Buscar

Prévia do material em texto

1.
	Todo e qualquer investimento representa uma saída de caixa, do qual se tem expectativa de gerar entradas. Esta movimentação de caixa pode ser representada por uma série de fluxos de caixa convencionais e não convencionais. Quanto aos fluxos de caixa convencionais, como estes podem ser caracterizados?
	 a)
	Por investimentos fixos.
	 b)
	Por uma saída de caixa inicial e entradas fixas no decorrer de um período.
	 c)
	Por entradas de caixa.
	 d)
	Por saídas de caixa.
	2.
	O fluxo de caixa é a principal ferramenta para análise de investimentos. Sua formação compreende o investimento inicial, mais as entradas periódicas no decorrer do tempo futuro. Essa elaboração deverá ser precisa, porque, caso contrário, poderá levar um projeto ao fracasso. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à formação do investimento inicial:
	 a)
	O investimento inicial são recursos necessários para a execução de um projeto.
	 b)
	O investimento inicial demonstra o fluxo de caixa final do investimento ou projeto.
	 c)
	O investimento inicial compreende o somatório das entradas de caixa.
	 d)
	O investimento inicial expressa o valor presente líquido.
	3.
	A calculadora HP 12 C é uma calculadora financeira muito manuseada para a realização de cálculos financeiros. Normalmente, esses cálculos envolvem juros, taxas, amortização. A história salienta que essa calculadora teve seu lançamento em 1981 pela empresa Hewlett-Packardem (HP). Referente às teclas da calculadora HP 12 C, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Tecla "ON".
II - Tecla "CLx".
III - Teclas "f" "REG".
IV - Tecla "CHS".
(    ) Limpa a memória da calculadora.
(    ) Tecla que troca o sinal.
(    ) Limpa o visor da calculadora HP 12 C.
(    ) Tecla que liga a calculadora.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - III - I.
	 b)
	III - IV - II - I.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	III - IV - I - II.
	4.
	A composição da estrutura de capital dentro de uma organização deverá estar equilibrada, buscando um ponto de equilíbrio entre recursos próprios e de terceiros, objetivando a anulação de possíveis situações de riscos, que possam levar a empresa a uma situação de insolvência no futuro. Dentre esses, um se apresenta como uma possível situação de não conseguir cobrir custos operacionais. Qual é esse risco?
	 a)
	Risco financeiro.
	 b)
	Custo de agência.
	 c)
	Risco sistêmico.
	 d)
	Risco econômico.
	5.
	A avaliação de projetos de investimento envolve um conjunto de técnicas que buscam estabelecer parâmetros de sua viabilidade. Esses parâmetros podem ser expressos pelo payback, TIR e VPL. O payback é o prazo de retorno do investimento inicial, a TIR é a taxa interna de retorno, e o VPL é o Valor Presente Líquido, que resumidamente, considera-se o resultado dos fluxos de caixas, descontados a data zero pelo custo de capital do projeto e subtraído do investimento inicial. Referente às diversas técnicas de avaliação de projetos de investimento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Payback.
II- TIR.
III- VPL.
(    ) Representa a diferença entre os fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente pelo custo de oportunidade do capital e o investimento inicial. Se positivo deve ser aceito; e se negativo, rejeitado.
(    ) Representa o valor do custo de capital que torna o VPL nulo, sendo então uma taxa que remunera o valor investido no projeto.
(    ) Representa o prazo necessário para a recuperação do capital investido, podendo ser simples ou não.
(    ) Informa se o projeto de investimento aumentará o valor da empresa, bem como considera o valor do dinheiro no tempo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens; SIQUEIRA, Jose de Oliveira. Análise do risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do método de Monte Carlo. Caderno de pesquisas em Administração, v. 1, n. 6, p. 62-74, 1998.
	 a)
	III - I - II - III.
	 b)
	II - II - I - III.
	 c)
	III - II - I - III.
	 d)
	II - II - III - I.
	6.
	O método do Valor Presente Líquido é a principal ferramenta na seleção de novos projetos de investimentos, considerando uma taxa mínima de atratividade. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que está alinhada com o método Valor Presente Líquido (VLP):
	 a)
	O método VPL é uma técnica que visa a atualizar o fluxo de caixa projetado, considerando uma taxa mínima de atratividade.
	 b)
	O método VPL é uma técnica que visa a atualizar o fluxo de caixa projetado, considerando uma taxa interna de retorno.
	 c)
	O método VPL é uma técnica que visa a atualizar o fluxo de caixa projetado, não considerando uma taxa mínima de atratividade.
	 d)
	O método VPL é uma técnica que tem por objetivo determinar o tempo de retorno do capital investido.
	7.
	As empresas necessitam crescer; caso contrário, a tendência é sucumbirem perante a concorrência. Para uma organização alavancar seus negócios, só existem duas saídas: a aquisição de uma nova empresa ou a construção de um novo projeto. Essas ações envolvem risco, ou seja, exposição de fluxo de caixa projetado, sem a certeza de retorno absoluto. Para minimização do sacrifício, as organizações dispõem dos métodos de análise de investimentos, que são ferramentas indispensáveis nas projeções de risco e retorno, no estudo de viabilização de projetos. De acordo com essa premissa, analise as sentenças a seguir:
I- O método payback simples despreza o custo de capital.
II- O método do valor presente se caracteriza pela descapitalização do fluxo de caixa projetado.
III- O método da taxa interna de retorno é similar ao método do valor presente líquido.
IV- O método payback descontado considera o custo de capital. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	O fluxo de caixa apresenta as entradas e saídas de recursos financeiros diárias e futuras dentro de uma organização. Assinale a altenativa CORRETA que está relacionada a um fluxo de caixa operacional:
	 a)
	Empréstimos bancários.
	 b)
	Aquisição de imobilizado.
	 c)
	Produção e comercialização de produtos.
	 d)
	Capital disponível para resgate dos sócios.
	9.
	O Payback é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisão dos negócios nas empresas. Sua principal função em uma análise de investimento empresarial é visualizar quantos períodos serão necessários para recuperar o que foi investido. A partir desta conceituação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Payback expressa a quantidade de períodos necessários para recuperar o investimento.
(    ) O Payback simples não considera o custo do dinheiro, enquanto que o Payback descontado considera o custo do dinheiro no decorrer do tempo.
(    ) Neste método do Payback, o projeto é aceito quando o Payback for maior que o número de períodos aceitáveis.
(    ) O Payback simples considera apenas o investimento, enquanto que o Payback descontado desconta as entradas de caixa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	A seleção de alternativas de novos investimentos envolve um conjunto de ferramentas comumente aplicadas, as quais determinarão a viabilidade econômica e financeira do fluxo de caixa. Uma dessas ferramentas é a taxa interna de retorno (TIR). Sobre a TIR, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pode ser apurada de forma sistêmica para monitorar e avaliar os resultados de um projeto de investimento, sem considerar o custo de capital.
	 b)
	É representada pela soma dos fluxos apurados ou projetados em um investimento, porém determinados a valor presente.
	 c)
	Determina o ponto de equilíbrio, onde as receitas igualar-se-ão às despesas.
	 d)
	Trata-se da taxa dejuros empregada pelo investidor no capital investido, no projeto.
	Acadêmico:
	Debora Duane Custódio (956670)
	
	Disciplina:
	Contabilidade Áreas Diversas (CTB42)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:447526) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11230791
	Nota da Prova:
	9,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A composição das cooperativas centra-se em alguns pontos que precisam ser observados. Estas sociedades são estruturadas para atender a necessidades comuns e, para tanto, exigem regras claras e objetivas. Entende-se, deste modo, que é fundamental conhecer o papel ou a função de cada um dos membros envolvidos, sua função, responsabilidades, atribuições e também direitos. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nas sociedades cooperativas, todos têm direito ao voto, dependendo da quantidade de quotas que possuem.
(    ) Nas cooperativas, os cooperados assumem o papel de sócio e de cliente, sendo que o último é o que gera maior resultado. 
(    ) Como o objetivo da sociedade cooperativa é a prestação de serviços aos seus cooperados, estes têm como condição única de participação na sociedade a utilização desses serviços como beneficiários, ou seja, como clientes.
(    ) Nas sociedades cooperativas, a responsabilidade dos associados pode ser limitada ou ilimitada, isso dependerá exclusivamente de como estará disposto no estatuto da sociedade.
(    ) Nas sociedades cooperativas, o resultado positivo pode ser lucro, quando for relativo a atos cooperativos, ou sobras, quando for relativo a atos não cooperativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F - F.
	 c)
	V - F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V - F.
	2.
	Os resultados obtidos por atos cooperativos são sobras, e com atos não cooperativos são lucros. A separação destes atos é fundamental para o registro contábil evidenciar a realidade dos fatos. Quanto ao lançamento contábil de transferência das sobras e dos lucros, realizado no encerramento do exercício, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Lucros a Distribuir.
Crédito - Sobras a Distribuir.
	 b)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Saldo à disposição da AGO.
	 c)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - Sobras do Exercício.
Crédito - Lucro do Exercício.
	 d)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Saldo a Distribuir.
	3.
	As cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados e por sua vez, a Sociedade Anônima, também chamada de companhia ou sociedade por ações, é nome dado a uma empresa com fins lucrativos que tem seu capital dividido em ações e a responsabilidade de seus sócios (acionistas) limitada ao preço da emissão das ações subscritas (lançadas para aumento de capital) ou adquiridas. Os sócios são chamados de acionistas e têm responsabilidade limitada ao preço das ações adquiridas. Sobre a diferença das sociedades cooperativas e das sociedades anônimas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cooperativa realiza venda de produtos de seus cooperados ao mercado, cujo ato é próprio à qualidade do lucro, porém a venda tem como beneficiário direto o cooperado.
(    ) A sociedade cooperativa também estará subordinada ao Direito Comercial e aos demais ramos do direito, bastando para isso a existência do pressuposto da incidência. 
(    ) O papel da sociedade cooperativa é aquele que exatamente motivou a sua existência, a sua criação, ou seja, o de unir pessoas com interesse único de, através da união de forças, melhorar a capacidade de negociação e de penetração em mercados com o objetivo de ter melhores resultados para cada um deles.
(    ) Tudo o que for obtido de sobras na negociação (o lucro gerado em função do capital investido), será revertido em sua totalidade para a sociedade empresária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	A cooperativa COOPERA opera com produtos de cooperados e de terceiros. Em 30/09/X0, o cooperado Francisco entregou 2.200 kg do produto XYZ à cooperativa pelo preço fixado de R$ 2,00. Por simplificação, vamos considerar a operação sem impostos. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta fielmente o lançamento contábil relativo a essa operação:
	 a)
	Débito - Estoques de cooperados.
Crédito - Fornecedores.
	 b)
	Débito - Estoques - Atos cooperativos - Francisco.
Crédito - Obrigações com associados - Francisco - Produção a pagar.
	 c)
	Débito - Estoques - Operações com cooperados - Francisco.
Crédito - Obrigações com associados - Francisco - Produção a pagar.
	 d)
	Débito - Estoques de não cooperados.
Crédito - Fornecedores.
	5.
	Entre as diferentes maneiras de constituição das pessoas jurídicas, encontram-se as cooperativas, que contribuem para atender às necessidades de um determinado grupo, chamado de associados. Em função das particularidades que estas sociedades apresentam, assinale a alternativa CORRETA que descreve como são conhecidas estas sociedades e qual seu principal objetivo:
	 a)
	De pessoas - prestação de serviços aos associados.
	 b)
	De capital - prestação de serviços terceiros.
	 c)
	De pessoas - prestação de serviços a bancos e aporte de recursos para os associados.
	 d)
	De capital - prestação de serviços a órgãos públicos e intermediando empréstimos para terceiros.
	6.
	As sociedades cooperativas não têm como finalidade a obtenção de lucros, suas atividades estão voltadas para sua manutenção e continuidade. Na prática, estas sociedades não registram receitas e despesas. Sobre as nomenclaturas de entrada no plano de contas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ingressos e dispêndios.
	 b)
	Lucros e perdas.
	 c)
	Sobras e gastos.
	 d)
	Resultados e desembolsos.
	7.
	A história dos operários tecelões de Rochdale - "Pioneiros de Rochdale" - situada no condado de Lancashire, na cidade de Manchester, na Inglaterra, tem sido a grande referência para o cooperativismo moderno. A Inglaterra do início do século XIX passava por uma séria crise, reflexo da luta entre os antigos condados herdados dos senhores feudais, os tecelões e a era industrial. Prejudicados pelo novo modelo econômico que substituiu o trabalho artesanal pela produção industrial, os trabalhadores viram multiplicar os problemas básicos e as dificuldades de sobrevivência humana: falta de moradia, acesso à educação, saúde e alimentação e o alto índice de desemprego, em virtude da mão de obra excedente. Diante dessa situação tão difícil, os trabalhadores passaram a buscar alternativas viáveis, que pudessem garantir a sobrevivência e o sustento de suas famílias. A partir da história de Rochdale, o movimento cooperativista foi se alastrando e crescendo em todo o mundo, porém sempre respeitando os mesmos princípios, que foram metodizados pela Aliança Cooperativa Internacional - ACI -, e apresentados em Londres, no ano de 1934. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Adesão livre.
II- Forte Controle Autocrático para evitar evasão dos recursos.
III- Evolução e retorno sobre as compras.
IV- Juro limitado ao capital.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	A representação das operações com os associados nas cooperativas realiza-se através de subdivisões que evidenciam clareza para as movimentações e permitem acompanhamento contínuo dos cooperados. Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sobras a distribuir.
II- Adiantamento.III- Pró-Labore a pagar.
IV- Capital Social a restituir.
(    ) Valores entregues pelos cooperados à cooperativa, para que esta entregue em um futuro breve e acordado bens e serviços.
(    ) Será deliberado pela assembleia geral, e a contabilização será feita a crédito desta conta.
(    ) Destina-se aos sócios que exercem atividades executivas dentro da empresa, porém é fixada em assembleia geral.
(    ) Valores recebidos, pelos associados, ao sair da sociedade por livre decisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - II - III.
	 b)
	II - I - III - IV.
	 c)
	III - I - IV - II.
	 d)
	IV - II - III - I.
	9.
	Em 21 de dezembro de 1844 no bairro de Rochdale, em Manchester (Inglaterra), 27 tecelões e uma tecelã fundaram a "Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale" com o resultado da economia mensal de uma libra de cada participante durante um ano. Diante desses aspectos, os estatutos sociais desses cooperados tinham por premissa a execução de alguns projetos. Sobre esses projetos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Abrir um armazém para a venda de gêneros alimentícios, vestuários etc.
(    ) Comprar ou construir empresas lucrativas para os membros que queriam ajudar-se mutuamente, a fim de melhorar as condições de sua vida financeira e alcançar o melhor "status" social.
(    ) Fabricar artigos que os associados julgassem convenientes, com o objetivo de proporcionar trabalho aos membros desempregados e subempregados.
(    ) Com o fim de propagar a abstinência, a sociedade abrirá, em um de seus locais, um estabelecimento de temperança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	10.
	As cooperativas lançam os resultados do exercício na conta sobras ou perdas à disposição da assembleia geral. Com relação à distribuição do resultado apurado pela cooperativa, quando esta apresentar perdas, como se deve proceder?
	 a)
	A cooperativa, quando apurar perdas no exercício, não fará nada, apenas reduzirá o seu capital, assim que houver a deliberação da assembleia geral.
	 b)
	A cooperativa, quando apurar perdas no exercício, deve compensá-las com o FATES, assim que houver a deliberação da assembleia geral.
	 c)
	A cooperativa, quando apurar perdas no exercício, deve rateá-las entre os associados, quando da deliberação da assembleia geral pela reposição das perdas apuradas.
	 d)
	A cooperativa, quando apurar perdas no exercício, deve registrar em valores futuros a compensar, assim que houver a deliberação da assembleia geral.
	Disciplina:
	Contabilidade Áreas Diversas (CTB42)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:447526) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9677358
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	A participação de pessoa física ou jurídica como acionista de uma sociedade de capital se dá pelo motivo único de obtenção de ganho financeiro com esta participação. Esta afirmação se refere a qual item dentro das diferenças entre a sociedade cooperativa e a sociedade de capital?
	 a)
	Responsabilidade dos Cooperados.
	 b)
	Participação nas Operações da Sociedade.
	 c)
	Remuneração do Capital Aplicado.
	 d)
	Distribuição de Resultados.
	2.
	Em 31/12/X1, a Cooperativa COOPERA efetua o seguinte lançamento contábil:
Débito: Lucro do Exercício.
Débito: Sobras do Exercício.
Crédito: Saldo à Disposição da AGO.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a descrição dos fatos relativos ao lançamento efetuado:
	 a)
	Registro das destinações legais.
	 b)
	Registro da Distribuição de Sobras e Lucro aos associados.
	 c)
	Registro da baixa de Reserva Legal e realização da RATES.
	 d)
	Registro da Distribuição de Sobras e Lucro, para posterior destinação legal.
	3.
	Deve-se realizar a separação entre atos cooperativos e atos não cooperativos, com o objetivo de identificar e quantificar os elementos que integram estes grupos. Os dispêndios e as despesas operacionais também estão inseridos em atos cooperativos e não cooperativos. Assinale a alternativa CORRETA que define os dispêndios e despesas operacionais:
	 a)
	São as diferenças entre ingressos e receitas líquidas dos serviços prestados.
	 b)
	São gastos para promover e administrar as vendas dos cooperados.
	 c)
	São gastos que sofrem rateios, por serem comuns para a administração e vendas.
	 d)
	São os gastos incorridos relativos à administração, vendas e financiamento da operação.
	4.
	Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para fazer frente as suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais comuns por meio de uma empresa de propriedade conjunta e democraticamente controlada. Seus pilares baseiam-se na igualdade de direitos entre os sócios e na não apropriação do trabalho alheio, além de eliminar a figura do atravessador das relações. Sobre a classificação legal de constituição das cooperativas singulares ou de 1º grau, analise as sentenças a seguir:
I- As cooperativas singulares devem ser formadas por um número mínimo de 30 pessoas físicas.
II- Nas cooperativas singulares são excepcionalmente permitidas a admissão de pessoas jurídicas que tenham por objeto as mesmas ou correlatas atividades econômicas das pessoas físicas ou, ainda, aquelas sem fins lucrativos.
III- Essas cooperativas se caracterizam pela prestação direta de serviços aos associados.
IV- São exemplos de cooperativas singulares: cooperativas de produtores; cooperativas de consumo; cooperativas de crédito, entre outras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	Na cooperativa, a distribuição das sobras e dos lucros é proporcional à função de cada cooperado nos serviços prestados pela sociedade cooperativa. Assim, quando se tem sobras ou lucros nas cooperativas, pode-se afirmar que sua origem está associada a um elemento. Sobre esse elemento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nas despesas e atos não cooperativos relacionados à administração.
	 b)
	Nos atos cooperativos e atos não cooperativos.
	 c)
	Nos gastos incorridos e dispêndios relativos à administração.
	 d)
	Nos registros de dispêndios e ingressos financeiros.
	6.
	Toda sociedade de capital, ao ser criada, gera para seus sócios algumas expectativas, nas cooperativas os direitos e os deveres dos cooperados também estão atrelados à sua participação. Logo, havendo o reconhecimento através de assembleia geral de um resultado favorável ou não para um período, este também é compartilhado entre os membros da cooperativa. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Direito a voto.
II- Distribuição dos resultados.
III- Responsabilidade dos cooperados.
(    ) Nas Sociedades Cooperativas, a responsabilidade dos associados pode ser limitada ou ilimitada.
(    ) Quando a cooperativa apresenta sobras, estas deverão ser distribuídas/rateadas entre os sócios.
(    ) Na Sociedade Cooperativa, cada associado tem direito a um voto, independentemente da quantidade de quotas que possua.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - II - I.
	7.
	A história dos operários tecelões de Rochdale - "Pioneiros de Rochdale" - situada no condado de Lancashire, na cidade de Manchester, na Inglaterra, tem sido a grande referência para o cooperativismo moderno. A Inglaterra do início do século XIX passava por uma séria crise, reflexo da luta entre os antigos condados herdados dos senhores feudais, os tecelões e a era industrial. Prejudicados pelo novo modelo econômico que substituiu o trabalho artesanal pela produção industrial, os trabalhadores viram multiplicar os problemas básicose as dificuldades de sobrevivência humana: falta de moradia, acesso à educação, saúde e alimentação e o alto índice de desemprego, em virtude da mão de obra excedente. Diante dessa situação tão difícil, os trabalhadores passaram a buscar alternativas viáveis, que pudessem garantir a sobrevivência e o sustento de suas famílias. A partir da história de Rochdale, o movimento cooperativista foi se alastrando e crescendo em todo o mundo, porém sempre respeitando os mesmos princípios, que foram metodizados pela Aliança Cooperativa Internacional - ACI -, e apresentados em Londres, no ano de 1934. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Adesão livre.
II- Forte Controle Autocrático para evitar evasão dos recursos.
III- Evolução e retorno sobre as compras.
IV- Juro limitado ao capital.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	Um dos objetivos das cooperativas é prestar serviços aos cooperados. Neste ciclo, encontram-se os elementos produtores e de consumo. Quando a sua composição está integrada por estes dois elementos, estas cooperativas recebem uma definição. Sobre essa definição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Cooperativa mista.
	 b)
	Cooperativa de crédito.
	 c)
	Cooperativas de trabalho.
	 d)
	Cooperativas habitacionais.
	
	Pela natureza das sociedades cooperativas, havia a necessidade de criar uma norma específica para atender às demandas destas sociedades. As alterações na nomenclatura das contas contábeis foram criadas com este objetivo. Sobre as movimentações das sociedades cooperativas, através das contas contábeis, analise as afirmativas a seguir:
I- No grupo do Patrimônio Líquido, a conta Capital Social será identificada como capital apenas.
II- A conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados será denominada de sobras ou perdas.
III- Não haverá o grupo do disponível - caixa, bancos etc. - nas cooperativas.
IV- A conta fornecedores não deverá ter saldo no final do exercício pelas atividades cooperativas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 9 foi Cancelada.
	10.
	A COOPSAÚDE VIVA é uma cooperativa constituída por associados de cooperativas singulares. Assim, a COOPSAÚDE VIVA deve ser constituída com, no mínimo, três destas cooperativas, podendo também, excepcionalmente, admitir associados individuais. Como é conhecido este tipo de cooperativa?
	 a)
	Cooperativas Singulares ou de 1º Grau.
	 b)
	Cooperativas Centrais ou Federações de Cooperativas ou de 2º Grau.
	 c)
	Confederações de Cooperativas ou de 3º Grau.
	 d)
	Sistema Cooperativista.
	1.
	Em 31/12/X1, a Cooperativa COOPERA efetua o seguinte lançamento contábil:
Débito: Lucro do Exercício.
Débito: Sobras do Exercício.
Crédito: Saldo à Disposição da AGO.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a descrição dos fatos relativos ao lançamento efetuado:
	 a)
	Registro das destinações legais.
	 b)
	Registro da Distribuição de Sobras e Lucro, para posterior destinação legal.
	 c)
	Registro da baixa de Reserva Legal e realização da RATES.
	 d)
	Registro da Distribuição de Sobras e Lucro aos associados.
	2.
	A COOPSAÚDE VIVA é uma cooperativa constituída por associados de cooperativas singulares. Assim, a COOPSAÚDE VIVA deve ser constituída com, no mínimo, três destas cooperativas, podendo também, excepcionalmente, admitir associados individuais. Como é conhecido este tipo de cooperativa?
	 a)
	Cooperativas Centrais ou Federações de Cooperativas ou de 2º Grau.
	 b)
	Cooperativas Singulares ou de 1º Grau.
	 c)
	Confederações de Cooperativas ou de 3º Grau.
	 d)
	Sistema Cooperativista.
	3.
	As sociedades cooperativas não têm como finalidade a obtenção de lucros, suas atividades estão voltadas para sua manutenção e continuidade. Na prática, estas sociedades não registram receitas e despesas. Sobre as nomenclaturas de entrada no plano de contas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sobras e gastos.
	 b)
	Lucros e perdas.
	 c)
	Ingressos e dispêndios.
	 d)
	Resultados e desembolsos.
	4.
	As sociedades cooperativas que apresentam resultado positivo como lucro se provém de atos não cooperativos, ou sobras, quando for relativo a atos cooperativos. Com base nesta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nas sociedades cooperativas, o maior objetivo dos sócios é a satisfação das necessidades, através dos serviços prestados pela cooperativa.
(    ) Nas cooperativas, os cooperados assumem o papel de cliente, pois é o que gera maior resultado. 
(    ) Nas sociedades cooperativas, a participação nas operações como cliente é uma condição para a adesão como cooperado, pois este é o objetivo da sociedade cooperativa.
(    ) Nas sociedades cooperativas, a responsabilidade dos associados deve ser limitada, exclusivamente de como estará disposto no estatuto da sociedade.
(    ) Nas sociedades cooperativas, o resultado positivo pode ser lucro, quando for relativo a atos cooperativos, ou sobras, quando for relativo a atos não cooperativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V - F.
	5.
	A composição das cooperativas centra-se em alguns pontos que precisam ser observados. Estas sociedades são estruturadas para atender a necessidades comuns e, para tanto, exigem regras claras e objetivas. Entende-se, deste modo, que é fundamental conhecer o papel ou a função de cada um dos membros envolvidos, sua função, responsabilidades, atribuições e também direitos. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nas sociedades cooperativas, todos têm direito ao voto, dependendo da quantidade de quotas que possuem.
(    ) Nas cooperativas, os cooperados assumem o papel de sócio e de cliente, sendo que o último é o que gera maior resultado. 
(    ) Como o objetivo da sociedade cooperativa é a prestação de serviços aos seus cooperados, estes têm como condição única de participação na sociedade a utilização desses serviços como beneficiários, ou seja, como clientes.
(    ) Nas sociedades cooperativas, a responsabilidade dos associados pode ser limitada ou ilimitada, isso dependerá exclusivamente de como estará disposto no estatuto da sociedade.
(    ) Nas sociedades cooperativas, o resultado positivo pode ser lucro, quando for relativo a atos cooperativos, ou sobras, quando for relativo a atos não cooperativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F - V.
	6.
	A representação das operações com os associados nas cooperativas realiza-se através de subdivisões que evidenciam clareza para as movimentações e permitem acompanhamento contínuo dos cooperados. Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sobras a distribuir.
II- Adiantamento.
III- Pró-Labore a pagar.
IV- Capital Social a restituir.
(    ) Valores entregues pelos cooperados à cooperativa, para que esta entregue em um futuro breve e acordado bens e serviços.
(    ) Será deliberado pela assembleia geral, e a contabilização será feita a crédito desta conta.
(    ) Destina-se aos sócios que exercem atividades executivas dentro da empresa, porém é fixada em assembleia geral.
(    ) Valores recebidos, pelos associados, ao sair da sociedade por livre decisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - II - III.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	IV - II - III - I.
	 d)
	II - I - III - IV.
	7.
	As cooperativas são uma sociedade de pessoas e não de capital, regidas por umestatuto. A distribuição de acordo com o estatuto dos saldos de lucros e sobras é colocada à disposição da assembleia. Transferem-se das sobras 10% para RATES e 10% para reserva legal. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o lançamento contábil feito no encerramento do exercício:
	 a)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - Reserva Legal - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 b)
	Débito - Sobras e Lucros a Distribuir.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - RATES - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 c)
	Débito - Sobras e Lucros a Distribuir.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - Reserva Legal - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 d)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - RATES - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	8.
	A participação de pessoa física ou jurídica como acionista de uma sociedade de capital se dá pelo motivo único de obtenção de ganho financeiro com esta participação. Esta afirmação se refere a qual item dentro das diferenças entre a sociedade cooperativa e a sociedade de capital?
	 a)
	Participação nas Operações da Sociedade.
	 b)
	Distribuição de Resultados.
	 c)
	Remuneração do Capital Aplicado.
	 d)
	Responsabilidade dos Cooperados.
	9.
	As sociedades cooperativas distinguem-se das demais sociedades por características próprias. No entanto, assemelham-se às demais sociedades, pois contabilmente suas atividades necessitam de registro, acompanhamento e análise constante para exposição aos cooperados e as informações dos processos de decisão que contribuem para sua continuidade. Com base nesta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Adesão voluntária, com número ilimitado de associados, impossibilidade técnica de prestação de serviços.
(    ) Complexidade do capital social representado por quotas-partes.
(    ) Não ter acesso às quotas-partes do capital de terceiros, estranhos à sociedade.
(    ) Retorno das sobras líquidas do exercício, proporcionalmente às operações realizadas pelo associado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	10.
	Um dos objetivos das cooperativas é prestar serviços aos cooperados. Neste ciclo, encontram-se os elementos produtores e de consumo. Quando a sua composição está integrada por estes dois elementos, estas cooperativas recebem uma definição. Sobre essa definição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Cooperativa mista.
	 b)
	Cooperativas habitacionais.
	 c)
	Cooperativas de trabalho.
	 d)
	Cooperativa de crédito.
	Disciplina:
	Contabilidade Áreas Diversas (CTB42)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443861) ( peso.:1,50)
	Nota da Prova:
	9,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Fazenda Boitantã registrou sua movimentação de estoque conforme a tabela a seguir. Considerando que não houve movimentação de compra, venda, nascimento e mortes nesse período e que o estoque em 19X0 era zero, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o resultado econômico acumulado em 19X4:
	
	 a)
	R$ 500,00 de lucro.
	 b)
	R$ 2.475,00 de prejuízo.
	 c)
	R$ 73.525,00 de lucro.
	 d)
	R$ 575,00 de prejuízo.
	2.
	A atividade pecuária é um segmento da atividade rural com características específicas. Apresenta em seu plano de contas o grupo dos estoques. Quanto à valorização dos estoques, trabalha-se com duas maneiras na atividade pecuária. Sobre as maneiras de valorização dos estoques na atividade pecuária, analise as opções a seguir:
I- Método de custo.
II- Média ponderada.
III- PEPS.
IV- Método a valor de mercado.
V- UEPS.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções III e V estão corretas.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.
	3.
	A fazenda Santa Tereza fez o levantamento do custo com o rebanho em determinado período, que foi de R$ 32.000,00, incluindo manutenção do rebanho de reprodução e depreciação, exaustão da pastagem e conservação, salários de pessoal da fazenda, com veterinário, medicamentos, sal e rações (custo do rebanho em formação e outros custos da fazenda). Considerando as movimentações, analise as sentenças a seguir:
I- O lançamento contábil que identifica a movimentação é: Débito - Custo do Rebanho em Formação - R$ 32.000,00 (Depreciação, exaustão da pastagem e conservação, salários de pessoal da fazenda, com veterinário, medicamentos, sal e rações etc.). Crédito - Disponível e/ou fornecedores e/ou depreciação acumulada - R$ 32.000,00.
II- Neste momento, as contas de depreciação e exaustão não devem ser consideradas para a apuração do custo do rebanho.
III- O profissional veterinário está inserido na composição deste custo, pois agrega-se diretamente ao custo do produto (gado).
IV- Para a composição deste custo, não incorre a necessidade de acompanhamento durante a formação do produto (gado).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	Na contabilidade agrícola, os procedimentos contábeis ficam por conta do tipo de cultura que se trabalha, respeitando-se todos os períodos do plantio à colheita. Com relação aos tipos de culturas na atividade agrícola, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cultura permanente formada.
II- Cultura temporária em formação.
III- Produto agrícola.
IV- Colheita em andamento.
(    ) Conta a ser debitada quando do término da colheita da cultura permanente e/ou cultura temporária.
(    ) Conta que será usada como base de cálculo para a depreciação ou exaustão da cultura permanente. 
(    ) Conta em que serão contabilizados todos os custos de depreciação e exaustão da cultura permanente.
(    ) Conta em que serão contabilizados todos os custos de plantio da cultura temporária.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	III - I - IV - II.
	 d)
	II - III - I - IV.
	5.
	Nas questões relativas a critérios e formas de contabilização da atividade pecuária, esta apresenta particularidades, que devem ser consideradas. Em seu plano de contas no grupo imobilizado, é apresentada a subdivisão para a conta rebanho, que é integrada por dois subgrupos. Sobre os subgrupos da conta rebanho, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Bezerros - reprodutores.
	 b)
	Bezerros - matrizes.
	 c)
	Reprodutores - matrizes.
	 d)
	Novilhas - bezerros.
	6.
	As receita com vendas e o custo do produto vendido fazem parte da avaliação dos estoques pelo método de valorização quando se trata da atividade pecuária. A composição do custo e a sua alocação será realizada de modo preciso. Quanto à atividade pecuária, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na apuração do valor do estoque, são consideradas as matrizes e os reprodutores para o rateio dos custos de manutenção do rebanho.
	 b)
	O custo de manutenção do rebanho no período será rateado entre o total de cabeças de gado do rebanho, subtraindo-se o custo de manutenção das matrizes e dos touros reprodutores.
	 c)
	Quando a valorização dos estoques é pelo método de custo, o resultado do exercício é apurado independentemente da realização de vendas.
	 d)
	No método de valorização dos estoques ao custo, o rateio dos custos do período é feito proporcionalmente à quantidade de cabeças de gado por era (idade) e sexo (machos e fêmeas).
	7.
	Durante o ano de 2005, na Fazenda Santa Tereza nasceram 80 bezerros. Deste total, 40 eram machos (valor de R$ 18.000,00) e 40 fêmeas (valor de R$ 18.000,00). No início do ano de 2006, o primeiro lançamento a ser feito é o de transferência de era. O objetivo deste lançamento é mudar o estoque para outra conta, que represente a idade correta do gado a ser contabilizado.De acordo com estas informações, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o lançamento para a transferência de era:
	 a)
	Crédito - Novilhos de 13 a 24 meses (40 machos, nascidos em 2005) - R$ 18.000,00.
Débito - Novilhos de 25 a 36 meses (40 machos, nascidos em 2005) - R$ 18.000,00.
	 b)
	Débito - Animais nascidos em 2005 - R$ 36.000,00.
Crédito - Caixa e/ou bancos e/ou fornecedores - R$ 36.000,00.
	 c)
	Débito - Novilhos de 13 a 24 meses (40 machos, nascidos em 2005) - R$ 18.000,00.
Débito - Novilhas de 13 a 24 meses (40 fêmeas, nascidas em 2005) - R$ 18.000,00.
Crédito - Bezerros de 0 a 12 meses (40 machos, nascidos em 2005) - R$ 18.000,00.
Crédito - Bezerras de 0 a 12 meses (40 fêmeas, nascidas em 2005) - R$ 18.000,00.
	 d)
	Débito - Caixa e/ou bancos e/ou fornecedores - R$ 36.000,00.
Crédito - Animais nascidos em 2005 - R$ 36.000,00.
	8.
	As hortaliças consistem em uma cultura que está pronta para a comercialização a partir da colheita. Para a contabilidade rural, o ato de transferir os custos de produção para a conta de produtos agrícolas resulta em um reconhecimento. Sobre o conceito de reconhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O resultado do exercício.
	 b)
	O orçamento para uma nova safra.
	 c)
	O término da colheita.
	 d)
	O novo ano civil.
	9.
	Na atividade pecuária, o gado reprodutor possui uma vida útil, e para um comparativo é considerada a moda, uma medida estatística, ou a matriz mestiça, que também serve para estimar a vida útil. Quanto ao prazo de vida útil utilizando a matriz mestiça, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Cinco anos.
	 b)
	Quatro anos.
	 c)
	Sete anos.
	 d)
	Oito anos.
	10.
	Em certos produtos, o processo de produção apresenta características especiais, como crescimento ou acréscimo de valor natural. A atividade pecuária valoriza seus estoques pelo método de custo. O custo de manutenção do rebanho ocorrerá pela:
	 a)
	Contabilização nos estoques, do custo do rebanho.
	 b)
	Superveniência ativa contabilizada no resultado do exercício.
	 c)
	Superveniência ativa menos o valor do estoque.
	 d)
	Soma ao valor do estoque.
Parte inferior do formulário
AVALIAÇÃO 2 
	
	Disciplina:
	Contabilidade Áreas Diversas (CTB42)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:443858) ( peso.:1,50)
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em 21 de dezembro de 1844 no bairro de Rochdale, em Manchester (Inglaterra), 27 tecelões e uma tecelã fundaram a "Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale" com o resultado da economia mensal de uma libra de cada participante durante um ano. Diante desses aspectos, os estatutos sociais desses cooperados tinham por premissa a execução de alguns projetos. Sobre esses projetos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Abrir um armazém para a venda de gêneros alimentícios, vestuários etc.
(    ) Comprar ou construir empresas lucrativas para os membros que queriam ajudar-se mutuamente, a fim de melhorar as condições de sua vida financeira e alcançar o melhor "status" social.
(    ) Fabricar artigos que os associados julgassem convenientes, com o objetivo de proporcionar trabalho aos membros desempregados e subempregados.
(    ) Com o fim de propagar a abstinência, a sociedade abrirá, em um de seus locais, um estabelecimento de temperança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	Na cooperativa, a distribuição das sobras e dos lucros é proporcional à função de cada cooperado nos serviços prestados pela sociedade cooperativa. Assim, quando se tem sobras ou lucros nas cooperativas, pode-se afirmar que sua origem está associada a um elemento. Sobre esse elemento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nos registros de dispêndios e ingressos financeiros.
	 b)
	Nos gastos incorridos e dispêndios relativos à administração.
	 c)
	Nos atos cooperativos e atos não cooperativos.
	 d)
	Nas despesas e atos não cooperativos relacionados à administração.
	3.
	A representação das operações com os associados nas cooperativas realiza-se através de subdivisões que evidenciam clareza para as movimentações e permitem acompanhamento contínuo dos cooperados. Diante disso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sobras a distribuir.
II- Adiantamento.
III- Pró-Labore a pagar.
IV- Capital Social a restituir.
(    ) Valores entregues pelos cooperados à cooperativa, para que esta entregue em um futuro breve e acordado bens e serviços.
(    ) Será deliberado pela assembleia geral, e a contabilização será feita a crédito desta conta.
(    ) Destina-se aos sócios que exercem atividades executivas dentro da empresa, porém é fixada em assembleia geral.
(    ) Valores recebidos, pelos associados, ao sair da sociedade por livre decisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - IV.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	I - IV - II - III.
	 d)
	IV - II - III - I.
	4.
	As sociedades cooperativas não têm como finalidade a obtenção de lucros, suas atividades estão voltadas para sua manutenção e continuidade. Na prática, estas sociedades não registram receitas e despesas. Sobre as nomenclaturas de entrada no plano de contas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sobras e gastos.
	 b)
	Ingressos e dispêndios.
	 c)
	Resultados e desembolsos.
	 d)
	Lucros e perdas.
	5.
	As cooperativas de produtores são formadas essencialmente por pequenos produtores rurais, ou até mesmo da zona urbana. O objetivo principal é contribuir para agilizar o escoamento da produção agropecuária da melhor maneira possível e maximizar os resultados com o aumento do poder de negociação e da eliminação de intermediários. Um produtor de soja, por exemplo, pode vender toda a sua produção para uma cooperativa de produtores agrícolas, sem ter que se preocupar em correr atrás de compradores e de bons preços para seus produtos. Sobre as características das cooperativas de produtos, principalmente com relação às características das cooperativas de consumo, analise as sentenças a seguir:
I- As cooperativas de consumo podem ser apenas as fechadas à adesão de novos membros.
II- As cooperativas fechadas são aquelas que nascem principalmente da iniciativa de instituições governamentais, com a finalidade de atender especificamente as necessidades destes.
III- A administração da cooperativa e a sua operacionalização são feitas por profissionais contratados por ela.
IV- A preocupação na cooperativa de consumo é a eliminação de intermediários e especuladores, que oneram os preços dos produtos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	A história dos operários tecelões de Rochdale - "Pioneiros de Rochdale" - situada no condado de Lancashire, na cidade de Manchester, na Inglaterra, tem sido a grande referência para o cooperativismo moderno. A Inglaterra do início do século XIX passava por uma séria crise, reflexo da luta entre os antigos condados herdados dos senhores feudais, os tecelões e a era industrial. Prejudicados pelo novo modelo econômico que substituiu o trabalho artesanal pela produção industrial, os trabalhadores viram multiplicar os problemas básicos e as dificuldades de sobrevivência humana: falta de moradia, acesso à educação, saúde e alimentação e o alto índice de desemprego, em virtude da mão de obra excedente. Diante dessa situação tão difícil, os trabalhadores passaram a buscar alternativas viáveis, que pudessem garantir a sobrevivência e o sustento de suas famílias. A partir da história de Rochdale, o movimento cooperativista foi se alastrando e crescendo em todo o mundo, porém sempre respeitando os mesmos princípios, que foram metodizados pela Aliança Cooperativa Internacional - ACI -, e apresentadosem Londres, no ano de 1934. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Adesão livre.
II- Forte Controle Autocrático para evitar evasão dos recursos.
III- Evolução e retorno sobre as compras.
IV- Juro limitado ao capital.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	7.
	As cooperativas são uma sociedade de pessoas e não de capital, regidas por um estatuto. A distribuição de acordo com o estatuto dos saldos de lucros e sobras é colocada à disposição da assembleia. Transferem-se das sobras 10% para RATES e 10% para reserva legal. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o lançamento contábil feito no encerramento do exercício:
	 a)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - Reserva Legal - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 b)
	Débito - Sobras e Lucros a Distribuir.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - RATES - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 c)
	Débito - Sobras e Lucros a Distribuir.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - Reserva Legal - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 d)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - RATES - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	8.
	As cooperativas criadas em fins do século XIX, apesar de serem consideradas as primeiras cooperativas fundadas no Brasil, estas tinham seus próprios modelos organizacionais adaptados a partir do modelo Rochdaleano, trazido pelo médico francês Jean Maurice Faivre, que com um grupo de colonos europeus inspirados nos ideais humanistas de Charles Fourier, deu origem à colônia Tereza Cristina, no Paraná, em 1847. Com relação ao movimento cooperativista no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- A partir da área urbana.
II- Em 1902 surgiram as cooperativas de crédito no Rio Grande do Sul, por iniciativa do padre suíço Theodor Amstadt.
III- A partir de 1906, nasceram e se desenvolveram as cooperativas no meio industrial.
IV- Os imigrantes trouxeram de seus países de origem a bagagem cultural, o trabalho associativo e a experiência de atividades familiares comunitárias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	Toda sociedade de capital, ao ser criada, gera para seus sócios algumas expectativas, nas cooperativas os direitos e os deveres dos cooperados também estão atrelados à sua participação. Logo, havendo o reconhecimento através de assembleia geral de um resultado favorável ou não para um período, este também é compartilhado entre os membros da cooperativa. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Direito a voto.
II- Distribuição dos resultados.
III- Responsabilidade dos cooperados.
(    ) Nas Sociedades Cooperativas, a responsabilidade dos associados pode ser limitada ou ilimitada.
(    ) Quando a cooperativa apresenta sobras, estas deverão ser distribuídas/rateadas entre os sócios.
(    ) Na Sociedade Cooperativa, cada associado tem direito a um voto, independentemente da quantidade de quotas que possua.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - I - III.
	10.
	O cooperativismo surgiu no Brasil em meados do século XIX, como iniciativa privada, e a atual Lei n. 5.764, de 16 de dezembro de 1971 vieram a dar-lhe forma própria, considerada, no entanto, como sociedade "sui generis" que estabelece de forma legal a atividade cooperativa no Brasil, em que, uma cooperativa é uma entidade constituída por pessoas físicas ou jurídicas, objetivando a frutificação de seus recursos, especialmente serviços, ou num sentido mais amplo, uma associação que objetiva participação na vida econômica, cujos valores são a ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade, onde os valores éticos se sobressaem, representados pela transparência, honestidade, responsabilidade social e preocupação com o semelhante. Com base nestes aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cooperativas são sociedades de entidades jurídicas com a finalidade de exploração econômica.
(    ) Na sociedade cooperativa, o fator principal para o sucesso do empreendimento são os sócios. 
(    ) A sociedade cooperativa tem seu objetivo voltado à prestação de serviços aos próprios associados.
(    ) A sociedade cooperativa se diferencia, pois realiza também atos de comércio, ainda que em nome de seus cooperados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
Parte inferior do formulário
	1.
	O objetivo do Pronunciamento CPC 17 é o de estabelecer o tratamento contábil das receitas e custos relativos aos contratos de construção. De acordo com a natureza das atividades empreendidas nos contratos de construção, a data em que a atividade contratual se inicia e a data em que a atividade se completa usualmente acontecem em diferentes períodos contábeis. O contrato de construção é um contrato especificamente negociado para a construção de um ativo ou um conjunto de ativos que são intimamente inter-relacionados ou interdependentes em termos de seu projeto, tecnologia e função, ou do propósito ou uso final. De acordo com essas premissas, disserte sobre as regras que estabelecem os contratos que cobrem vários ativos.
	Resposta Esperada:
Quando um contrato estabelecer a construção de vários ativos, deve-se identificar e separar a construção de cada ativo, da mesma forma que cada ativo seja considerado como contrato de construção separado. Desta forma, há a necessidade de que as propostas devem ser separadas e tenham sido submetidas para cada ativo; por sua vez cada ativo tenha sido sujeito à negociação separada e à entidade contratada e o cliente tenha estado em condições de aceitar ou rejeitar a parte do contrato relacionada com cada ativo; e por final os custos e as receitas de cada ativo em separado possam ser identificados.
	2.
	O capital é o recurso aplicado na propriedade para o funcionamento do negócio, sendo este essencial para impulsionar qualquer atividade. Para a agropecuária, não é diferente. Nesse sentido, disserte sobre as duas personalidades encontradas dentro das formas econômicas de exploração na agropecuária, definindo cada uma delas.
	Resposta Esperada:
As duas personalidade encontradas dentro das formas econômicas na agropecuária são distintas, sendo: o dono da propriedade: são as terras, edifícios, edificações rurais, benfeitorias, culturas permanentes, pastos etc., ou seja, os recursos fixados a terra e que dela não podem ser retirados sem prejuízo, a isso damos o nome de capital fundiário, ou seja, resume-se aos bens móveis ou imóveis que estão edificados ou mesmo alocados onde se realizam as atividades. Nem sempre o dono da propriedade ou do capital fundiário explora estes bens, por este motivo surge a segunda personalidade. O empresário: este pode ser o proprietário da terra ou não, será o provedor do capital de exercício, que se resume em recursos aplicados para o funcionamento do negócio. Esta personalidade é que explora o capital fundiário que pertence ao dono da propriedade.
	1.
	O objetivo do Pronunciamento CPC 17 é o de estabelecer o tratamento contábil das receitas e custos relativos aos contratos de construção. De acordo com a natureza das atividades empreendidas nos contratos de construção, a data em que a atividade contratual se inicia e a data em que a atividade se completa usualmente acontecem em diferentes períodos contábeis. O contrato de construção é um contrato especificamente negociado para a construção de um ativo ou um conjunto de ativos que são intimamente inter-relacionados ouinterdependentes em termos de seu projeto, tecnologia e função, ou do propósito ou uso final. De acordo com essas premissas, disserte sobre as regras que estabelecem os contratos que cobrem vários ativos.
	Resposta Esperada:
Quando um contrato estabelecer a construção de vários ativos, deve-se identificar e separar a construção de cada ativo, da mesma forma que cada ativo seja considerado como contrato de construção separado. Desta forma, há a necessidade de que as propostas devem ser separadas e tenham sido submetidas para cada ativo; por sua vez cada ativo tenha sido sujeito à negociação separada e à entidade contratada e o cliente tenha estado em condições de aceitar ou rejeitar a parte do contrato relacionada com cada ativo; e por final os custos e as receitas de cada ativo em separado possam ser identificados.
	2.
	O capital é o recurso aplicado na propriedade para o funcionamento do negócio, sendo este essencial para impulsionar qualquer atividade. Para a agropecuária, não é diferente. Nesse sentido, disserte sobre as duas personalidades encontradas dentro das formas econômicas de exploração na agropecuária, definindo cada uma delas.
	Resposta Esperada:
As duas personalidade encontradas dentro das formas econômicas na agropecuária são distintas, sendo: o dono da propriedade: são as terras, edifícios, edificações rurais, benfeitorias, culturas permanentes, pastos etc., ou seja, os recursos fixados a terra e que dela não podem ser retirados sem prejuízo, a isso damos o nome de capital fundiário, ou seja, resume-se aos bens móveis ou imóveis que estão edificados ou mesmo alocados onde se realizam as atividades. Nem sempre o dono da propriedade ou do capital fundiário explora estes bens, por este motivo surge a segunda personalidade. O empresário: este pode ser o proprietário da terra ou não, será o provedor do capital de exercício, que se resume em recursos aplicados para o funcionamento do negócio. Esta personalidade é que explora o capital fundiário que pertence ao dono da propriedade.
	Disciplina:
	Contabilidade Áreas Diversas (CTB42)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:447526) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11335726
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As cooperativas parecem ter por princípio um ditado antigo, muito conhecido e valorizado: a união faz a força. São constituídas com o desejo de criar voluntariamente uma sociedade e trabalhar juntas em torno de um objetivo comum, no caso das cooperativas habitacionais, formar uma poupança para adquirir um terreno e construir moradias. Sobre as características das cooperativas habitacionais, analise as sentenças a seguir:
I- O objetivo é a construção e aquisição de imóveis, e sua integração sociocomunitária permite que cooperados juntem seus recursos num processo de ajuda mútua e direitos iguais.
II- O papel da cooperativa é o de viabilizar obras de construção ou a aquisição, oferecendo ao cooperado todo tipo de serviços relacionados à obra ou à aquisição do imóvel.
III- Uma das vantagens com relação aos planos tradicionais para a aquisição de imóveis é a construção a preço de mercado.
IV- Uma das vantagens com relação aos planos tradicionais para a aquisição de imóveis é que o cooperado termina seus pagamentos quando a construção de todo o empreendimento chega ao final.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	Na Sociedade de Capital, a relação pessoal entre os sócios não tem relevância. A única coisa que interessa é alcançar o fim social. Por esse motivo, na sociedade de capital não se encontram as cláusulas de controle, ou seja, a cessão para terceiro será livre. Para esse fim, existe apenas uma espécie societária que será obrigatoriamente Sociedade de Capital: a Sociedade Anônima. Por sua vez, a Sociedade Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizadas de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos. Sobre o que diferencia as sociedades cooperativas das sociedades de capital, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Remuneração do capital aplicado: a Sociedade de Capital, ao ser criada, gera para seus sócios a expectativa de remuneração do capital investido, que será feita através da geração de lucro, que é o maior, se não o principal objetivo dos sócios, quando decidem pela criação de uma sociedade de capital ou quando decidem participar de uma sociedade já constituída. Na Sociedade Cooperativa não há essa preocupação, essa expectativa por parte dos sócios com relação à cooperativa.
(    ) Participação nas operações da sociedade: o objetivo da Sociedade de Capital é a prestação de serviços aos seus cooperados, estes têm como condição única de participação na sociedade a utilização desses serviços como beneficiários, ou seja, como clientes. Na Sociedade Cooperativa, os acionistas até podem ser clientes da sociedade, mas isso jamais será condição para a participação como acionista.
(    ) Responsabilidade dos cooperados: nas sociedades cooperativas, a responsabilidade dos associados pode ser limitada ou ilimitada, dependendo exclusivamente de como está disposto no estatuto da sociedade. Na Sociedade de Capital, a responsabilidade dos acionistas será sempre limitada ao capital integralizado.
(    ) Distribuição de resultados: nas Sociedades de Capital, o resultado obtido nas operações é conhecido como lucro, sendo esse o principal objetivo da sociedade, e representa a remuneração do capital investido por cada sócio acionista, portanto a divisão ou distribuição dos lucros obtidos será feita baseada na proporção da participação de cada acionista no capital social. Nas sociedades cooperativas, os resultados poderão ser obtidos por atos cooperativos e atos não cooperativos, sendo que os obtidos por atos cooperativos são denominados sobras, e os resultados obtidos por atos não cooperativos denominados lucros, sendo que este último não faz parte do objetivo da sociedade, mas pode ocorrer.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	3.
	A história dos operários tecelões de Rochdale - "Pioneiros de Rochdale" - situada no condado de Lancashire, na cidade de Manchester, na Inglaterra, tem sido a grande referência para o cooperativismo moderno. A Inglaterra do início do século XIX passava por uma séria crise, reflexo da luta entre os antigos condados herdados dos senhores feudais, os tecelões e a era industrial. Prejudicados pelo novo modelo econômico que substituiu o trabalho artesanal pela produção industrial, os trabalhadores viram multiplicar os problemas básicos e as dificuldades de sobrevivência humana: falta de moradia, acesso à educação, saúde e alimentação e o alto índice de desemprego, em virtude da mão de obra excedente. Diante dessa situação tão difícil, os trabalhadores passaram a buscar alternativas viáveis, que pudessem garantir a sobrevivência e o sustento de suas famílias. A partir da história de Rochdale, o movimento cooperativista foi se alastrando e crescendo em todo o mundo, porém sempre respeitando os mesmos princípios, que foram metodizados pela Aliança Cooperativa Internacional - ACI -, e apresentados em Londres, no ano de 1934. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Adesão livre.
II- Forte Controle Autocrático para evitar evasão dos recursos.
III- Evolução e retorno sobre as compras.
IV- Juro limitado ao capital.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II eIII estão corretas.
	4.
	Em 31/12/X1, a Cooperativa COOPERA efetuou o seguinte lançamento contábil:
Débito: saldo à Disposição da Assembleia.
Crédito: RATES (lucro).
Crédito: RATES (sobras).
Crédito: Reserva Legal.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a descrição dos fatos relativos ao lançamento efetuado:
	 a)
	Registro da baixa de Reserva Legal e realização da RATES.
	 b)
	Registro das destinações legais.
	 c)
	Registro da Distribuição de Sobras e Lucro aos associados.
	 d)
	Registro da Distribuição de Sobras e Lucro, para posterior destinação legal.
	5.
	Em 21 de dezembro de 1844 no bairro de Rochdale, em Manchester (Inglaterra), 27 tecelões e uma tecelã fundaram a "Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale" com o resultado da economia mensal de uma libra de cada participante durante um ano. Diante desses aspectos, os estatutos sociais desses cooperados tinham por premissa a execução de alguns projetos. Sobre esses projetos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Abrir um armazém para a venda de gêneros alimentícios, vestuários etc.
(    ) Comprar ou construir empresas lucrativas para os membros que queriam ajudar-se mutuamente, a fim de melhorar as condições de sua vida financeira e alcançar o melhor "status" social.
(    ) Fabricar artigos que os associados julgassem convenientes, com o objetivo de proporcionar trabalho aos membros desempregados e subempregados.
(    ) Com o fim de propagar a abstinência, a sociedade abrirá, em um de seus locais, um estabelecimento de temperança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Entre as diferentes maneiras de constituição das pessoas jurídicas, encontram-se as cooperativas, que contribuem para atender às necessidades de um determinado grupo, chamado de associados. Em função das particularidades que estas sociedades apresentam, assinale a alternativa CORRETA que descreve como são conhecidas estas sociedades e qual seu principal objetivo:
	 a)
	De capital - prestação de serviços a órgãos públicos e intermediando empréstimos para terceiros.
	 b)
	De pessoas - prestação de serviços aos associados.
	 c)
	De pessoas - prestação de serviços a bancos e aporte de recursos para os associados.
	 d)
	De capital - prestação de serviços terceiros.
	7.
	Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para fazer frente as suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais comuns por meio de uma empresa de propriedade conjunta e democraticamente controlada. Seus pilares baseiam-se na igualdade de direitos entre os sócios e na não apropriação do trabalho alheio, além de eliminar a figura do atravessador das relações. Sobre a classificação legal de constituição das cooperativas singulares ou de 1º grau, analise as sentenças a seguir:
I- As cooperativas singulares devem ser formadas por um número mínimo de 30 pessoas físicas.
II- Nas cooperativas singulares são excepcionalmente permitidas a admissão de pessoas jurídicas que tenham por objeto as mesmas ou correlatas atividades econômicas das pessoas físicas ou, ainda, aquelas sem fins lucrativos.
III- Essas cooperativas se caracterizam pela prestação direta de serviços aos associados.
IV- São exemplos de cooperativas singulares: cooperativas de produtores; cooperativas de consumo; cooperativas de crédito, entre outras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	As cooperativas criadas em fins do século XIX, apesar de serem consideradas as primeiras cooperativas fundadas no Brasil, estas tinham seus próprios modelos organizacionais adaptados a partir do modelo Rochdaleano, trazido pelo médico francês Jean Maurice Faivre, que com um grupo de colonos europeus inspirados nos ideais humanistas de Charles Fourier, deu origem à colônia Tereza Cristina, no Paraná, em 1847. Com relação ao movimento cooperativista no Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- A partir da área urbana.
II- Em 1902 surgiram as cooperativas de crédito no Rio Grande do Sul, por iniciativa do padre suíço Theodor Amstadt.
III- A partir de 1906, nasceram e se desenvolveram as cooperativas no meio industrial.
IV- Os imigrantes trouxeram de seus países de origem a bagagem cultural, o trabalho associativo e a experiência de atividades familiares comunitárias.
Assinale a alternativa CORRETA:
1.As culturas temporárias ou permanentes passam por etapas de formação até o término da colheita. Estas etapas também são acompanhadas contabilmente através dos registros de transferência entre elas. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cultura temporária em formação.
II- Cultura permanente em formação.
III- Produto agrícola.
IV- Colheita em andamento.
( ) Conta que acumula os custos de plantio e colheita da cultura temporária.
( ) Representa a acumulação de custos da etapa colheita.
( ) Conta que representa a acumulação de todos os custos de plantio e colheita da cultura temporária.
( ) Conta que representa a acumulação de custos de plantio da cultura permanente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	II - IV - III - I.
b)	III - IV - I - II.
c)	III - I - IV - II.
d)	I - III - II - IV.
2.	Na atividade pecuária, o gado reprodutor possui uma vida útil, e para um comparativo é considerada a moda, uma medida estatística, ou a matriz mestiça, que também serve para estimar a vida útil. Quanto ao prazo de vida útil utilizando a matriz mestiça, assinale a alternativa CORRETA:
a)	Cinco anos.
b)	Quatro anos.
c)	Oito anos.
d)	Sete anos.
3.	Este método é o ideal, tanto para a contabilidade quanto pelo fisco, pois o cálculo do custo unitário é atualizado a cada nova entrada a um valor diferente, onde se divide o saldo atualizado em reais, pelo saldo atualizado em quantidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta este método:
a)	UEPS.
b)	Método a valor de mercado.
c)	PEPS.
d)	Média ponderada.
4.	A exaustão será aplicada às culturas permanentes cujo produto final não será o fruto, como os recursos florestais. O reconhecimento contábil deste processo de exaustão realiza-se através de um cálculo que considera os elementos que estão inseridos no espaço a sofrer exaustão. Sobre o cálculo, assinale a alternativa CORRETA:
a)	Um cálculo proporcional de árvores extraídas em relação ao total de árvores plantadas e o número de cortes previstos.
b)	Um cálculo proporcional estimado transformado em um percentual de árvores extraídas.
c)	Um cálculo total de árvores extraídas em relação ao número de cortes previstos.
d)	Um cálculo total de árvores extraídas em relação ao total de árvores plantadas.
5.As culturas permanentes são aquelas que produzem mais de uma safra, sem a necessidade de replantio. Os critérios para o cálculo de depreciação deste tipo de cultura, que se devem adotar, consideram alguns pontos essenciais. Sobre os pontos fundamentais para o cálculo da depreciação das culturas permanentes, analise as sentenças a seguir:
I- A vida útil é considerada.
II- A área colhida deve ser analisada.
III- A área plantada define o cálculo da depreciação.
IV- A produção estimada é a base para o cálculo da depreciação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)	As sentenças II e IV estão corretas.
b)	As sentenças I e IV estão corretas.
c)	As sentenças II e III estão corretas.
d)	Somente a sentença III está correta.
6.	Agroindústria é a produtora rural pessoa jurídica que desenvolve atividades de produção rural e de industrialização da produção rural própria ou da produção rural própria e da adquirida de terceiros. Produção rural são os produtos de origem animal ou vegetal, em estado natural ou submetidos a processos de beneficiamento ou de industrialização rudimentar, bem como os subprodutos e os resíduos obtidos por esses processos."Industrialização", para fins de enquadramento do produtor rural pessoa jurídica como agroindústria é a atividade de beneficiamento, quando constituir parte da atividade econômica principal ou fase do processo produtivo, e concorrer, nessa condição, em regime de conexão funcional, para a consecução do objeto da sociedade. Quanto aos segmentos da atividade agroindustrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Beneficiamento: tratamento dado aos produtos agrícolas com a intenção de alterar as características finais dos produtos, ou seja, transformá-los em produtos consumíveis. Ex.: laranja transformada em suco ou batata transformada em batata frita, dentre outros.
( ) Processamento: são cuidados especiais dados aos produtos, ou aplicações feitas a estes, que os tornam mais atraentes e mais prontamente disponíveis aos consumidores, garantindo e, por vezes, melhorando sua qualidade, como a pasteurização do leite; o pré-cozimento de algumas verduras e tubérculos, os cortes da carne etc.
( ) Transformação: este processo resulta em mudança das características iniciais do produto in natura, levando, na maioria das vezes, à obtenção de um produto diferente, sendo que o produto in natura, durante o processo, poderá sofrer essa transformação com a ajuda da mistura de outros produtos ou incorporação de aditivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)	V - F - V.
b)	V - V - F.
c)	F - V - V.
d)	F - F - V.
7.	Na pecuária, temos algumas particularidades a considerar em se tratando do cálculo e da contabilização da depreciação. Inicialmente, devem ser identificados os elementos que oportunizam a geração de benefícios futuros. Neste sentido, sobre os elementos que serão passíveis de depreciação, assinale a alternativa CORRETA:
a)	Gado reprodutor mestiço, gado reprodutor puro, animais de trabalho.
b)	Novilha, bezerro, matrizes, reprodutores.
c)	Gado reprodutor, animais de trabalho, outros animais constantes do ativo permanente.
d)	Gado matriz mestiço, gado matriz pura, animais de trabalho.
8.	A agroindústria brasileira é um setor próspero que superou grandes desafios nos últimos anos, gerando divisas e empregos. O país conta com uma enorme extensão territorial, mas a ferramenta que propicia essa obtenção de resultados é, essencialmente, o conhecimento. A agroindústria, no entanto, definida por um conceito mais restrito revela basicamente as indústrias que se dedicam à transformação e ao processamento de matérias-primas agropecuárias (de origem animal e vegetal). Tais matérias-primas que são transformadas e preservadas através de alterações físico-químicas, caracterizam-se por apresentar grande variabilidade (qualitativa e quantitativa), diferentes graus de perecibilidade e sazonalidade. Sobre essas informações e considerando os segmentos da atividade agroindustrial, analise as sentenças a seguir:
I- Beneficiamento: Tratamento dado aos produtos agrícolas com a intenção de manter as condições da colheita. Não há tipo de melhoria no seu aspecto, pois poderá ser comercializável da forma como foi colhido.
II- Processamento engloba: são cuidados especiais dados aos produtos, ou aplicações feitas a estes, que os tornam mais atraentes e mais prontamente disponíveis aos consumidores, garantindo e, por vezes, melhorando sua qualidade, como: a pasteurização do leite; o pré-cozimento de algumas verduras e tubérculos, os cortes da carne etc.
III- Transformação engloba: este processo resulta em mudança das características iniciais do produto in natura, levando, na maioria das vezes, à obtenção de um produto diferente, sendo que o produto in natura, durante o processo, poderá sofrer essa transformação com a ajuda da mistura de outros produtos ou incorporação de aditivos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)	As sentenças II e III estão corretas.
b)	Somente a sentença III está correta.
c)	Somente a sentença I está correta.
d)	As sentenças I e III estão corretas.
9.	A Fazenda Boi de Corte é proprietária de um reprodutor no valor de R$ 55.000,00. Sua vida útil está estimada em 8 anos para monta, mais 2 anos para comercialização do sêmen. Estima-se que, ao final da vida útil, esse reprodutor poderá ser vendido ao frigorífico pelo valor de R$ 12.000,00. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o lançamento contábil que deve ser efetuado mensalmente:
a)	Débito - Estoque de bovino (rateio).
Crédito - Depreciação Acumulada Reprodutores.
b)	Débito - Custo de Formação do Rebanho.
Crédito - Depreciação Acumulada Reprodutores.
c)	Débito - Matrizes.
Crédito - Depreciação Acumulada Reprodutores.
d)	Débito - Reprodutores.
Crédito - Depreciação Acumulada Reprodutores.
10.	A fazenda Alta Vista plantou 3.400 hectares de cana-de-açúcar. Para a qualidade da cana-de-açúcar estão estimados três cortes, ou seja, a taxa de exaustão por safra será de 33,33%. O custo da cultura formada é de R$ 11.000,00. Foram colhidos 2.800 hectares da área plantada. Efetuando o cálculo da exaustão, assinale a alternativa CORRETA:
a)	R$ 2.486,65.
b)	R$ 3.089,50.
c)	R$ 3.666,30.
d)	R$ 3.019,31.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina