Buscar

Prévia do material em texto

Atuação do psicológo Escolar .
Contexto Histórico : Em outras palavras, a antiga prática do psicólogo escolar era extremamente focada na resolução dos problemas, avaliação, diagnostico, atendimento e encaminhamento para o tratamento necessário. Atualmente ela busca compreender como um todo de forma mais interpretativa a relação do fenômenos que poderiam estarem envolvidos no desenvolvimento escolar destes alunos e direcionado à compreensãodas dificuldades escolares, elemento essencial para o delineamento das estratégias educativas e cujo acompanhamento, em parceria com o professor e com outros profissionais, constitui a via para a superação dos problemas detectados. 
As seis funções elementares do psicólogo escolar:
1- Entender a instituição de ensino:
É preciso que o psicólogo compreenda o cenário escolar. Este profissional tem a função de desenvolver projetos e ajudar promovendo a reflexão e a construção de conhecimentos.
2- Acompanhar alunos e pais:
O acompanhamento de pais e alunos, chamado de Orientação psicológica, não deve ser entendido como psicoterapia, pois esta não é função do psicólogo escolar. Desta forma, é primordial que o psicólogo desenvolva ações interventivas em colaboração com outras áreas e profissionais da escola, para a superação de dificuldades observadas em relação ao aluno e a família, visando, assim, o bem-estar emocional e um bom relacionamento entre alunos, pais e escola.
3- Orientação dos alunos nas questões profissionais futuras :
O psicólogo escolar trabalha com questões de reflexão, elaboração de planos futuros e projetos, dos quais os alunos podem dar significados ainda maiores para suas vivências dentro da escola, planejando um futuro para si mesmo e projetos para suas próprias vidas. Sendo está uma das principais funções do psicólogo escolar.
4- Formação e apoio aos professores
O apoio e desenvolvimento de estratégias para a formação e orientação de professores é de extrema importância na prática escolar, pois diante das dificuldades que professores podem ter, o psicólogo escolar deve estar ali como um suporte para a superação destas dificuldades, desde que essas dificuldades sejam demandas para a psicologia. O psicólogo escolar com sua experiência e conhecimento, não apenas nas áreas relacionadas ao processo cognitivo, mas também no desenvolvimento emocional e na prática da análise social, contribui formando novas habilidades e dando orientações aos professores para que possam desenvolver de forma mais efetiva seu trabalho.
5- Participação na construção do projeto pedagógico
A proposta pedagógica é a base fundamental daquilo que irá ser ensinado e trabalhado dentro de uma escola. O psicólogo é o único, em um âmbito escolar, que pode trazer questões reflexivas sobre o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Desta forma, ele deve estar presente na construção deste projeto, para que haja um bom trabalho multidisciplinar, e para que assim se obtenha um bom desenvolvimento reflexivo dos aspectos biopsicossociais.
6- Elaboração de projetos
Esta função é extremamente fundamental para o psicólogo escolar, pois é aqui que suas habilidades podem ser melhores trabalhadas. Desenvolvendo propostas especificas, o psicólogo pode trabalhar questões extremamente importantes, como as questões das drogas e das violências, trabalhando assim de forma preventiva. Como pode, também, trabalhar com projetos direcionados aos professores e funcionários da escola, focando em suas relações e desenvolvimento dos trabalhos escolares. Trabalhando estas questões, o psicólogo consegue, não só fazer com que a escola trabalhe sua função de desenvolver a reflexão dos alunos sobre seus futuros, sobre suas vidas e sobre suas a relações sociais, como pode trabalhar questões emocionais e relacionais entre alunos e professores.
Trabalho multidisciplinar:
Nesse sentido a atuação de uma equipe multidisciplinar irá contribuir muito com as políticas públicas, a escola no âmbito das quais os diferentes saberes, vinculados às distintas formações profissionais, possibilitam uma visão mais ampliada, e compreensões mais consistentes a respeito das questões apresentadas, podendo assim articular propostas de ações juntamente com a escola, aluno e família.Considera-se que esta equipe buscará alternativas para que o aluno se efetive cidadão integrado a sociedade.
Contudo, essa equipe irá contribuir para apontar direções, ajudar o educador a refletir sobre o cenário que vive seus alunos, auxiliarem o educador no convívio das relações grupais, ajudando o educador a refletir sobre a família desses alunos, para melhor compreender as questões apresentadas no campo escolar.E necessário que a equipe escolar reconheça que todos fazem parte do processo de aprendizagem. Toda a ação será realizada em conjunto, para que se garanta uma promoção desses alunos enquanto sujeitos inseridos na sociedade.
Os psicólogos auxiliam os professores identificando pontos que podem ser melhorados no processo de aprendizado para que mais alunos tenham resultados satisfatórios. Além disso, podem manter um acompanhamento próximo aos professores para ajudá-los a desenvolver novas habilidades em sala de aula e que tem o objetivo de desenvolver ações para a melhoria da qualidade de ensino, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais.
 Projetos e oficinas :
· Apoio na definição de objetivos educacionais, conteúdos, métodos e material didático.
· Apoio à articulação entre teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas.
· Suporte prático ao resgate e reforço da autonomia do professor.
· Promoção e/ou coordenação de atividades de desenvolvimento profissional: treinamentos especializados, pesquisas, grupos vivenciais, grupos de troca de experiência e valorização profissional.
· Orientação, intervenção e acompanhamento para dificuldades individuais e/ou de grupo (acadêmicas e/ou comportamentais).
· Orientação, intervenção e acompanhamento de casos especiais de inclusão.
· Trabalhos direcionados ao apoio de iniciativas de qualidade de vida no trabalho: relações interpessoais, motivação, prevenção de estresse e Burnout.
Acolhimento e escuta :
Perceber e auxiliar no desenvolvimento do potencial de cada indivíduo. O processo educacional envolve o ambiente escolar, os aspectos constitucionais e os vínculos familiares de cada aluno. Sendo assim, a instituição de ensino necessita abranger todos esses aspectos para a corroboração de um trabalho realizado com qualidade. 
Sendo assim a escuta do psicologo deve partir das dificuldades e particularidades de cada individuo , visando não somente os apectos escolares mas em seu contexto social .
Tendo como foco a queixa dos alunos e professores , e visando que esse espaço não é um espaço terapeutico clinico , mas sim como uma intervenção multidisciplinar , visando o grupo e fazendo com que esse aluno torne-se um individuo preparado para o meio social .
 Sondagem: 
No contexto educacional especificamente, a avaliação psicológica tem como propósito identificar habilidades cognitivas e acadêmicas, características sociais e emocionais, interesses, estilos de aprendizagem, potencialidades e limitações a fim de planejar intervenções com a comunidade escolar e implementar ações favoráveis ao desenvolvimento da criança.
Técnicas utilizadas: análise de documentos, observação na sala de aula, entrevistas semiestruturadas com a mãe e com a professora e a realização de atividades estruturadas e jogos interativos. 
Ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.
https://doity.com.br/anais/psicologiaescolarma/trabalho/110116
https://crppr.org.br/wp-content/uploads/2019/05/CRP_Caderno_Educacional_Vpdffinal.pdf
https://sae.digital/psicologia-escolar/