Logo Passei Direto
Buscar
Tal perspectiva pode ser observada na seguinte citação: O puro ganho que pode provir de qualquer Ramo do comércio não é o único objeto de quem nele trafica. Principal ou juntamente se deve atender à navegação que o mesmo comércio pode ocasionar. E com grande razão porque a navegação mercantil é a fonte de onde derivam as riquezas dos povos [...].
A partir da leitura, marque a alternativa errada:
1. Nesse tempo, foi o problema com as taxas pagas nos portos da Inglaterra que fez com que Pombal pensasse em fazer o mesmo com suas colônias.
2. Correta: A criação da Companhia de Comércio do Maranhão e do Pará foi uma estratégia para beneficiar a Inglaterra nas colônias, enquanto Portugal ganhava espaço nos portos da Inglaterra.
3. É possível inferir que comércio e navegação eram estratégias de mercado que caminhavam juntos nesse período.
4. Pombal, a partir das negociações com a Inglaterra, percebe que estabelecer relações comerciais e econômicas a partir de suas colônias seria mais rentável em relação ao vinho e ao algodão comercializados entre Inglaterra e Portugal.
5. É possível perceber que o transporte é muito valorizado por Pombal, até mesmo em igual ou superior significado em relação às mercadorias.
User badge image

Enviado por Aprendendo com Exercícios há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

A alternativa errada é a 2. A criação da Companhia de Comércio do Maranhão e do Pará não foi uma estratégia para beneficiar a Inglaterra, mas sim uma tentativa de fortalecer o comércio português nas colônias e aumentar a competitividade em relação a outras potências. As demais alternativas estão corretas e refletem a importância do comércio e da navegação na época de Pombal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina