmente se o sistema não se aprimorar com o tempo, afeta a confiança do usuário. Também ficou demonstrado uma variação na preferência relativas a efeitos indesejados, tornando relevante a possibilidade do uso de sistemas com designs customizáveis para maior satisfação do consumidor.
Conclusão
Para o uso de VAs e aspiradores de pó autônomos, efeitos indesejados brandos e moderados, que não tenham risco de segurança são tidos como toleráveis. Porém, há uma expectativa de que tais sistemas não se aprimorem com o tempo, estando os indivíduos dispostos a contribuir com feedback.

Mais conteúdos dessa disciplina