Buscar

Prévia do material em texto

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS – FIP
CURSO DE BACHARELADO PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E SAÚDE
PROFESSORA: EDGLEY DUARTE
GRUPO: ALEKSANDRA BARRETO NORONHA 
JANI CLEIDE AGUIAR M DOS SANTOS 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O presente relatório de Estágio Supervisionado em Psicologia, tem como objetivo fazer uma descrição da instituição do campo de estágio, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social ), localizado no bairro: da Liberdade, na cidade de Campina Grande PB,. É referência de na prestação de serviços especializado às famílias com crianças e adolescentes, mulheres, LGBT e pessoa com situação de risco ou social, sendo uma entidade pública, tem como objetivo de prestar atendimento as pessoas com direitos violados . Que é voltada para melhoria de vida dos seus usuários e familiares. 	Comment by Edgley Duarte: O texto não está formatado, nem sequer está justificado. Por gentileza, adequá-lo às normas da APA ou ABNT. 	Comment by Edgley Duarte: Ver espaçamentos. Estão todos desalinhados!
Ressaltamos a importância para a vida profissional do estagiário sendo de grande valia, para a sociedade na formação do profissional, nos levamos a compreensão e o entendimento do processo de supervisão como elemento integrante do projeto de formação profissional, em reais situações fará com que haja à integração do saber e como fazer , a qual o acadêmico frente às constantes realidades do dia -a dia profissional .
Considerando a definição na lei n° 12.435/2011, o CREAS unidade publica estatal, de abrangência municipal ou estadual trata das consequências e acompanhamento de indivíduos e famílias as quais tiveram seus direitos violados. Podemos citar alguns deles: maus tratos, violência sexual: abuso e/ou exploração, violência física, psíquica, abandono, discriminação em decorrência da orientação raça e/ou sexual/etnia.
 O CREAS inclui municípios pequenos porte, médio e grande porte, a capacidade de atendimento varia de acordo com a realidade do território e de cada unidade.
 Serviços ofertados: 
Proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativa de liberdade assistida, prestação de serviço a comunidade, proteção especial para pessoas com deficiência, idosos, famílias proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos, serviço especializado para pessoas em situação de rua.
Para ter acesso ao CREAS o sujeito precisa de uma encaminhamento vir encaminhado do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços de assistência social órgão de Sistema de Garantia de Direitos ou órgãos públicos. Considerando as diretrizes e os princípios da PNAS e conceitos do SUAS temos alguns eixos que norteiam o trabalho social na atenção especializada e qualificação, acesso a direitos socio assistenciais, centralidade na família, trabalho em rede.
Afim de promover uma melhor acolhida aos usuários, o ambiente físico deve ser acolhedor assegurando assim um atendimento para os familiares, indivíduos, além do respeito à acessibilidade das pessoas com deficiência devendo se atentar a diversidade e especificidades dos diferentes ciclos de vida os quais serão ali atendidas.	Comment by Edgley Duarte: Onde estão as referências? Quais as fontes nas quais a pesquisa foi realizada?
É importante ressaltar que os serviços ofertados pelo CREAS soma se com as ações das politicas publicas (educação, saúde, trabalho, etc) na expectativa de ampliar no enfrentamento e superação das famílias e indivíduos nas situações de risco pessoal, social, não confundindo com os serviços de competência da politica.
3.MÉTODO 
REFAZER O MÉTODO: VOCÊS APRESENTAM ARGUMENTOS QUE DEVERIAM ESTAR NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E ESQUECEM DE APRESENTAR O CAMPO DE ESTÁGIO E AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. 
 É importante saber que a maioria dos casos estão relacionados com a justiça, sendo assim, o trabalho do psicólogo deve ser multidisciplinar, atuando em parceria com outras áreas do conhecimento e da atividade profissional. As equipes que compõem o CREAS, centro de referência social conta com uma equipe multiprofissional composta por coordenação, assistente social, psicólogo, advogado, profissionais de nível superior ou médio e auxiliar administrativo. São realizadas reuniões com a coordenação e equipe multidisciplinares de outros órgãos não só do CREAS onde partir daí são elaborados planos de ações e traçadas metas para que os objetos sejam lançados assim sendo as reuniões devem fazer parte do processo de trabalho desenvolvido.
A equipe deve considerar os princípios éticos de cada profissão, respeito e sigilo assim cada um deve avaliar os aspectos os quais podem ser com partilhados com a equipe afim de integrar as ações de modo que evitem exposição desnecessária e das situações vivenciadas pelos usuários. 
Partindo da equipe de referência os recursos são ofertados pela unidade de acordo com as demandas por atendimento, acompanhamento.
 O Serviço social na instituição busca prestar atendimento socioassistencial individual ou grupal aos usuários, elaborar planos de intervenção junto aos usuários atendidos na unidade, bem como o acompanhamento das intervenções realizadas. O assistente social tem como principal objetivo no acompanhamento da família ou pessoas o serviço e identificação
das situações emergenciais, adotando medidas para situação de violência, através de atendimento psicossocial, socio juridíco e do caráter pedagógico de forma individual ou grupal. 
O papel do advogado é acolher, orientar, e acompanhar famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, fortalecendo e reconstruindo seus vínculos familiares e comunitários, vale lembrar que esse trabalho só é possível com equipes de referência multidisciplinares, que conseguem, pensar em estratégias sólidas e que tragam resultados claramente para a vida dos usuários, pôde-se identificar a importância e o entusiasmo do advogado pela contribuição na qualidade de vida dos usuários da unidade, que levam consigo sua carga emocional.
O Psicólogo no CREAS trabalha com as ações protetivas, seu objetivo é orientar, acompanhar famílias e indivíduos com violação dos direitos acolher fortalecendo assim e reconstruindo os vínculos familiares e comunitários. Esse trabalho só é possível diante um de uma equipe com referência a qual conseguem pensar em estratégias solidas as quais tragam resultados a vida dos usuários.	Comment by Edgley Duarte: Cadê a referência?
Portanto o profissional nessa instituição pode e deve ouvir, acompanhar, orientar indivíduos e as famílias já comprovadas de risco, promover grupos de apoio. É importante mencionar que 	Comment by Edgley Duarte: Cadê a eferência? 
o trabalho interdisciplinar requer estratégias as quais possibilitem compartilhar diretrizes e princípios esse trabalho interdisciplinar não dilui as competências e atribuições de cada profissional. E de suma importância que todos os profissionais trabalharem de mãos dadas considerando olhares e contribuições das diferentes áreas de formação e as experiências de cada integrante e sua função.
Coordenação têm impacto direto na reorganização e reestruturação da família, e até mesmo de comunidades, têm virtude de promover o desenvolvimento pessoal e comunitário.	Comment by Edgley Duarte: Informações soltas e descontextualizadas do parágrafo anterior. Reconstruir o argumento.
Os serviços do CREAS dentre ela são: Atendimento a Pessoas em Situação de Rua, Serviço de Abordagem Social; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos Serviço de Atendimento a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, e Serviço de Proteção Social Especial para Idosos e Deficientes
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina