Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Deficiência Auditiva
Ao perceber que há um aluno com deficiência auditiva na turma, você também nota que ele é deslocado dos demais colegas, pois ambos não conseguem se entender.
O aluno surdo faz uso da Língua de Sinais para se comunicar. O grupo, por desconhecimento, não reconhece naqueles gestos um meio de comunicação.
Neste Desafio, como professor, como você agiria nesse caso?
Padrão de resposta esperado
A Língua Brasileira de Sinais é um instrumento valioso para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, pois é sua primeira língua. Ao professor, é necessário conhecê-la e tentar estimulá-la junto à turma.
Para isso, o professor pode começar ensinando o alfabeto e os números. Assim, cada criança pode aprender seu nome e idade para se apresentar ao colega.
Essa atividade pode ser muito mais divertida se realizada em forma de jogo. O jogo da memória é um bom exemplo: a turma pode ser dividida em duplas e cada aluno tenta adivinhar a letra que o colega acabou de realizar.
Outra dinâmica interessante é o telefone sem fio. Os alunos ficam dispostos em fila e o que está atrás apresenta um sinal ou letra para o da frente. Este deve passar adiante até chegar ao primeiro, que deve demonstrar o sinal.
1. 
A primeira lei que garantiu direito aos deficientes a nível mundial foi promulgada em 1994, na Espanha. A Declaração de Salamanca é uma das mais importantes leis referentes à deficiência auditiva. O que essa declaração promoveu?
D. 
A inclusão escolar.
A Declaração de Salamanca garantiu os direitos dos deficientes auditivos nas escolas regulares. O Símbolo Internacional da Surdez é anterior a essa data, enquanto que o uso do método oral para educar surdos é uma medida do Congresso de Milão. Já a Língua de Sinais, no Brasil, foi instituída apenas em 2002. Por fim, o direito ao trabalho está vigente na lei de cada país.
2. 
Do ouvido humano provém a maioria das causas relativas à deficiência auditiva. Ele é constituído de três partes, sendo cada uma responsável por determinada função. Qual destas partes é responsável pela percepção auditiva?
A. 
Ouvido interno.
O ouvido interno é responsável pela percepção auditiva. Os sons recebidos na cóclea são transformados em impulsos elétricos que caminham até o cérebro, onde são "entendidos" pela pessoa. O ouvido médio transmite as vibrações sonoras que entram no ouvido externo e devem ser conduzidas até o ouvido interno. A bigorna e o martelo ficam localizados no ouvido médio. Por fim, o ouvido externo produz cera para proteger o ouvido.
3. 
As causas para a surdez são procedentes dos mais diversos fatores e nem sempre conseguem ser identificadas. Elas podem ser divididas em pré-natais, perinatais ou pós-natais. Qual delas é uma causa perinatal?
C. 
Infecção hospitalar.
A infecção hospitalar é uma causa de surdez do período perinatal. O traumatismo craniano e o som alto são causas de surdez do período pós-natal. A desnutrição e a pressão alta da mãe são causas de surdez do período pré-natal.
4. 
A deficiência auditiva pode ser classificada por tipo, por perda auditiva ou por lateralidade. A perda auditiva pode ser classificada em normal, leve, moderada, profunda e severa. A surdez moderada é aquela em que o sujeito tem, como ponto de definição:
B. 
ser capaz de ouvir e repetir bem as palavras em volume elevado a um metro de distância.
Ser capaz de ouvir e de repetir bem as palavras em volume elevado a um metro de distância é uma característica de quem tem surdez moderada. Ser capaz de ouvir palavras em voz gritada próximo à melhor orelha é uma característica de quem tem surdez severa. Ser capaz de ouvir cochichos é uma característica de quem tem audição normal. Ser incapaz de ouvir e de entender mesmo em voz gritada na melhor orelha é uma característica de quem tem surdez profunda. Ser capaz de ouvir e de repetir palavras em volume normal a um metro de distância é uma característica de quem tem surdez leve.
5. 
Para conseguir transmitir ao aluno com deficiência auditiva a mensagem de sua aula, o professor deve utilizar algumas estratégias. Qual das opções a seguir é uma estratégia para esses alunos?
E. 
Proporcionar oportunidades para que o aluno se comunique sempre em aula, com o objeto que melhore sua linguagem e a integração com o grupo.
O professor deve: estimular a comunicação e a integração em aula; utilizar todos os recursos de comunicação e fazer uso de materiais concretos para facilitar a compreensão da linguagem oral; procurar falar em ritmo natural, nem muito rápido, nem muito devagar; evitar se movimentar na sala enquanto dá uma explicação e, por fim, sublinhar os pontos mais importantes de uma aula.