Buscar

A surdez vem sendo narrada, nos últimos anos, no campo dos estudos surdos, que evidencia a história dos surdos contada na perspectiva dos próprios ...

A surdez vem sendo narrada, nos últimos anos, no campo dos estudos surdos, que evidencia a história dos surdos contada na perspectiva dos próprios surdos, como uma história que se constitui de forma tensionada e entrelaçada a determinadas épocas e contextos sociais, políticos, econômicos, culturais etc. Três abordagens distintas foram adotadas ao longo dos tempos na escolarização de pessoas com surdez: a oralista, a comunicação total e o bilinguismo. Sobre a abordagem oralista, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Enquadra-se no modelo clínico e afirma a importância da integração dos sujeitos surdos na comunidade de ouvintes. Para que isso possa ocorrer, o sujeito surdo deve oralizar bem, fazendo uma reabilitação de fala em direção à “normalidade” exigida pela sociedade.


B) Surgiu por volta do século XVIII, a partir das resoluções do Congresso Internacional de Educadores Surdos que ocorreu em 1880, em Milão, Itália, perdurando até a década de 1970.


C) Baseia-se na crença de que é a única forma desejável de comunicação para o sujeito surdo, e a língua de sinais deve ser evitada a todo custo porque atrapalha o desenvolvimento da oralização.


D) Foi desenvolvida aproximadamente em 1960, após a constatação de que muitos sujeitos mudos não tiveram o sucesso esperado na leitura de lábios e emissão de palavras, propostas pelo oralismo puro.


Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A abordagem oralista é uma das três abordagens distintas adotadas ao longo dos tempos na escolarização de pessoas com surdez. Vamos analisar cada afirmativa sobre o oralismo: A) Enquadra-se no modelo clínico e afirma a importância da integração dos sujeitos surdos na comunidade de ouvintes. Para que isso possa ocorrer, o sujeito surdo deve oralizar bem, fazendo uma reabilitação de fala em direção à “normalidade” exigida pela sociedade. Essa afirmativa está correta, pois o oralismo defende a oralização como forma de integração dos surdos na comunidade de ouvintes. B) Surgiu por volta do século XVIII, a partir das resoluções do Congresso Internacional de Educadores Surdos que ocorreu em 1880, em Milão, Itália, perdurando até a década de 1970. Essa afirmativa está incorreta, pois o oralismo surgiu no final do século XIX e perdurou até a década de 1970. C) Baseia-se na crença de que é a única forma desejável de comunicação para o sujeito surdo, e a língua de sinais deve ser evitada a todo custo porque atrapalha o desenvolvimento da oralização. Essa afirmativa está correta, pois o oralismo defende que a língua de sinais deve ser evitada e que a oralização é a única forma desejável de comunicação para o surdo. D) Foi desenvolvida aproximadamente em 1960, após a constatação de que muitos sujeitos mudos não tiveram o sucesso esperado na leitura de lábios e emissão de palavras, propostas pelo oralismo puro. Essa afirmativa está incorreta, pois a abordagem da comunicação total foi desenvolvida na década de 1960, não o oralismo. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é a letra A: Enquadra-se no modelo clínico e afirma a importância da integração dos sujeitos surdos na comunidade de ouvintes. Para que isso possa ocorrer, o sujeito surdo deve oralizar bem, fazendo uma reabilitação de fala em direção à “normalidade” exigida pela sociedade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina