Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
A outorga de direito de uso da água é a autorização emitida pelo governo estadual ou pelo governo federal para o uso da água em qualquer atividade que possa provocar alterações nas condições naturais dos corpos hídricos, como a irrigação de culturas agrícolas. As hortaliças são culturas oleáceas, que dependem da irrigação para suprir suas necessidades hídricas. A produtividade e qualidade das hortaliças podem ser prejudicadas dependendo da forma com que a água é aplicada as plantas. 
Assim, a escolha errada de um sistema de irrigação pode causar vários prejuízos ou, até mesmo, inviabilizar todo o empreendimento, visto o alto custo de produção, o elevado valor econômico da maioria das hortaliças e o alto custo de aquisição, operação e manutenção do sistema de irrigação.
Logo, você, como membro do Comitê de Bacia Hidrográfica, deve responder as seguintes perguntas:
a) De quem é a responsabilidade do pedido de outorga da água? Justifique sua resposta.
b) Qual o sistema mais adequado para promover a irrigação sem causar desperdício de água no processo? Justifique sua resposta.
Padrão de resposta esperado
a) De acordo com a Resolução ANA nº 1175/2013, não é necessário outorga de água em recursos hídricos em corpos d’água de domínio da União destinados ao atendimento emergencial de atividade de interesse público. Porém, a captação de água não é emergencial, assim, se deve por uma provável redução dos índices pluviométricos para a irrigação de hortaliças.
Como o rio em questão corta dos estados X e Y, o artigo 20 da Constituição Federal ressalta que são águas de domínio da União: "Os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio ou que banhem mais de um Estado sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais".
Sendo assim, a outorga de água será via União, sendo que a Agência Nacional de Águas (ANA) será o órgão responsável pela análise e liberação da outorga de água. Porém, cada um dos produtores rurais, separadamente, terá que necessariamente solicitar a outorga de água para o uso na irrigação em sua propriedade rural.
b) Quanto ao sistema de irrigação mais indicado para economizar água, visto a escassez de chuvas e a viabilidade econômica, é o sistema de irrigação localizado por gotejamento. Dentre as principais vantagens deste sistema de irrigação, está a aplicação de água em apenas uma fração da área cultivada; redução das perdas de água por evaporação na superfície do solo; redução do risco de escoamento superficial; controle da perda de água por percolação profunda. Além disso, este sistema é muito indicado para culturas agrícolas como hortaliças.

Mais conteúdos dessa disciplina