Buscar

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Na administração de pessoal de uma empresa é imprescindível que se conheça:
	
	
	
	Os clientes externos da empresa.
	
	
	As atribuições de cada cargo.
	
	
	Os direitos e deveres do empregado e do empregador.
	
	
	O mapa de risco.
	
	
	Os planos de contas contábeis.
	
Explicação:
Neste caso, se faz necessário que se conheçam os direitos e deveres, tanto doscolaboradores, quanto da própria organização, 
de modo a evitar futuros conflitos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A evolução histórica da administração de recursos humanos em nosso país foi descrita por Gil (2004) e dividida em diversos períodos. Os anos 50 ficaram marcados pelo crescimento da indústria siderúrgica, petrolífera, química, farmacêutica, e a implantação da indústria automobilística e a maioria da classe operária era composta de empregados das grandes indústrias, nesse período observou-se uma expansão que permitiu a maior qualificação dos empregados. Que atividades ou como se caracteriza o RH nesse período?
	
	
	
	A área de RH passou a ter uma atuação estratégica com o intuito de agregar valor ao negócio, e os trabalhadores passaram a ser considerados um diferencial competitivo.
	
	
	Destaca-se no período a "constituição cidadã" com a implantação da jornada de 40 horas e o acréscimo de 1/3 sobre o valor das férias.
	
	
	Nesse período é criado a seção de pessoal, que é dirigida pelo chefe de pessoal, o responsável pela administração de pessoas com a atribuião de cuidar das rotinas trabalhistas, atividades que tinham um caráter disciplinador, legal, punitivo, paternalista e burocrático.
	
	
	Nessa época surge a necessidade de um profissional que além das atividades desempenhadas na seção de pessoal, fosse capaz de gerenciar os problemas de pessoal ocorridos a partir da expansão industrial e suas novas exigências.
	
	
	Nessa época o Brasil sofreu o choque do petróleo e começaram os problemas econômicos, observou-se o enfraquecimento das lideranças sindicais e a redução das greves, entretanto o administrador de empresas passa a ser valorizado como profissional de RH.
	
Explicação:
Conforme a web aula 1, a evolução histórica da ARH no Brasil apresenta como característica para esse período abordado na questão o seguinte registro: A expansão das indústrias contribuiu para a criação de novas oportunidades de emprego, elevou a qualificação dos empregados e, consequentemente, a aspiração e a conscientização dos trabalhadores. Em decorrência disso, surge a necessidade de um profissional que, além das atividades desempenhadas na seção de Pessoal, fosse capaz de gerenciar os problemas de pessoal. Dada a dificuldade de encontrar um profissional que atendesse às novas exigências, as organizações aproveitaram o antigo chefe de pessoal. 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Qual alternativa abaixo apresenta uma construção importante  que ocorreu nas décadas de 1930 e 1950?
	
	
	
	Entre as décadas de 1930 e 1950, vários direitos foram conquistados pelos trabalhadores em função da atuação efetiva dos sindicatos, sendo criadas leis e normas jurídicas para balizar a relação capital/trabalho.
	
	
	Entre as décadas de 1930 e 1950, vários direitos foram negados para os trabalhadores em função da atuação efetiva dos empresários, sendo criadas leis e normas jurídicas para efetivar a construção do capitalismo.
	
	
	Entre as décadas de 1930 e 1950, vários direitos foram negados pelos empresários em função da atuação protetiva ao mercado que estava em queda em busca de balizar a relação capital/trabalho, para não gerar maior taxa de desemprego.
	
	
	Entre as décadas de 1930 e 1950, vários direitos foram conquistados em função da atuação efetiva de alguns sindicatos, sendo criadas leis e normas  para balizar a relação entre o capital e os lucros.
	
	
	Entre as décadas de 1930 e 1950, vários  trabalhadores foram mortos em função da atuação efetiva dos sindicatos, sendo criadas leis e normas jurídicas para punir os culpados.
	
Explicação:
Entre as décadas de 1930 e 1950, vários direitos foram conquistados pelos trabalhadores em função da atuação efetiva dos sindicatos, sendo criadas leis e normas jurídicas para balizar a relação capital/trabalho (MAXIMIANO, 2006).P. 14 do livro.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A ARH é um conjunto de princípios estratégicos e técnicos que contribui para atrair, manter, motivar, treinar e desenvolver o patrimônio humano de qualquer organização. Assinale a alternativa que NÃO faz parte das atividades da área de RH:
	
	
	
	Recrutamento.
	
	
	Controle.
	
	
	Financeiro.
	
	
	Desenvolvimento.
	
	
	Treinamento.
	
Explicação:
As atividades financeiras fazem parte de uma área específica da organização (finanças) e não da área de RH que encontra-se responsável pela gestão de pessoas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A evolução histórica da administração de recursos humanos em nosso país foi descrita por Gil (2004) e dividida em diversos períodos. Os anos 80 ficaram marcados pela recessão, pelos altos índices inflacionários e pelo desemprego; as organizações voltaram-se para a redução de despesas e houve um enxugamento de pessoal nas empresas com os processos de reengenharia, dowsizing, qualidade total, just in time e restruturação tornando-se populares. Que atividades ou como se caracteriza o RH nesse período?
	
	
	
	As atividades estavam restritas aos cálculos de retribuição que os trabalhadores faziam jus em decorrência do trabalho prestado.
	
	
	Nesse período a área de RH sofreu consequências dos novos modelos de gestão, afetando a área de treinamento e desenvolvimento, embora a "constituição cidadã" tenha definido a implantação da jornada de trabalho de 40 horas e o acréscimo de 1/3 sobre o valor das férias.
	
	
	Nessa época surge a necessidade de um profissional que além das atividades desempenhadas na seção de pessoal, fosse capaz de gerenciar os problemas de pessoal ocorridos a partir da expansão industrial e suas novas exigências.
	
	
	Nesse período é criada a seção de pessoal, que é dirigida pelo chefe de pessoal, o responsável pela administração de pessoas, com a atribuição de cuidar das rotinas trabalhistas, atividades que tinham um caráter disciplinador, legal, punitivo, paternalista e burocrático.
	
	
	A área de RH passou a ter uma atuação estratégica, com o intuito de agregar valor ao negócio, e os trabalhadores passaram a ser considerados um diferencial competitivo.
	
Explicação:
Conforme a web aula 1, na evolução histórica da ARH no Brasil, apresenta como registro para esse período abordado na questão a seguinte informação: Na década de 80, os processos de reengenharia, downsizing, qualidade total, just in time e de  reestruturação se tornaram populares e a área de RH sofreu consequências com a introdução dos novos modelos de gestão e teve alguns de seus setores desativados. As áreas de treinamento e desenvolvimento foram as mais afetadas. Destacamos como ganhos neste período a Constituição de 1988 (¿Constituição Cidadã¿, assim chamada por ter sido promulgada após 20 anos de ditadura militar), a implantação da jornada de 40 horas e o acréscimo de 1/3 sobre o valor das férias.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional,porque envolve algumas dificuldades. Em decorrência dessa constatação:
	
	
	
	É preciso que os conhecimentos relativos à ARH fiquem concentrados junto ao pessoal que trabalha diretamente nesse setor;
	
	
	Uma organização, pública ou privada, deve terceirizar as atribuições e responsabilidades relativas à ARH para uma empresa especializada, se quiser obter o melhor deste setor, que é estratégico para qualquer organização.
	
	
	O setor de ARH de uma empresa compõe-se de pessoas dos demais setores da empresa, em regime de revezamento;
	
	
	Outros profissionais, que não são da área de Administração, também necessitam conhecer a ARH;
	
	
	Outros profissionais, que não são da área de Administração, não devem interferir no trabalho do pessoal da ARH;
	
Explicação:
Cada vez mais, perecebe-se que as atividades de RH estão descentralizadas, ou seja, é uma gestão de responsablidade do gestor (lider) de cada área que deve fazer a plena gestão de pessoas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No Departamento pessoal  (DP) de uma empresa é imprescindível que se conheça:
	
	
	
	Os clientes externos da empresa.
	
	
	Os direitos e deveres do empregado e do empregador.
	
	
	O mapa de risco.
	
	
	Os fornecedores.
	
	
	Os planos de contas contábeis.
	
Explicação:
O Departamento Pessoal é um setor da empresa, que realiza tarefas e atividades específicas, na qual cuidam dos assuntos referentes aos funcionários, desde a sua contratação, pagamento de salários, transportes, férias, licença médica, 13º salário, organização de horários e outros. Por isso, ter o domínio de direitos de deveres de cada uma das partes é essencial.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A empresa Faz TUDO, tradicional empresa do ramo Industrial, contratou uma nova gestora visando transformar a área de recursos humanos (ARH). O antigo ocupante do cargo considerava, equivocadamente, que a ARH deveria, ainda no século XXI, manter-se vinculada somente às atividades consideradas burocráticas e operacionais, como por exemplo:
	
	
	
	b) promover o desenvolvimento de competências essenciais.
	
	
	d) descentralizar operações e centralizar controles de desempenho.
	
	
	e) realizar processamento da folha de pagamento e controle de ponto.
	
	
	a) focalizar a gestão de pessoal no negócio da empresa.
	
	
	c) reestruturar o departamento para torná-lo mais ágil e flexível.
	
Explicação:
Entendendo o desafio da ARH no contexto atual, torna-se importante que a ARH possa contribuir, cada vez mais, para os resultados da organização. Para isso, deve contribuir para as definições estratégicas e apoiar o desenvolvimento das lideranças para que possam atuar como gestores de RH. Além disso, deve focalizar no desenvolvimento contínuo de seus colaboradores e fomentar um ambiente colaborativo e integrado.
Cuidar somente das atividades operacionais e burocráticas como folha de pagamento e controle de ponto, restringe a atuação do RH que deve ter uma atuação mais abrangente para apoiar a construção dos resultados esperados. Essas atividades fazem parte da operacionalização do RH, mas não restringem os desafios que o RH deve ter, numa atuação mais ampla.