Buscar

Na historiografia literária, há dissonâncias sobre o papel desenvolvido pelo Barroco no seio do sistema literário nacional. Dentre os principais au...

Na historiografia literária, há dissonâncias sobre o papel desenvolvido pelo Barroco no seio do sistema literário nacional. Dentre os principais autores que discutem a questão, estão Antonio Candido e Haroldo de Campos. Sob a perspectiva dos referidos autores sobre o Barroco, o que é correto afirmar?
a. Para Haroldo de Campos, o sistema literário não tem relações com a construção de uma identidade nacional.
b. Para Cândido, o Barroco não pode ser considerado como origem do sistema literário nacional, pois ele não funda uma tradição.
c. A perspectiva de Haroldo de Campos se sobressai à de Antonio Candido, uma vez que ele aponta visíveis contradições na proposta de Candido.
d. A perspectiva de Antonio Candido se sobressai à de Haroldo de Campos, uma vez que sua proposta se assenta sobre argumentos sólidos.
e. Para Cândido, o Barroco não tem valor literário, uma vez que não impactou o sistema literário nacional.
a) Para Cândido, o Barroco não pode ser considerado como origem do sistema literário nacional, pois ele não funda uma tradição.

Essa pergunta também está no material:

Arte Barroca no Brasil
11 pág.

Arte Brasileira Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações sobre as perspectivas de Antonio Candido e Haroldo de Campos em relação ao Barroco, podemos chegar à seguinte conclusão: a) Para Haroldo de Campos, o sistema literário não tem relações com a construção de uma identidade nacional. - Esta afirmação não condiz com a visão de Haroldo de Campos, que valorizava sim a relação entre literatura e identidade nacional. b) Para Cândido, o Barroco não pode ser considerado como origem do sistema literário nacional, pois ele não funda uma tradição. - Esta afirmação está correta, pois Antonio Candido defendia que o Barroco não foi o fundador de uma tradição literária nacional. c) A perspectiva de Haroldo de Campos se sobressai à de Antonio Candido, uma vez que ele aponta visíveis contradições na proposta de Candido. - Esta afirmação não reflete a relação entre as perspectivas dos dois autores. d) A perspectiva de Antonio Candido se sobressai à de Haroldo de Campos, uma vez que sua proposta se assenta sobre argumentos sólidos. - Esta afirmação está incorreta, pois não reflete a relação entre as perspectivas dos autores. e) Para Cândido, o Barroco não tem valor literário, uma vez que não impactou o sistema literário nacional. - Esta afirmação não condiz com a visão de Antonio Candido, que reconhecia a importância do Barroco na literatura brasileira. Portanto, a alternativa correta é: b) Para Cândido, o Barroco não pode ser considerado como origem do sistema literário nacional, pois ele não funda uma tradição.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina