Logo Passei Direto
Buscar

Já foram descritos centenas de tipos de aminoácidos, porém apenas 20 deles entram na composição de todos os peptídeos e proteínas, seja qual for o organismo. Esses 20 tipos de aminoácidos são denominados de aminoácidos comuns. O que difere um tipo de aminoácido do outro é a cadeia lateral. Inclusive, baseando-se na natureza química da cadeia lateral, os aminoácidos podem ser classificados em apolares, polares sem carga elétrica, ácidos e básicos. Outra classificação para os aminoácidos comuns é baseada na capacidade de síntese desses aminoácidos pelo organismo. Nessa classificação, os aminoácidos comuns podem ser divididos em não-essenciais, essenciais e condicionalmente essenciais.

 

Aminoácidos não essenciais

Aminoácidos condicionalmente essenciais

Aminoácidos essenciais

Alanina

Arginina

Histidina

Asparagina

Cisteína

Isoleucina

Aspartato

Glutamina

Leucina

Glutamato

Glicina

Lisina

Serina

Prolina

Metionina 

 Tirosina

Fenilalanina

  Treonina 

  Triptofano

  Valina 

Fonte: elaborado pelo autor.

 

Considerando o contexto apresentado pelo texto e pela tabela, analise as seguintes afirmativas:

I. Em determinadas situações, como doenças, crescimento e gestação, as quantidades sintetizadas de cisteína e glutamina não são suficientes para atender às necessidades do organismo, o que exige um suprimento adicional por meio da alimentação.

II. Conforme é possível compreender do texto, a capacidade de biossíntese de aminoácidos comuns pelo organismo depende da natureza química da cadeia lateral do aminoácido.

III. Os aminoácidos metionina, triptofano e fenilalanina não são sintetizados pelo organismo, por isso são classificados em essenciais. Nesse caso, é necessário obtê-los da alimentação.

Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

  • a)
  • I, apenas.
  • b)
  • II, apenas.
  • c)
  • III, apenas.
  • d)
  • I e III, apenas.
  • e)
  • II e III, apenas.


User badge image

Enviado por VALERIA FATIMA DE SOUZA DEL PASSO há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Em determinadas situações, como doenças, crescimento e gestação, as quantidades sintetizadas de cisteína e glutamina não são suficientes para atender às necessidades do organismo, o que exige um suprimento adicional por meio da alimentação. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois cisteína e glutamina podem se tornar condicionalmente essenciais em certas condições. II. Conforme é possível compreender do texto, a capacidade de biossíntese de aminoácidos comuns pelo organismo depende da natureza química da cadeia lateral do aminoácido. Falso, a capacidade de biossíntese dos aminoácidos não depende diretamente da natureza química da cadeia lateral, mas sim se o aminoácido é essencial ou não. III. Os aminoácidos metionina, triptofano e fenilalanina não são sintetizados pelo organismo, por isso são classificados em essenciais. Nesse caso, é necessário obtê-los da alimentação. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois esses aminoácidos são realmente essenciais e devem ser obtidos através da dieta. Com base na análise, as afirmativas I e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: d) I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina