Buscar

Considerando a inelegibilidade reflexa constitucionalmente prevista e o fato de que os titulares dos cargos mencionados nas alternativas não se afa...

Considerando a inelegibilidade reflexa constitucionalmente prevista e o fato de que os titulares dos cargos mencionados nas alternativas não se afastaram no prazo legal, é correto afirmar que

a) a irmã da Governadora de uma unidade da Federação poderá iniciar sua vida política, concorrendo pela primeira vez em um Município desta unidade para o cargo de vereadora.
b) o pai do Prefeito de um Município poderá concorrer somente ao cargo de vereador no mesmo Município, desde que seja a primeira vez que esteja concorrendo.
c) o irmão do Governador de uma unidade da Federação não poderá concorrer pela primeira vez ao cargo de deputado estadual de outra unidade da Federação.
d) o marido da Vice-Prefeita de determinado Município não poderá concorrer ao cargo de Senador da unidade da Federação onde se encontra situado o referido Município.
e) o filho do Presidente da República não poderá concorrer pela primeira vez a qualquer cargo nas eleições gerais em qualquer unidade da Federação.

Essa pergunta também está no material:

20_Questoes_certas_de_Direito_Eleitoral_no_TSE_Unificado_08_11
49 pág.

Direito Eleitoral Faculdade AnhangueraFaculdade Anhanguera

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando a situação apresentada, onde os titulares dos cargos mencionados não se afastaram no prazo legal, é possível identificar a aplicação da inelegibilidade reflexa. A inelegibilidade reflexa impede que parentes de determinadas autoridades possam concorrer a cargos políticos, visando evitar possíveis conflitos de interesse. Analisando as alternativas: a) A irmã da Governadora de uma unidade da Federação poderá iniciar sua vida política, concorrendo pela primeira vez em um Município desta unidade para o cargo de vereadora - INCORRETO, pois a irmã da Governadora se enquadra na inelegibilidade reflexa. b) O pai do Prefeito de um Município poderá concorrer somente ao cargo de vereador no mesmo Município, desde que seja a primeira vez que esteja concorrendo - CORRETO, pois não há impedimento para o pai do Prefeito concorrer ao cargo de vereador no mesmo Município. c) O irmão do Governador de uma unidade da Federação não poderá concorrer pela primeira vez ao cargo de deputado estadual de outra unidade da Federação - INCORRETO, pois o irmão do Governador se enquadra na inelegibilidade reflexa. d) O marido da Vice-Prefeita de determinado Município não poderá concorrer ao cargo de Senador da unidade da Federação onde se encontra situado o referido Município - INCORRETO, pois o marido da Vice-Prefeita se enquadra na inelegibilidade reflexa. e) O filho do Presidente da República não poderá concorrer pela primeira vez a qualquer cargo nas eleições gerais em qualquer unidade da Federação - CORRETO, pois o filho do Presidente se enquadra na inelegibilidade reflexa. Portanto, as alternativas corretas são: b) o pai do Prefeito de um Município poderá concorrer somente ao cargo de vereador no mesmo Município, desde que seja a primeira vez que esteja concorrendo, e e) o filho do Presidente da República não poderá concorrer pela primeira vez a qualquer cargo nas eleições gerais em qualquer unidade da Federação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina