O que é osso sesamóide? Cite um exemplo.
Passei Direto
há 7 anos
Ossos sesamóides são pequenos ossos que se formam nas articulações, são conhecidos como ossos intratendíneos, que estão dentro dos tendões, e perioarticulares fornecem apoio e reduzem a pressão sobre outros tecidos. A patela é um exemplo de osso sesamóide intratendíneo, pois está localizada no tendão patelar, sendo o maior osso sesamóide encontrado no corpo humano. Algumas pessoas com o avanço da idade desenvolvem os sesamóides periarticulares em algumas articulações, causando dor e diminuindo os movimentos articulares. Outros exemplos de ossos sesamóides encontrados no corpo humano: dois pequenos ossos localizados na região frontal dos pés, abaixo da ponta do primeiro metatarso, na palma da mão, encontrados também no polegar, na articulação do metacarpo do dedo mínimo.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Natália Velozo
há 11 anos
Ossos sesamóides não se conectam a nenhum outro osso,estão conectados a tendões ou envolvidos por músculos.O maior osso sesamóide é a patela,na planta dos pés encontra-se dois pequeninos ossos logo abaixo do hálux.
Sei que não foi perguntado,mas acho interessante tentar responder além do que foi pedido,acrestando conhecimento.Então,vamos lá! Os ossos sesamóides funcionam como polias,fornecendo uma superfície lisa na qual os tendões deslizam,potencializando a capacidade de transmitir a força gerada no músculo.Auxiliam também na capacidade de suporte de peso e ajudam a elevar os ossos do primeiro dedo. :)
Anna Victória Silva
há 10 anos
Ossos sesamóides são pequenos ossos que estão dentro dos tendões, fornecem apoio e reduzem a pressão sobre outros tecidos. Um exemplo de osso sesamóide é a Patela.
Ariele Costa
há 11 anos
Os ossos sesamóides estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides. Abaixo do Halux, no flexor longo do hálux pode-se notar dois sesamóides (pelo tamanho, assemelham-se a feijões).