Buscar

RESOLUÇÃO – 3o SIMULADO SAS ENEM 2024 | 1o DIA 19 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS / CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (F) O texto se refer...

RESOLUÇÃO – 3o SIMULADO SAS ENEM 2024 | 1o DIA 19 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS / CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
(F) O texto se refere à exploração das drogas do sertão, ocorrida no Período Colonial brasileiro. É incorreto afirmar que essa atividade econômica representava a tentativa portuguesa de centralizar a posse de recursos minerais, uma vez que o comércio das drogas do sertão declinou com a descoberta de minérios no território brasileiro.
(F) Embora o Período Colonial brasileiro tenha sido marcado também pelo escoamento da madeira extraída nas zonas costeiras em direção aos países europeus, a exploração das drogas do sertão, referenciada no texto, não foi o meio encontrado pela Coroa portuguesa para garantir essa dinâmica. Em vez disso, essa atividade econômica estava direcionada a uma ocupação mais efetiva do interior da colônia e à tentativa portuguesa de garantir o monopólio sobre produtos encontrados nessa porção do território.
(V) No Período Colonial, a exploração das drogas do sertão, referida no texto, desenvolveu-se na Região Amazônica, uma porção do território que ainda não era efetivamente ocupada pelos portugueses. Desse modo, a realização dessa atividade econômica refletia a tentativa portuguesa de garantir uma ocupação efetiva do interior da colônia e conquistar maior espaço no mercado externo de especiarias.
(F) A economia açucareira do Brasil Colonial se consolidou especialmente nos espaços litorâneos da Região Nordeste, proporcionando à Coroa portuguesa um domínio mais efetivo dessa porção do território. Todavia, a atividade econômica abordada no texto foi desenvolvida na Região Amazônica, refletindo a tentativa lusitana de consolidar a colonização no interior do território dominado.
(F) O estímulo à vinda de trabalhadores da indústria europeia ao Brasil ocorreu especialmente entre o final do século XIX e o início do século XX, período posterior ao da colonização. Desse modo, não é possível considerar que a exploração das drogas do sertão, atividade de destaque durante o Período Colonial, representava uma tentativa portuguesa de empregar operários europeus.
49. Resposta correta: C C 4 H 18
a) (F) O texto se refere à exploração das drogas do sertão, ocorrida no Período Colonial brasileiro. É incorreto afirmar que essa atividade econômica representava a tentativa portuguesa de centralizar a posse de recursos minerais, uma vez que o comércio das drogas do sertão declinou com a descoberta de minérios no território brasileiro.
b) (F) Embora o Período Colonial brasileiro tenha sido marcado também pelo escoamento da madeira extraída nas zonas costeiras em direção aos países europeus, a exploração das drogas do sertão, referenciada no texto, não foi o meio encontrado pela Coroa portuguesa para garantir essa dinâmica. Em vez disso, essa atividade econômica estava direcionada a uma ocupação mais efetiva do interior da colônia e à tentativa portuguesa de garantir o monopólio sobre produtos encontrados nessa porção do território.
c) (V) No Período Colonial, a exploração das drogas do sertão, referida no texto, desenvolveu-se na Região Amazônica, uma porção do território que ainda não era efetivamente ocupada pelos portugueses. Desse modo, a realização dessa atividade econômica refletia a tentativa portuguesa de garantir uma ocupação efetiva do interior da colônia e conquistar maior espaço no mercado externo de especiarias.
d) (F) A economia açucareira do Brasil Colonial se consolidou especialmente nos espaços litorâneos da Região Nordeste, proporcionando à Coroa portuguesa um domínio mais efetivo dessa porção do território. Todavia, a atividade econômica abordada no texto foi desenvolvida na Região Amazônica, refletindo a tentativa lusitana de consolidar a colonização no interior do território dominado.
e) (F) O estímulo à vinda de trabalhadores da indústria europeia ao Brasil ocorreu especialmente entre o final do século XIX e o início do século XX, período posterior ao da colonização. Desse modo, não é possível considerar que a exploração das drogas do sertão, atividade de destaque durante o Período Colonial, representava uma tentativa portuguesa de empregar operários europeus.

Essa pergunta também está no material:

Resolução Simulado SAS ENEM 2024
32 pág.

Enem Eeefm Nenzinha Cunha LimaEeefm Nenzinha Cunha Lima

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações sobre a exploração das drogas do sertão no Período Colonial brasileiro, temos: (F) O texto se refere à exploração das drogas do sertão, ocorrida no Período Colonial brasileiro. É incorreto afirmar que essa atividade econômica representava a tentativa portuguesa de centralizar a posse de recursos minerais, uma vez que o comércio das drogas do sertão declinou com a descoberta de minérios no território brasileiro. - Falsa. (F) Embora o Período Colonial brasileiro tenha sido marcado também pelo escoamento da madeira extraída nas zonas costeiras em direção aos países europeus, a exploração das drogas do sertão, referenciada no texto, não foi o meio encontrado pela Coroa portuguesa para garantir essa dinâmica. Em vez disso, essa atividade econômica estava direcionada a uma ocupação mais efetiva do interior da colônia e à tentativa portuguesa de garantir o monopólio sobre produtos encontrados nessa porção do território. - Falsa. (V) No Período Colonial, a exploração das drogas do sertão, referida no texto, desenvolveu-se na Região Amazônica, uma porção do território que ainda não era efetivamente ocupada pelos portugueses. Desse modo, a realização dessa atividade econômica refletia a tentativa portuguesa de garantir uma ocupação efetiva do interior da colônia e conquistar maior espaço no mercado externo de especiarias. - Verdadeira. (F) A economia açucareira do Brasil Colonial se consolidou especialmente nos espaços litorâneos da Região Nordeste, proporcionando à Coroa portuguesa um domínio mais efetivo dessa porção do território. Todavia, a atividade econômica abordada no texto foi desenvolvida na Região Amazônica, refletindo a tentativa lusitana de consolidar a colonização no interior do território dominado. - Falsa. (F) O estímulo à vinda de trabalhadores da indústria europeia ao Brasil ocorreu especialmente entre o final do século XIX e o início do século XX, período posterior ao da colonização. Desse modo, não é possível considerar que a exploração das drogas do sertão, atividade de destaque durante o Período Colonial, representava uma tentativa portuguesa de empregar operários europeus. - Falsa. Portanto, a alternativa correta é: c) (V) No Período Colonial, a exploração das drogas do sertão, referida no texto, desenvolveu-se na Região Amazônica, uma porção do território que ainda não era efetivamente ocupada pelos portugueses. Desse modo, a realização dessa atividade econômica refletia a tentativa portuguesa de garantir uma ocupação efetiva do interior da colônia e conquistar maior espaço no mercado externo de especiarias.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina