Buscar

O Simbolismo das Figuras - Rorschach O simbolismo das figuras do Rorschach tem atraído a atenção de muitos psicólogos, a ponto de alguns deixarem ...

O Simbolismo das Figuras - Rorschach

O simbolismo das figuras do Rorschach tem atraído a atenção de muitos psicólogos, a ponto de alguns deixarem de lado completamente o aspecto formal dos protocolos, analisando-os exclusivamente com base neste simbolismo. A tentação, nesse sentido, é grande, principalmente em principiantes fascinados pelas teorias psicológicas que utilizam interpretações dessa natureza. Utilizado com prudência, o simbolismo das lâminas pode contribuir na análise do psicograma. Atendo-se ao conteúdo formal do protocolo, que já engloba em si mais elementos que o mero resumo numérico, podem ser elaborados psicogramas com grande precisão.

1) Lâmina I: adaptabilidade ao meio social imediato

A L.I provoca, naturalmente, o impacto inicial que qualquer situação nova causa. Não é raro que o T.R. seja normalmente prolongado, especialmente se se trata de pessoa cautelosa. Trata-se de um borrão integrado, que favorece respostas do tipo G puras ou G combinatórias, após breve esforço por integrar o percepto. Respostas globais como máscara, morcego, pássaro, cara de lôbo são bastante comuns. O detalhe central evoca frequentemente uma mulher (mais raramente duas), e os detalhes laterais lembram anjos, ou animais, ou aves, entre outras. A inclinação dos espaços em branco na parte superior evocam olhos maléficos, de máscara ou animal. É um estímulo capaz de indicar se o examinando adaptou-se com facilidade ou não à nova situação; pessoas cautelosas iniciam a verbalização produzindo geralmente respostas simples, G puras do tipo máscara ou morcego, melhorando progressivamente a qualidade de suas respostas. Pessoas que além de inteligentes, são seguras, assertivas, desinibidas, produzem logo de início uma resposta G combinatória, considerando os detalhes laterais como figuras humanas ou animais em movimento. A L.I mobiliza, intensifica ou desperta sentimentos de insegurança, ansiedade e frustração, devido, principalmente, ao claro-escuro amorfo. A L.I e a L.X são ótimas para apreciarmos algo das relações ambientais do sujeito; pessoas com dificuldades ambientais (trabalho, família, etc) tendem a apresentar choque.

2) Lâmina II: ameaça aos desejos e sentimentos de perda

Uma vez tendo o sujeito superado o primeiro desafio à adaptação (L.I), nesta lâmina, devido a presença do vermelho em tonalidade forte e do branco em maiores proporções, impõe-se nova desadaptação. Comparativamente, é mais difícil produzir uma resposta G aqui, mas em contrapartida as formas tomam um delineamento mais adequado a respostas de conteúdos familiares aos examinandos: animais, pessoas, objetos. Respostas G de boa qualidade neste cartão, assim como FC bem definidas, são em princípio dados positivos para diagnóstico; podem ser interpretadas como condições de reagir emocionalmente de forma adequada, quanto às condições de percepção intelectual e quanto à reações afetivo-emocionais. Segundo observações realizadas, a cor é o principal foco de perturbação nesta lâmina, que também representa ameaça. A cor vermelha, desta e da lâmina III, relacionam-se com os afetos e as emoções em sua profundidade e autenticidade - é uma cor evocativa de sentimentos passionais - enquanto que as cores das últimas lâminas do Rorschach, mais brandas, estão relacionadas com as reações afetivo-emocionais lábeis, com o relacionamento trabalhado e cultivado socialmente. A L.II é não raro impactante; pessoas fóbicas encontram dificuldades com esta lâmina. Para Loosli-Usteri, na L.II é onde se vê, sobretudo, a agressividade. O S central, não apenas nesta figura, mas também nas figuras VII e IX, simboliza aspectos ou sentimentos relacionados aos contatos filho-mãe na primeira infância, ou ainda, sentimentos de perda relativos à figura materna. Alguns sujeitos dizem destas partes parece que está faltando um pedaço, ou respondem buraco vazio, evocando fortemente esta significação. A presença do vermelho-vivo soma-se aos demais elementos da lâmina, como o espaço em branco, a presença das figuras de animais (resposta popular), e empresta significações várias ao conjunto. Diz Cícero Vaz (1986) que choque ao espaço em branco deve ser compreendido sempre, em ambos os sexos, como uma disposição para lutar contra a imposição de limites aos desejos.

