Buscar

DEFINA CÉLULA UNITÁRIA

Prévia do material em texto

DEFINA CÉLULA UNITÁRIA:
Unidade estrutural básica da estrutura cristalina. Representa química e geometricamente a relação dos átomos presentes na estrutura.
NA ESTRUTURA DO AÇO CARBONO TODO PONTO DA REDE PODE SER UM LUGAR ATÔMICO, EMBORA NEM TODO LUGAR ATÔMICO SEJA NECESSARIAMENTE UM PONTO DA REDE, POIS alguns átomos podem ser encontrados entre os átomos da rede, os interstícios.
O QUE É MATRIZ E REFORÇO EM UM MATERIAL COMPÓSITO? DÊ EXEMPLOS.
Matriz é a fase majoritária do material e o reforço é a parte minoritária, que normalmente são utilizados para melhorar alguma propriedade, como rigidez ou resistência mecânica.
Ex. Matriz: Resina
Ex. Reforço: Fibra de vidro
EM QUE CONSISTE A VULCANIZAÇÃO DE UMA BORRACHA? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
A vulcanização é uma reação química que envolve o enxofre em que são formadas ligações cruzadas entre as cadeias. Contribui diretamente com o aumento da elasticidade e resistência das borrachas.
DO PONTO DE VISTA DA LIGAÇÃO QUÍMICA, O QUE DIFERENCIA UM POLÍMERO TERMOPLÁSTICO DE UM POLÍMERO TERMOFIXO?
Os termoplásticos apresentam apenas ligações secundárias fracas, unindo as cadeias poliméricas umas nas outras.
Entretanto, os termofixos, apresentam ligações primárias fortes entre as cadeias. 
EM QUE CONSISTE UMA VIDROCERÂMICA? QUAIS SUAS VANTAGENS?
Vidrocreâmicos são materiais cerâmicos cristalinos de grãos finos que foi conformado como um vidro e cristalizado. Apresentam excelentes vantagens como: resistência mecânica, baixo coeficiente de expansão térmica e condutividade térmica.
UM DETERMINADO AÇO FUNDE A 1200 C, POLIETILENO FUNDE A 135 C E NYLON 6.6 (POLIAMIDA) A 260 C. EXPLIQUE O PORQUÊ DESTAS GRANDES DIFERENÇAS NOS PONTOS DE FUSÃO TENDO-SE EM VISTA AS LIGAÇÕES QUÍMICAS PRESENTES NESTES MATERIAIS.
Tais diferenças no ponto de fusão destes materiais, são baseadas no tipo de ligações químicas entre os átomos. Sendo assim, tais materiais, aumento em sua resistência mecânica e ao calor, propiciando diferentes pontos de fusão, para diferentes materiais.
DEFINA GRÃO. QUAL A SUA DIFERENÇA EM RELAÇÃO A UM VIDRO?
Grão é definido por ser um cristal individual em uma cerâmica ou um metal de policristalino. Os vidros são materiais que apresentam estado fora do equilíbrio termodinâmico e não são cristalinos. 
DIFERENÇAS ENTRE DIAGRAMA DE FASES E DIAGRAMA TTT.
O diagrama de fases serve para entender a proporção e estrutura de fases em uma determinada. Já no diagrama TTT, são transformações isotérmicas representado em gráficos da temperatura em função do logaritmo do tempo para um aço com composição definida. É empregado para determinar para determinar quando as transformações começam e terminam em um tratamento térmico isotérmico, à temperatura constante de um liga previamente austenitizada.
DIFERENÇAS ENTRE MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDURA E MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE TRANSMISSÃO.
No microscópio eletrônico de varredura (MEV), ocorre produção de um feixe de elétrons, o qual varre a superfície de uma amostra; ocorre produção de uma imagem pelos feixes de elétrons que são refletidos. Já na microscopia eletrônica de transmissão (MET), ocorre produção de uma imagem pelo uso de feixes de elétrons que são transmitidas da amostra. É possível examinar as características internas de uma amostra sob grandes ampliações.
APONTE AS PRINCIPAIS PROPRIEDADES MECÂNICAS OBTIDAS A PARTIR DO ENSAIO MECÂNICO DE TRAÇÃO UNIAXIAL.
Resistência à tração, módulo de elasticidade, tensão no escoamento, tensão na ruptura.
APONTE AS PRINCIPAIS VANTAGENS DE LIGAS METÁLICAS LEVES EM RELAÇÃO A POLÍMEROS.
Algumas das vantagens das ligas metálicas leves em relação aos polímeros, são: condutividade elétrica e térmica elevadas, resistência a corrosão.

Mais conteúdos dessa disciplina