Logo Passei Direto
Buscar
Questão 9: Brasileiro et al. (2011) verificaram o ganho de massa do músculo do quadríceps de nove sujeitos com ligamento cruzado anterior (LCA) reconstruído por procedimento cirúrgico. Para tanto, os sujeitos realizaram apenas a fase descendente do movimento no dinamômetro isocinético (uma máquina que imita uma cadeira extensora), ou seja, o músculo quadríceps contraiu apenas excentricamente durante a fase de flexão do joelho, resistindo ao peso imposto pela máquina. A fase ascendente do exercício foi feita de forma passiva pela própria máquina. Considerando a característica da lesão do LCA para o movimento de extensão de joelho, analise as afirmações a seguir.

I. A estratégia usada não é vantajosa para evitar a atrofia muscular do complexo do quadríceps, uma vez que, o estímulo de tração não gera hipertrofia no músculo.

II. Movimentos de extensão de joelho não são afetados pela lesão do LCA, não havendo a necessidade de usar uma estratégia diferenciada de treino para esses sujeitos.

III. Ao usar apenas a fase descendente do exercício de cadeira extensora, o complexo do quadriceps realizará o controle do movimento de flexão de joelho por ação excêntrica, evitando a interferência do sistema nervoso na ação muscular e garantindo um estímulo mecânico vantajoso para hipertrofia do músculo.
User badge image

Enviado por José Bezerra Sobrinho há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. A estratégia usada não é vantajosa para evitar a atrofia muscular do complexo do quadríceps, uma vez que, o estímulo de tração não gera hipertrofia no músculo. Falso. O exercício excêntrico é conhecido por ser eficaz na promoção de hipertrofia muscular, especialmente em situações de reabilitação, como no caso de lesões do LCA. II. Movimentos de extensão de joelho não são afetados pela lesão do LCA, não havendo a necessidade de usar uma estratégia diferenciada de treino para esses sujeitos. Falso. A lesão do LCA afeta a estabilidade do joelho e, consequentemente, a capacidade de realizar movimentos de extensão de forma segura e eficaz, tornando necessário um treinamento adaptado. III. Ao usar apenas a fase descendente do exercício de cadeira extensora, o complexo do quadríceps realizará o controle do movimento de flexão de joelho por ação excêntrica, evitando a interferência do sistema nervoso na ação muscular e garantindo um estímulo mecânico vantajoso para hipertrofia do músculo. Verdadeiro. O exercício excêntrico pode proporcionar um estímulo mecânico significativo para a hipertrofia, e a estratégia mencionada é vantajosa para a reabilitação. Com base nas análises, apenas a afirmação III é verdadeira. Portanto, não há uma alternativa correta que contenha todos os itens verdadeiros, pois apenas um item é verdadeiro. Se precisar de mais informações ou esclarecimentos, sinta-se à vontade para perguntar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina