(EFOA-MG) Andando pela praia, você encontra uma estrela-do-mar. Pergunta-se:
a) A que filo ela pertence?
b) Qual é o tipo de esqueleto da estrela-do-mar?
c) Como funciona sua reprodução?
Andre Smaira
há 6 anos
As estrelas-do-mar são um dos animais mais famosos do ambiente marinho e, por esse motivo, muitas pessoas acham que são um tipo de peixe, que são do filo Chordata. Porém, isso não é verdade.
As estrelas-do-mar pertencem a outro filo chamado Echinodermata que é caracterizado por seres invertebrados marinhos como, por exemplo, os ouriços-do-mar, os lírios-do-mar e os pepinos-do-mar.
Portanto, a estrela-do-mar enquadra-se no filo Echinodermata.
b)
Quanto ao esqueleto que os animais possuem, podemos classificá-los em dois tipos que são o endoesqueleto e o exoesqueleto.
O endoesqueleto, como o nome sugere, é o esqueleto que localiza-se no interior do animal. Já o exoesqueleto é o nome dado ao esqueleto que reveste o corpo dos animais. No caso dos Echinodermatas, temos um endoesqueleto formado por calcário.
Portanto, a estrela-do-mar possui um endoesqueleto formado por calcário.
c)
Outro quesito importante das estrelas-do-mar é a sua reprodução, que pode ocorrer de duas formas.
A primeira é por meio da reprodução sexuada com fecundação externa, pois os gametas são liberados na água para se fecundarem. A segunda forma é assexuada e envolve a fragmentação do corpo da estrela-do-mar com a formação de um novo indivíduo a partir do fragmento e a regeneração da parte fragmentada.
Portanto, as estrelas-do-mar podem se reproduzir de modo sexuado com a liberação de gametas na água para se fecundarem ou de forma assexuada por meio da fragmentação do seu corpo.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade