Buscar

Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio-Uniseb
Projeto de Pesquisa
1. Dados de Identificação
Título: A logística de transporte terrestre como uma vantagem competitiva.
Autor: 
Curso: Administração
Polo: Divinópolis - MG
Linha de Pesquisa: Linha1: Administração Geral
2. Justificativa
 Este trabalho tem como objetivo buscar a melhor estratégia em relação ao transporte terrestre para a distribuição de produtos (materiais) e serviços aos clientes e consumidores de um frigorífico de aves no centro oeste de minas, para que se obtenha o menor custo possível para a empresa, buscando aprimorar sua logística de distribuição e aperfeiçoar cada vez mais a excelência dos serviços prestados ao cliente. O estudo se pauta em identificar qual a melhor relação entre custo e benefício de se utilizar frota própria, terceirizada ou mista. Desta forma, o custo final para a empresa poderá se tornar uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, além de contribuir para a fidelização dos clientes.
3. Pergunta de Pesquisa 
 Qual estratégia de transporte terrestre mais vantajosa para empresas frigoríficas?
4. Objetivo (s)
Geral: 
Analisar qual melhor modelo de estratégia de logística terrestre de transporte, a partir de um levantamento de dados da atual situação, estabelecendo comparativos entre a logística com uma frota própria e terceirizada ou até mesmo mista. Apresentando sugestões e alternativas que ajudem na tomada de decisão sobre a melhor política de transporte para a empresa.
Específico(s):
a) Descrever as modalidades de transportes que influenciam sobre o valor dos custos totais.
b) Identificar a qualidade dos serviços de transporte terrestre.
c) Identificar vantagens e desvantagens da logística terceirizada, própria e mista para a empresa.
d) Levantar os custos de km rodados da frota própria terceirizada e mista.
e) Identificar as variáveis de tomada de decisão.
5. Hipóteses
A terceirização é uma estratégia que as empresas utilizam para a redução de custo, em determinados segmentos, por ser mais econômico e vantajoso, pois não teria preocupação com o frete ida e volta gastos com encargos de motoristas próprios, gastos com óleo diesel, compra de veículos próprios, seguros da frota de veículos, apesar de se perder outros diferenciais competitivos no mercado, além de não ter uma boa prestação de serviços com qualidade aos clientes, ou uma boa entrega de sua mercadoria. Entretanto a obtenção de uma frota própria possibilita as empresas, adquirirem mais vantagens competitivas em se tratando de qualidade de serviços, sendo que há um aumento em seus custos. Outra possível possibilidade poderá ser o transporte misto, uma estratégia que envolve os dois processos, resultando em um possível ganho em relação a custo beneficio, resulta em altos volumes de entrada e saída de produtos, interagi com a atual situação do mercado estabelecendo maior possibilidade de qualidade de serviços oferecidos pela empresa.
6. Metodologia
Para o desenvolvimento desse estudo de caso, será realizada uma pesquisa quantitativa, qualitativa, o método será o hipotético-dedutivo; as técnicas de coleta serão de pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas. Complementado pelo um estudo de caso da empresa Avivar Alimentos Ltda. Uma empresa produtora de carne de frango no brasil. 
7. Referências
BALLOU, Ronald. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993.
 BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.
DONIER, P-P, Ernst, R., Fender, M., Kouvelis, p. (2000) Logística e Operações Globais: testos e casos, Atlas, São Paulo.  
FARIA A.C de; COSTA, M. DE F.G da, gestão de custos logísticos. São Paulo: atlas. 2007.
NAZÁRIO, Paulo (2000). Logística empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas.
NOVAES, Antônio Galvão, logística: gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de janeiro: elsevier, 2007. 
1

Mais conteúdos dessa disciplina