Logo Passei Direto
Buscar
7. (UEPG) Acontecimento marcante no cenário cultural brasileiro, a Semana de Arte Moderna ocorreu em fevereiro de 1922 e reuniu artistas plásticos, poetas, escritores e músicos. Seu epicentro foi São Paulo, mas seus ecos foram sentidos em todo país. A respeito desse tema, assinale o que for correto. 01) Plínio Salgado que, na década de 1930, liderou o Movimento Integralista, participou da Semana de Arte Moderna em 1922. O viés nacionalista, que fez parte dos discursos modernistas na década de 1920, foi um dos princípios defendidos por Salgado no Integralismo. 02) Mário de Andrade, autor de Macunaíma e um dos principais nomes da Semana de Arte Moderna, foi o criador do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), órgão que, mais tarde, passou a chamar Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 04) A Revista Klaxon, que continha poemas, críticas de arte, artigos e humor, foi uma publicação importante para a popularização do modernismo no país. 08) A Semana de Arte Moderna foi um momento em que artistas e intelectuais apresentaram ao público em geral uma nova concepção a respeito da arte e suas variações. A Semana significou um momento de crítica aos valores artísticos e estéticos tradicionais em voga na sociedade brasileira do início do século XX. 16) A leitura pública de “Os sapos”, poema de Manuel Bandeira que criticava o parnasianismo, foi um dos momentos marcantes da Semana de 1922.

User badge image

Enviado por Desafios Para o Conhecimento há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as afirmações sobre a Semana de Arte Moderna de 1922: 01) Falsa - Plínio Salgado não participou da Semana de Arte Moderna. Ele se destacou mais tarde, no movimento integralista. 02) Verdadeira - Mário de Andrade foi um dos principais nomes da Semana e realmente criou o SPHAN, que depois se tornou o IPHAN. 04) Verdadeira - A Revista Klaxon foi fundamental para a divulgação do modernismo no Brasil. 08) Verdadeira - A Semana de Arte Moderna realmente apresentou uma nova concepção de arte, criticando os valores tradicionais. 16) Falsa - A leitura de "Os sapos" foi feita por Manuel Bandeira, mas não foi um dos momentos mais marcantes da Semana. Portanto, as afirmações corretas são: 02, 04 e 08.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

3. (UEPG) Entre 1822 e 1889, o Brasil viveu sua fase monárquica. Nesse período, o país foi governado por dois imperadores – D. Pedro I e D. Pedro II – e também viveu uma experiência regencial. Esse momento marca, para a história brasileira, o nascimento de uma estrutura de Estado e também de sentimento nacional. A respeito desse período histórico, assinale o que for correto. 01) Longo e desgastante conflito bélico, a Guerra do Paraguai colocou o Brasil na condição de adversário dos três países com quem fazia fronteira em sua região sul: o Paraguai, o Uruguai e a Argentina. 02) A “Noite das Garrafadas” foi um episódio que teve como palco a cidade do Rio de Janeiro e colocou frente a frente grupos que apoiavam Pedro I e outros que pediam maior liberdade para a imprensa e para a participação na vida política nacional. 04) A Lei Eusébio de Queiróz, assinada no reinado de Pedro II, proibiu o tráfico de africanos escravizados para o Brasil e, na medida em que barrou a substituição do braço escravo no país, teve papel fundamental para o final do sistema escravocrata em 1888. 08) A partir da década de 1870, dois movimentos ganharam força na sociedade brasileira e foram decisivos para a queda do imperador Pedro II: o abolicionismo e o republicanismo. 16) A Revolta dos Malês, ocorrida na Bahia, foi protagonizada por negros islamizados, isto é, que professavam a religião muçulmana. A Revolta teve como uma de suas motivações principais a discriminação religiosa que sofriam em solo brasileiro.

Question Icon

4. (UEPG) As religiões de matriz africana estão inseridas na sociedade brasileira desde o século XVI, isto é, desde que os africanos escravizados aportaram na colônia portuguesa. Ao longo dos séculos, as ditas religiões afro-brasileiras ganharam adeptos, dialogaram com as religiões de matriz cristã e contribuíram para forjar a sociedade e a cultura brasileiras. Extremamente ricas do ponto de vista da sua teologia, dos seus rituais e da sua espiritualidade, essas religiões foram objeto de estudo de inúmeros sociólogos, antropólogos, psicólogos, historiadores e geógrafos. Além disso, também receberam especial atenção de artistas plásticos, fotógrafos e cineastas. A respeito desse tema, assinale o que for correto. 01) Diferente do Candomblé, a Umbanda não é considerada uma religião mágica, quer dizer, não se apega ao conhecimento e uso de manifestações sobrenaturais, que intervêm no mundo terreno. 02) O candomblé pode ser considerado como uma religião universal, ou seja, uma religião que se abriu para outros grupos étnico-raciais e os incorporou em suas manifestações e rituais. 04) Por sua legitimidade cultural, o candomblé, religião que surgiu na Bahia no século XIX, também pode, na sua origem, ser considerada como uma forma de resistência cultural negra. 08) Candomblé e Umbanda podem ser consideradas religiões originais. Ambas, por exemplo, não passaram por um processo de sincretização, não incorporaram valores e símbolos do cristianismo. 16) Existem diferenças acentuadas entre o Candomblé e a Umbanda. Por exemplo, a figura dos pais-de-santo e o espaço sagrado dos terreiros só estão presentes na Umbanda, mas não são encontrados no Candomblé.

Mais conteúdos dessa disciplina