Buscar

História Contemporânea Até Nova Ordem Mundial-ATIVIDADE 2 UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- A construção do Estado de Israel ocorre após a Segunda Guerra Mundial na região onde então encontrávamos a Palestina. Sobre a temática, analise as afirmações abaixo:
 
I. Israel foi construída como forma de recompensar o povo judaico por todo o sofrimento ocorrido ao longo da Segunda Guerra Mundial com o Holocausto.
II. Em 1947, a ONU determinou que o território palestino fosse dividido entre judeus e palestinos, cada qual com seu estado independente.
III. Os palestinos reagiram de forma positiva à essa determinação, uma vez que teriam seu território ocupado por um povo considerado “amigo”.
IV. A determinação da ONU fez com que os palestinos ficassem insatisfeitos.
V. Antes mesmo de ocuparem as terras palestinas, os judeus organizaram um ataque armado à região com o intuito de desempossar um número maior de terras em benefício próprio.
 É correto apenas o que afirma em:
Resposta:I, II e IV.
2- Ao longo dos nossos estudos acerca do Oriente Médio, identificamos que esta região é, por muito tempo, palco de inúmeros conflitos entre as potências em diferentes épocas. Sobre isso, analise as afirmações a seguir.
 I. O Oriente Médio é uma região situada entre as ilhas do Caribe com enorme potencial geográfico a desenvolver novas tecnologias.
II. Esta região apresenta clima árido, altas temperaturas e solo pouco fértil.
III. O Oriente Médio é uma região localizada entre a Ásia, África e Europa onde podemos encontrar uma das maiores jazidas de petróleo do mundo.
IV. No último séculos, as jazidas de petróleo são as principais causas dos conflitos na região, pois ter o controle sobre elas significa ter mais poder.
V. Esta é uma região marcada por enorme disputa religiosa, já que seu território é considerado sagrado pelas três religiões monoteístas.
É correto apenas o que se afirma em
Resposta:I, III, IV e V.
3- Observe a imagem:Gandhi
Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/media/_versions/legacy/2019/01/28/capa-1125941_widelg.png. Acesso em 01/08/2019.
A respeito da figura retratada, assinale a alternativa correta:
Resposta:A partir de 1930, Gandhi passou a liderar um movimento de resistência pacífica contra a colonização da Índia britânica.
4- As lutas pela independência das colônias africanas na década de 60 são marcadas pela guerra colonial em Guiné-Bissau, Angola e Moçambique. Transformaram-se na questão mais crucial da sociedade portuguesa, desestruturando a estabilidade do império, levando à crise o regime político, dividindo o exército e desencadeando a “Revolução dos Cravos” em 1975.
Fonte: GUILLEN, Antonio Ricardo. A descolonização da África e o luso-tropicalismo: repercussões no Brasil e em Portugal. UFG. Goiânia, 2007.
 Sobre a descolonização da África e da Ásia ao longo do século XX, é correto afirmar que:
 I. A descolonização afro-asiática ocorre no cenário do pós-Segunda Guerra Mundial em que as potências europeias necessitam reunir seus esforços para a reconstrução de seu continente.
II. Este processo não ocorre de forma pacífica, tendo eclodido inúmeros movimentos emancipacionistas na África e na Ásia que lutava por suas independências.
III. A descolonização ocorre de forma extremamente rápida pois a Europa esgotou todo o recurso mineral das regiões.
IV. Ao falarmos sobre descolonização, precisamos contestar o termo “descolonização”, uma vez que ele pressupõe que este processo demonstra o europeu como agente decisivo na independência das colônias.
 É correto apenas o que se afirma em
Resposta:I, II e IV.
5- O processo de emancipação do Congo ocorre de forma bastante específica, sendo um dos territórios que mais passaram por lutas internas e externas à época da descolonização.
A respeito das especificidades desta luta:
Resposta:Após a independência do Congo em relação à Bélgica, o projeto político vigente não prosperou e levou com que Katanga iniciasse uma guerra separatista.
6- O processo de independência da Índia Britânica tem seu início já ao final do século XIX, com uma série de movimentos emancipacionistas que vão ganhando força. Sobre isso, analise as afirmações:
 I. O processo de independência deste território teve como protagonistas dois setores da sociedade: as camadas médias da população e a camada muçulmana.
II. As camadas médias estavam reunidas em torno do Partido Hindu.
III. O processo culminou na divisão do território em dois: o Paquistão e a Índia.
IV. Esta luta emancipacionista começou a tomar forma em torno de um líder, Mohandas Gandhi que defendia a desobediência civil.
É correto apenas o que se afirma em
Resposta:I, III e IV
7- A Conferência de Bandung, realizada em 1955, ocorreu na Indonésia com a participação de 29 países. Sobre ela, assinale a alternativa correta:
I. A Conferência de Bandung, de 1955, afirmou um acordo entre os 29 países que se comprometeram em ajudar e apoiar as independências dos povos africanos e asiáticos.
II. A partir desta conferência, a África e a Ásia esteve sob domínio de somente duas potências europeias - a Alemanha e a França.
III. Através desta Conferência, os países europeus comprometeram-se em trabalhar pela maior igualdade entre as nações como um ponto chave para manutenção da paz mundial.
IV. Apesar destas iniciativas, algumas potências europeias não participaram do encontro e ainda viam os movimentos de libertação dessas nações como uma possibilidade aumentar suas zonas de influência, no contexto de Guerra Fria.
É correto apenas o que se afirma em
Resposta:I, III e IV.
8- A fundação do Estado de Israel no oriente Médio aprofundou a influência de potências estrangeiras na região. Sobre isso, assinale a alternativa que corresponde à causa e à consequência desta influência.
Resposta:As potências estrangeiras passaram a interferir cada vez mais na região com o objetivo de controlar a extração de petróleo. Como resultado, observamos um enorme número de refugiados indo em direção aos países vizinhos.
9- Observe a imagem:Afrique
Disponível em: https://pt-static.z-dn.net/files/d02/09e04e1cec8f0211841bf5e61c3203d9.jpg. Acesso em 31/07/2019.
A imagem faz referência à chamada Conferência de Berlim ocorrida ainda no século XIX. Sobre ela, assinale as afirmações corretas:
I. A Conferência de Berlim promoveu a partilha da África entre países europeus colonizadores.
II. A partilha da África foi pensada de forma bastante delicada, pois procurou respeitar as diversidades culturais do território.
III. Na região, as principais potências colonizadoras foram Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.
IV. A colonização dos territórios africanos e asiáticos ocorre no contexto em que as potências europeias estão em busca de matérias-primas para funcionamento de suas indústrias, mercado consumidor e mão de obra barata.
É correto apenas o que se afirma em
Resposta:I, III e IV.
10- “Frente a todo o extremismo, racismo e a segregação dentro do país, a comunidade internacional passou a pressionar o governo da África do Sul, exigindo melhoras.”
 Silveira, M. E-book da disciplina História Contemporânea até a Nova Ordem Mundial. 2019, p.10
De acordo com seus estudos sobre o momento final do Apartheid, analise as proposições a seguir:
I. A comunidade internacional passou a pressionar o governo da África do Sul pelo fim da política devido o extremismo, racismo e enorme segregação racial no país.
II. A ONU, como forma de estimular o fim do Apartheid, proibiu a venda de armas no país e a população negra passou a protestar e enfrentar diretamente o governo.
III. De forma a conseguir tornar a África do Sul um dos países sob zona de influência capitalista, os Estados Unidos vendiam armas para o governo sul-africano ilegalmente.
IV. Em 1990, o governo anulou as leis segregacionistas e libertou Nelson Mandela da prisão.
É correto apenas o que se afirma em
Resposta:I, II e IV

Mais conteúdos dessa disciplina