Logo Passei Direto
Buscar

Quais são as caracteristicas do mercantilismo? explique

User badge image

Enviado por Jó Nelson há 9 anos

Respostas

User badge image

Larry Kangunga

há 9 anos

características como: o acúmulo de grandes quantidades de metais preciosos (ouro e prata), incentivar as exportações e ao mesmo tempo controlar as importações, e, um país/nação deve apresentar sempre uma balanca superavit onde as exportações são superiores às importações

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Isamara Ribeiro

há 7 anos

 

  • Balança comercial favorável – consistia na ideia de que a riqueza de uma nação estava associada a sua capacidade de exportar mais do que importar. Para que as exportações superassem sempre as importações (superávit), era necessário que o Estado se ocupasse com o aumento da produção e com a busca de mercados externos para a venda dos seus produtos;
  • Protecionismo – era realizado através de barreiras alfandegárias, com o aumento das tarifas, que elevava os preços dos produtos importados, e também através da proibição de se exportar matérias-primas que favorecessem o crescimento industrial do país concorrente;
  • Ideal metalista – os mercantilistas defendiam a ideia de que a riqueza de um país era medida pela quantidade de ouro e prata que possuíssem. Na prática essa ideia provou não ser verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

há 6 anos

O mercantilismo, como já estudado e dito antes, foi o sistema que surgiu em meados da idade média, com mudanças diversas para os países e reinos feudais. Ao invés de ser medida a riqueza de um indivíduo por terras, a mesma seria medida por quantidade de ouro e prata que possuía. A partir deste novo sistema econômico, também havia sido criada a escola mercantilista, sendo o público alvo maior, mercadores, reis e funcionários do governo, a escola mercantilista doutrinava e ensinava ao homem as características essenciais para um montante econômico maior e como aumentá-lo cada vez mais.


As principais características deste sistema, eram:

O método econômico à base de troca de produtos agrícolas sendo aos poucos substituída por troca de mercadorias em dinheiro. Assim sendo, gerada a demanda de produção e circulação maior de moedas de troca por toda a Europa.

O metalismo, que consistia no acúmulo de metais preciosos (ouro e prata); também o incentivo de indústrias nos territórios pelo próprio governo, já que a exportação rendia lucro.

A exportação ser maior que a importação. Talvez a principal característica do mercantilismo era, o nacionalismo gerado para a importação nacional sempre ser menor que a exportação nacional. Assim, gerava uma economia maior e o país crescia mais e mais (o que era caracterizado em lucrar às custas dos outros); o chamado “protecionismo alfandegário”, que consistia na criação de taxas e impostos aos produtos importados, assim evitando a saída de moedas da nação.


Claro que, nada no mercantilismo era perfeito, e possuía seus lados negativos. Como por exemplo, a opressão econômica. Os países visavam apenas o lucro, sem importar a quê ou a quem. A opressão econômica era sofrida pela classe mais baixa, como granjeiros, assalariados, entre outros. Na visão da burguesia e da nobreza, a classe baixa não poderia ter mais dinheiro, ou tentar subir de classe, pois assim afetaria a mão de obra. Ainda assim, este sistema conseguiu elevar vários países para âmbitos internacionais enormes. Cada grande nação possuía seu forte. A Inglaterra, por exemplo, tinha destaque no mercantilismo comercial, já a França era maior no mercantilismo industrial. O mercantilismo metalista era o forte da nação espanhola, por haver diversas colônias, explorando-as com êxito. Portugal havia se desenvolvido bem em todas as áreas, dominando a rota das especiarias e vendendo-as para o resto da Europa, exportação à base de plantação e metalista após a descoberta de ouro no Brasil (mais especificamente em MG) e o industrial pós ciclo do ouro. Este foi conhecido como Império Português, pela dominância em tantas áreas.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina