Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 ESTUDOS SOCIOCULTURAIS
1) A teoria das gerações tem como paradigma a evolução histórica dos direitos humanos na ordem jurídica supraestatal e nas Constituições dos Estados contemporâneos. Preconiza que o processo de criação de direitos humanos é contínuo e inesgotável. Correlacione à geração de Direitos Humanos com a sua definição:
	1) 1ª geração
	(   ) liberdades públicas e direitos políticos;
	2) 2ª geração 
	(   ) direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos;
	3) 3ª geração
	(   ) direitos da bioética e direito da informática;
	4) 4ª geração 
	(   ) direitos sociais, econômicos e culturais;
Assinale a alternativa com a ordem correta das proposições:
1,3,4,2. (Resposta correta)
2) A Violação de Direitos é comum no Brasil, mas os dois extremos do ciclo de vida estão em elevada vulnerabilidade para violências. De acordo com o art. 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº 8.069/1990, os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, tratamento cruel ou degradante e maus-tratos contra criança ou adolescente devem ser comunicados, obrigatoriamente, ao Conselho Tutelar, sem prejuízos de outras providências legais. O Estatuto do Idoso define a violência contra o idoso como “qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico”.
Analise as sentenças abaixo:
I- Crianças sofrem misérias e violência já que o Estado brasileiro, historicamente, trata com descaso essa população.
II- Os idosos sofrem abandonos, descasos e fragilidades e violências, tanto por parte das famílias como por parte do Estado.
III- A falta de informação e educação da população quanto aos direitos humanos resulta em mais violação de direitos.
IV- A falta de legislação para estes públicos exacerba os direitos violados.
Assinale apenas a alternativa que apresenta somente sentenças corretas:
I, II e III. (Resposta correta)
3) Considere o seguinte texto:
No primeiro capítulo de nosso Livro Didático de Estudos Socioculturais “Cidadania e Direitos Humanos” observamos uma linha de tempo, longa e progressiva de afirmação de direitos humanos nos últimos 350 anos. Desde a Revolução Inglesa (1651) até a mudança contemporânea da elaboração e vivência dos Diretos do Homem e do Cidadão na Revolução Americana (1787) e, sobretudo, na Revolução Francesa (1789). O processo difícil desta afirmação de direitos teve a safra de milhões de mortos, destruições da natureza e genocídios nas duas guerras mundiais do século XX. Seu ápice foi a estreia da criação e uso das bombas ABC (Atômica, Biológica e Química). Os humanos passaram a ser donos definitivos do verbo matar.
A partir do exposto e com base nos conteúdos estudados, assinale abaixo a alternativa correta:
O Brasil, membro da ONU, signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, define na Constituição Federal, promulgada em 1988, os direitos fundamentais no titulo II, dos direitos e garantias fundamentais. O capitulo I dos Direitos Individuais e Coletivos é constituído pelo artigo 5, com 78 incisos, alinhados com o referido documento da ONU. (Resposta correta)
4) Considere os seguintes fragmentos de texto, identifique e assinale qual alternativa explica por que os direitos não são dádivas, mas conquistas de indivíduos e grupos:
Fragmento 1: “É o direito que deve garantir os interesses de cada um e impedir que uns sejam prejudicados pelos outros. A pessoa que tem um direito violado está sofrendo uma perda de alguma espécie. E quando uma pessoa que teve um direito ofendido não reage, isso pode encorajar a ofensa de outros direitos seus, pois sua passividade leva à conclusão de que ela não pode ou não quer defender-se.” (DALLARI, Dalmo de Abreu. Viver em sociedade. São Paulo: Editora Moderna, 1985, p. 47).
Fragmento 2: A caminho do trabalho, no dia 1º de dezembro de 1955, uma costureira negra de 42 anos, Rosa Parks (1913-2005), moradora de Montgomery, capital do Alabama, nos EUA, tomou um ônibus, sentou-se numa poltrona situada ao meio para frente do veículo de transporte coletivo. Minutos depois, o motorista exigiu que ela e outros três trabalhadores negros cedessem seus lugares para passageiros brancos que embarcaram no ponto seguinte. Rosa Parks negou-se a cumprir a ordem do motorista. Foi, então, retirada do ônibus, detida e levada para a prisão. Em decorrência do seu ato, Rosa Parks enfrentou ameaças de morte, humilhações e teve até de se mudar de estado por não conseguir arranjar emprego no Alabama.
Os direitos são conquistas históricas decorrentes da luta dos grupos excluídos pela igualdade de todos perante o Estado e o exemplo de Parks, é emblemático, pois demonstra a postura de quem exige o respeito e seus direitos. (Resposta correta)
5) Na evolução dos direitos humanos, costumam-se classificar, as gerações dos direitos em quatro fases (Era dos Direitos), conforme seu processo de modificação histórica.
Assinale a alternativa que representa, correta e cronologicamente, essa classificação:
Direitos civis; direitos sociais; direitos que tem como destinatário o gênero humano, direito à diferença e à democracia (Resposta correta)