Buscar

INTRODUÇÃO A PESQUISA

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À PESQUISA
Felipe Alves Thibes Dos Santos
Prof. Karina Nurenberg Reis
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
Biomedicina – Metodologia do Trabalho Acadêmico, Turma FLC15103BBI
1.INTRODUÇÃO
 O homem está sempre buscando conhecimento, por sua natureza investigadora, visa a conhecer e pesquisar sobre determinados temas, com um estudo detalhado e profundo obtém-se respostas a um problema. Pode se destacar que, a pesquisa engloba todas as áreas de conhecimento, desde os dias atuais e antigos buscamos se aperfeiçoar e aprender mais sobre diversos assuntos durante toda a vida. O presente trabalho tem como objetivo a pesquisa bibliográfica de como a introdução a pesquisa abrange aprendizado por meio de pesquisas.
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 ‘’Tomada num sentido amplo, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente em nossas ações” (PÁDUA,1996).
 A palavra pesquisa deriva do termo em latim perquirere, que significa "procurar com perseverança", consiste em um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área. Levando-se em consideração que a pesquisa é o meio para se chegar ao conhecimento e portanto, essencial para a formação do aluno universitário e para a garantia da universidade enquanto universo do saber, torna-se relevante a divulgação de conteúdos dessa natureza no meio acadêmico, e em particular, entre os graduandos em Biomedicina. Sob a ótica de Silva (2001, p. 20):
‘’Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-los’’.
 Este trabalho objetiva mostrar a importância da pesquisa científica para a sociedade como um todo. O método de investigação, neste estudo, teve como base a pesquisa bibliográfica. Pesquisar é a arte de questionar e tentar encontrar respostas. O homem moderno, a todo instante, indaga o porquê de as coisas serem como são e o que se pode fazer para melhorá-las. Sem a busca pelo conhecimento, fica difícil entender a vida. Já, por meio da pesquisa e suas metodologias pode-se compreender e descobrir coisas novas. 
Nos dias atuais a pesquisa é de suma importância para a ciência e a educação dos jovens, por meio de pesquisas acadêmicas, artigos, vídeos, documentos, que auxiliam no saber e para o conhecimento. 
 Muitos profissionais da saúde realizam tanto pesquisas laboratoriais quanto, pesquisas de casos de pacientes, por meio destas, pode encontrar soluções e respostas para os casos. Desde a antiguidade os seres humanos buscam pelo saber, a arte de aprendizagem e a investigação pelo conhecimento fazem de nós, mais modernos e compreensíveis a tais fatos que já foram aprofundados. A pesquisa promove a educação de estudantes e acadêmicos. De acordo com Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
 Souza, Santos e Dias (2013, p. 68) asseguram que “para demonstrar as causas e efeitos
pelas quais um fato é produzido, o pesquisador deve utilizar aparelhos, instrumentos e local apropriado, além de observação rigorosa.
3.RESULTADOS E DISCUSSÕES
 Por meio da revisão bibliográfica realizada sobre o tema deste estudo, pode-se constatar a importância da pesquisa científica, por meio da qual, o pesquisador comprova seus resultados usando diversas formas de experimentos, disseminando instrução por intermédio de suas descobertas. Estudar sobre a pesquisa foi de grande valor para a formação profissional do acadêmico. Através de pesquisas em livros e artigos foi possível aprender como a pesquisa auxilia o conhecimento humano e a arte do saber. Com base nesse trabalho também, aprendemos como pesquisar traz respostas e sabedoria no mundo científico.
4.REFERÊNCIAS 
METODOLOGIA CIENTIFICA, UNIASSELVI, Disponível em: https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=14440
PÁDUA,E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas : Papirus, 1996. 94p.
REVISTA PROSA VERSO E ARTE, A EDUCAÇÃO Disponível em:https://www.revistaprosaversoearte.com/a-educacao-e-a-arma-mais-poderosa-que-voce-pode-usar-para-mudar-o-mundo-nelson-mandela/
SILVA, Edna e MENEZES, Estela. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2001.
SOUZA, G. S. D.; SANTOS, A. R. D.; DIAS, V. B. Metodologia da Pesquisa Científica: a construção do conhecimento e do pensamento científico no processo de aprendizado. Porto Alegre: Animal, 2013.

Mais conteúdos dessa disciplina