Buscar

reflexão sobre o poder político acompanhou a história da filosofia desde a antiguidade e o pensamento sociológico desde seu surgimento na sociedade...

reflexão sobre o poder político acompanhou a história da filosofia desde a antiguidade e o pensamento sociológico desde seu surgimento na sociedade moderna. Nos últimos anos vêm ocorrendo diversas manifestações, protestos e revoltas em todo mundo. 

A esse respeito, com base no pensamento filosófico e sociológico, verifica-se que:


Escolha uma opção:


a. as lutas sociais contemporâneas revelam as contradições da sociedade capitalista, o que estaria de acordo com a teoria de Marx.

b. os movimentos contestadores atuais expressam um processo de vontade de potência que é corroborado pela filosofia kantiana.

c. essas ações coletivas podem ser interpretadas como processos derivados da expansão de uma ética protestante, confirmando as análises de Weber.

d. esses processos revelam a incompetência do Estado em ser o “cérebro da sociedade”, o que confirma as teses de Durkheim

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A reflexão sobre o poder político é um tema recorrente na filosofia e na sociologia, e as manifestações, protestos e revoltas que ocorrem atualmente em todo o mundo são um reflexo disso. Para responder a essa questão, é necessário analisar as opções com base no pensamento filosófico e sociológico. a. As lutas sociais contemporâneas revelam as contradições da sociedade capitalista, o que estaria de acordo com a teoria de Marx. Essa opção está de acordo com a teoria de Marx, que defende que as lutas sociais são uma consequência das contradições do sistema capitalista. Portanto, essa opção está correta. b. Os movimentos contestadores atuais expressam um processo de vontade de potência que é corroborado pela filosofia kantiana. Essa opção não está de acordo com a filosofia kantiana, que não trata da vontade de potência. Portanto, essa opção está incorreta. c. Essas ações coletivas podem ser interpretadas como processos derivados da expansão de uma ética protestante, confirmando as análises de Weber. Essa opção não está de acordo com as análises de Weber, que não relaciona as ações coletivas com a ética protestante. Portanto, essa opção está incorreta. d. Esses processos revelam a incompetência do Estado em ser o “cérebro da sociedade”, o que confirma as teses de Durkheim. Essa opção não está de acordo com as teses de Durkheim, que não trata da incompetência do Estado em ser o "cérebro da sociedade". Portanto, essa opção está incorreta. Assim, a alternativa correta é a letra a) as lutas sociais contemporâneas revelam as contradições da sociedade capitalista, o que estaria de acordo com a teoria de Marx.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina