Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Durante o processo evolutivo, a sobrevivência dos indivíduos de uma determinada espécie depende da estabilidade genética. Entretanto, pode ocorrer uma alteração permanente numa sequência de DNA, capaz de destruir um organismo.
Essa alteração na sequência de DNA e a eliminação do indivíduo são fenômenos que podem ser explicados pela ocorrência, respectivamente, de:
a) especiação e ortogênese
b) mutação e seleção natural
c) oscilação genética e epigênese
d) variação hereditária e isolamento ecológico
User badge image

Enviado por Praticando Para o Saber mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) especiação e ortogênese - A especiação refere-se ao processo de formação de novas espécies, enquanto a ortogênese é uma teoria que sugere que a evolução segue um caminho linear. Não se relacionam diretamente com a alteração de DNA e eliminação do indivíduo. b) mutação e seleção natural - A mutação é uma alteração permanente na sequência de DNA, que pode levar a problemas no organismo. A seleção natural é o processo que pode eliminar indivíduos que não se adaptam ao ambiente, portanto, essa alternativa faz sentido. c) oscilação genética e epigênese - Oscilação genética não é um termo comum em biologia evolutiva, e epigênese refere-se ao desenvolvimento de organismos, não à alteração de DNA. d) variação hereditária e isolamento ecológico - Variação hereditária é um conceito importante na evolução, mas isolamento ecológico refere-se a processos que podem levar à especiação, não à eliminação de indivíduos devido a alterações no DNA. A alternativa que melhor explica a alteração na sequência de DNA e a eliminação do indivíduo é: b) mutação e seleção natural.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

Organismos atuais carregam suas informações genéticas em moléculas de ácidos nucléicos — DNA e RNA — e usam essencialmente o mesmo código genético, que especifica a seqüência de aminoácidos de todas as proteínas. Entretanto, sabe-se que a síntese de ácidos nucléicos ocorre somente com a participação de proteínas, e a fabricação destas depende da ação dos ácidos nucléicos. Aparentemente, não se pode ter uma dessas substâncias sem a outra. Tal questão encerra um paradoxo: como, durante a origem da vida, surgiu esse sistema interdependente de proteínas e ácidos nucléicos? Pode-se mesmo pensar que a vida não poderia ter-se originado por meios químicos. (…)
Com base no texto, julgue os itens a seguir como certos ou errados.
( ) A vida não se originou a partir de compostos químicos, pois os ácidos nucléicos precisam das proteínas para se formar e vice-versa.
( ) As idéias de Woese, Crick e Orgel contrariam os experimentos de Stanley Miller, nos quais se demonstrou que os aminoácidos formaram-se a partir da atmosfera primitiva.
( ) No citado “mundo do RNA”, os organismos primitivos usariam moléculas de RNA para diminuir a energia necessária para a realização de reações químicas.
( ) Se a hipótese do RNA como primeira molécula de hereditariedade for comprovada, será correto afirmar que os retrovírus, que têm o RNA como material genético, são os organismos mais antigos do planeta.
( ) As informações contidas no texto não excluem a hipótese de meteoritos terem trazido compostos orgânicos para a Terra, os quais, encontrando condições favoráveis, deram origem à vida.

Mais conteúdos dessa disciplina