Buscar

Exercicio 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4.2 – Estudo de Caso “Automação de Vendas na Empresa Sua Casa”. 
A empresa “Sua Casa” foi criada na região nordeste do Brasil em 2005 por João Abreu, que é um empreendedor, que começou a sua vida profissional trabalhando como vendedor em uma loja de material de construção no interior do seu estado. João Abreu não teve a chance estudar, mas reconhece a importância do estudo como um fator de crescimento profissional, e importante no ambiente de negócios.
Aos 80 anos de idade João Abreu agora deseja descansar. Ele reuniu os 2 filhos e passou a eles o comando da rede varejista de material de construção “Sua Casa”. Pedro, o primeiro filho, é formado em administração de empresas e está responsável pela administração direta pela operação de negócios da empresa. Tomás, o segundo filho, é formado em Sistemas de Informação é esta responsável pela área de TI da empresa.
Aproveitando o bom momento da área de construção civil decidiram abrir o capital da empresa para poder obter dinheiro para investir em abertura de novas lojas aumentando a sua presença de mercado e o seu faturamento e rentabilidade.
Um dos elementos chave na abertura das novas lojas são os novos TPV (Terminal de Ponto de Venda), os quais irão operar sem a tradicional figura do operador de caixa, que passa os produtos na leitora de código de barras (requisito funcional), e faz o fechamento da compra do cliente (requisito não funcional). 
O TPV é um sistema computadorizado usado para registrar vendas e cuidar de pagamentos.  Tipicamente usado em vendas a varejo. Inclui componentes de software e de hardware, tais como um computador e um leitor de código de barras.
Os novos TPV permitirão ao cliente fazer a leitura dos preços nas leitoras de código de barras (requisito funcional), e pagar com o próprio cartão de débito ou de crédito (requisito funcional). Com isso, a empresa “Sua Casa” pretende automatizar o processo de compras para permitir serviços e processos comerciais mais rápidos, melhores e mais baratos. Tipicamente, isso inclui: 
· Check out (passagem pelo caixa) mais rápido para o cliente. (requisito funcional)
· Análise rápida e precisa do crédito. (requisito funcional)
· Controle automático do estoque. (requisito não funcional)
Com isto, a empresa “Sua Casa” pretende o reduzir o tempo de atendimento e as filas nos caixas, e reduzir os custos fixos relacionados ao pagamento dos salários dos operadores de caixa na operação dos TPVs.
A empresa XPTO foi convidada para desenvolver esses TPVs. A “Sua Casa” deseja que os TPVs possam:
· Registrar a venda em andamento (corrente), isto é, os itens comprados. Cada item deve ser registrado com o tempo máximo de 2 seg (requisito não funcional)
· Calcular o total da venda corrente, incluindo os cálculos de impostos e de cupons de desconto (requisito funcional)com tempo máximo de 2 segundos após a finalização da compra. (requisito não funcional)
· Capturar a informação de um item adquirido, usando o código, obtido por um leitor de código de barra, ou pela entrada manual do código do produto, usando o código universal de produto (CUP ou UPC). (requisito funcional)
· Abater do estoque o item comparado, quando a venda for finalizada funcional (requisito funcional). Não mais do que 5 min para atualização de estoque. (requisito não funcional)
· Registrar as vendas completadas. (requisito funcional)
· Fornecer um mecanismo de armazenamento permanente dados. (requisito funcional)
· Fornecer mecanismos de comunicação inter processos e inter sistemas. (requisito funcional)
· Exibir a descrição e o preço do item registrado. (requisito funcional)
· Tratar o pagamento com cartão de crédito ou débito: capturar a informação do cartão por um leitor de cartões, e autorizar o pagamento ou não da compra segundo informações da operadora de cartão de crédito ou do banco. (requisito funcional)
· Registrar os pagamentos por crédito no sistema de contas a receber da loja, uma vez que o serviço de autorização de crédito deve à loja a quantia oferecida como pagamento. (requisito funcional)
· Manter a disponibilidade, ou seja, o sistema deverá ter uma taxa de disponibilidade (quanto tempo ele ficará disponível para uso durante 24hrs X 7 dias) de 99,9%. (requisito não funcional)
· Ter segurança, ou seja, a segurança da operação dos novos TPVs deverão obedecer ao standard da IEEE 65369665. (requisito não funcional)

Mais conteúdos dessa disciplina