Logo Passei Direto
Buscar
Alguns nomes e verbos regem seus complementos com o uso de preposições. A esse respeito, atribua valor Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas abaixo.
( ) Em “HAMLET observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia.”, o verbo em destaque não rege preposição e sim o artigo a.
( ) Em “Os homens são assim, não acreditam em nada.”, o verbo destacado rege a preposição em e seu complemento funciona como adjunto adnominal.
( ) Em “Descansa; eu não sou maluca.”, o verbo em destaque é de ligação, portanto não rege preposição.
( ) Em “[...] diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando.”, o verbo em destaque rege a preposição em e trará uma expressão que complementará seu significado.
a) V, V, F, F.
b) F, V, F, V.
c) F, F, V, V.
d) V, F, V, F.
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: ( ) Em “HAMLET observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia.”, o verbo em destaque não rege preposição e sim o artigo a. É falsa (F). O verbo "observar" rege a preposição "a", portanto a afirmativa está incorreta. ( ) Em “Os homens são assim, não acreditam em nada.”, o verbo destacado rege a preposição em e seu complemento funciona como adjunto adnominal. É falsa (F). O verbo "acreditar" rege a preposição "em", mas o complemento "nada" não funciona como adjunto adnominal, e sim como objeto direto. ( ) Em “Descansa; eu não sou maluca.”, o verbo em destaque é de ligação, portanto não rege preposição. É verdadeira (V). O verbo "ser" é um verbo de ligação e não rege preposição. ( ) Em “[...] diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando.”, o verbo em destaque rege a preposição em e trará uma expressão que complementará seu significado. É verdadeira (V). O verbo "contentar-se" realmente rege a preposição "em". Portanto, a sequência correta é: F, F, V, V. A alternativa que apresenta essa sequência é: c) F, F, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmação: ( ) Em “HAMLET observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia.”, o verbo em destaque não rege preposição e sim o artigo a. Falso. O verbo "observa" rege a preposição "a" antes do complemento, indicando a quem ou a que algo é observado. ( ) Em “Os homens são assim, não acreditam em nada.”, o verbo destacado rege a preposição em e seu complemento funciona como adjunto adnominal. Verdadeiro. O verbo "acreditam" rege a preposição "em" antes do complemento, indicando no que se acredita. ( ) Em “Descansa; eu não sou maluca.”, o verbo em destaque é de ligação, portanto não rege preposição. Verdadeiro. O verbo "sou" é um verbo de ligação e não rege preposição. ( ) Em “[...] diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando.”, o verbo em destaque rege a preposição em e trará uma expressão que complementará seu significado. Falso. O verbo "contentou-se" não rege a preposição "em" antes do complemento, indicando a ação realizada. Portanto, a sequência correta é: d) V, F, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir para responder a questão.

a) Nós não poderemos ter tudo; E a gente é apenas passageiro prestes a partirmos.
b) A gente não podemos termos tudo; E nós somos passageiro prestes à partir.
c) Nós não podemos ter tudo; E nós somos apenas passageiros prestes a partir.
d) Nós não podemos ter tudo; E nós somos só passageiros preste à partir.

VIA LÁCTEA Soneto XIII “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A via láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: “Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?” E eu vos direi: “Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas.” Olavo Bilac Assinale a alternativa que apresenta uma breve análise da obra e siga corretamente as regras de pontuação, concordância e regência da Língua Portuguesa.
a) O título do poema, é numérico porque é parte integrante de uma coletânea de vinte e cinco sonetos e possuem como título central Via Láctea : um nome metafórico que representa a quem ama.
b) É uma Obra Parnasiana o qual se apresenta sob forma de conversa. Isto é, verificado ao observar com o uso da segunda pessoa do discurso em vários versos do poema, como por exemplo: “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso!”
c) A mensagem principal do texto aparece sintetizada na última estrofe da obra. Nela, infere-se que o poeta apresenta o foco temático com um parecer pessoal e subjetivo; observa-se que as ações ali contidas só serão possíveis para um ser apaixonado.
d) Na 2ª estrofe há a presença, de expressões que marca características de seres enamorados, que por esta razão passa horas a fio a contemplar o céu estrelado, como se pudessem conversa com os astros.
a) O título do poema, é numérico porque é parte integrante de uma coletânea de vinte e cinco sonetos e possuem como título central Via Láctea : um nome metafórico que representa a quem ama.
b) É uma Obra Parnasiana o qual se apresenta sob forma de conversa. Isto é, verificado ao observar com o uso da segunda pessoa do discurso em vários versos do poema, como por exemplo: “Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso!”
c) A mensagem principal do texto aparece sintetizada na última estrofe da obra. Nela, infere-se que o poeta apresenta o foco temático com um parecer pessoal e subjetivo; observa-se que as ações ali contidas só serão possíveis para um ser apaixonado.
d) Na 2ª estrofe há a presença, de expressões que marca características de seres enamorados, que por esta razão passa horas a fio a contemplar o céu estrelado, como se pudessem conversa com os astros.

A ortografia estuda a forma correta da escrita das palavras de uma determinada língua, no caso a Língua Portuguesa. É influenciada pela etimologia e fonologia das palavras, assim sendo observe com atenção o texto. Agente Penitenciário, Agente Prisional, Agente de Segurança Penitenciário ou Agente Estadual/Federal de Execução Penal. Entre suas atribuições estão: manter a ordem, disciplina, custódia e vigilância no interior das unidades prisionais, assim como no âmbito externo das unidades, como escolta armada para audiências judiciais, transferência de presos etc. Desempenham serviços de natureza policial como apreensões de ilícitos, revistas pessoais em detentos e visitantes, revista em veículos que adentram as unidades prisionais, controle de rebeliões e ronda externa na área do perímetro de segurança ao redor da unidade prisional. Garantem a segurança no trabalho de ressocialização dos internos promovido pelos psicólogos, pedagogos e assistentes sociais. Estão subordinados às Secretarias de Estado de Administração Penitenciária - SEAP, secretarias de justiças ou defesa social, dependendo da nomenclatura adotada em cada Estado. Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras, retiradas do texto, com equívocos em sua ortografia.
a) atribuições; disciplina; audiências; desempenham.
b) disciplina; apreensões; ressocialização; psicólogos.
c) audiências; ilícitos; atribuições; desempenham.
d) perímetro; disciplina; desempenham; ilícitos.
e) apreensões; ressocialização; desempenham; audiências.

Mais conteúdos dessa disciplina