3) Lâmina III: relações interpessoais - normalidade

Nesta lâmina, o vermelho está separado, e as manchas se apresentam de forma melhor estruturada. As respostas populares são as figuras humanas, visualizadas nas zonas negras, e o laço, ou borboleta, ou gravata no vermelho central. Os conteúdos humanos aqui são bastante diferenciados comparativamente às primeiras lâminas, o que facilita ao examinando. A fase de adaptação já passou. Normalmente, o tempo de reação é curto. Podem aparecer dificuldades quanto à identificação do sexo das figuras (uma vez que apresentam simultaneamente penis e seios), dificuldades que podem ser maiores em pessoas com problemas relacionados ao desenvolvimento psicossexual. É a lâmina representativa das vivências com as outras pessoas; dificuldades surgidas nesta lâmina quase sempre apontam para dificuldades nos relacionamentos interpessoais. Em protocolos de pessoas que lidam com pessoas espera-se uma resposta H nesta lâmina - se já não apareceu uma H antes.

4) Lâmina IV: interdição - Lei da Cultura - figura paterna

A L.IV apresenta uma estrutura compacta, de cor preta muito densa, dando idéia de algo pesado, formando uma base espalhada para os lados, como pés ou botas como que obstaculizando a passagem. É comum o TR prolongar-se, sinal de que não se trata de um estímulo fácil aos examinandos. Minkowska é quem parece dar em poucas palavras as características desta lâmina quando diz "é qualquer coisa de ameaçador, de terrível, de impenetrável, de misterioso...grande, sombria, maciça". Lembra noite, angústia, solidão, austeridade, superioridade. Muito frequentemente são percebidos monstros, gorila, gigante, geralmente vistos desde baixo. Esta lâmina mostra-se relacionada às reações quanto a autoridade, estima, sentimentos de inferioridade ou impotência. Pessoas que apresentam comportamento histérico dão choques de estupefação mesclados de comentários depreciativos diante desta lâmina. "A lâmina IV representa a figura paterna e figuras que desempenham o papel de autoridade; provoca a impressão geral de disforia, o que, em pessoas com dificuldades de relacionamento ou aceitação do que diga respeito a autoridade paterna ou representada, facilmente se torna fator de perturbação"(Vaz, 1986). Para Monique Augras (1987), "introduz a imagem paterna, geralmente vista como onipotente. Os problemas de identificação encontram nela uma objetivação. A reação disfórica, no homem, sugere conflitos em relação a auto-aceitação". Esta é a primeira de uma série de quatro lâminas de esfumaçado, devendo-se observar a evolução das reações frente a este material reativo à angústia.

5) Lâmina V: Ego - comportamento social

Trata-se da lâmina melhor estruturada dentre todas, o que provoca sensação de alívio ao examinando, após sair da embaraçosa lâmina IV. É a lâmina da expressão da realidade simples, bem estruturada e, como tal, expressa o próprio comportamento social do examinando. É esperada aqui uma resposta popular, do tipo morcego, pássaro ou mariposa. A ausência de resposta popular deve ser considerada como um dado sugestivo.

Essa pergunta também está no material:

130188332-TECNICAS-DE-MANCHAS-DE-TINTAS (1) (1)
201 pág.

Método de Rorschach Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na descrição fornecida sobre as lâminas do teste de Rorschach, vamos analisar cada afirmativa: 1) Lâmina I: adaptabilidade ao meio social imediato - A L.I é descrita como um estímulo capaz de indicar se o examinando adaptou-se com facilidade ou não à nova situação. - Pessoas cautelosas iniciam a verbalização produzindo geralmente respostas simples, G puras do tipo máscara ou morcego, melhorando progressivamente a qualidade de suas respostas. - A L.I mobiliza, intensifica ou desperta sentimentos de insegurança, ansiedade e frustração. 2) Lâmina II: ameaça aos desejos e sentimentos de perda - A presença do vermelho em tonalidade forte e do branco em maiores proporções impõe nova desadaptação. - Respostas G de boa qualidade neste cartão são dados positivos para diagnóstico. - A cor vermelha é o principal foco de perturbação nesta lâmina, que representa ameaça. 3) Lâmina III: relações interpessoais - normalidade - As respostas populares são figuras humanas e o laço, borboleta ou gravata no vermelho central. - Dificuldades surgidas nesta lâmina quase sempre apontam para dificuldades nos relacionamentos interpessoais. - Em protocolos de pessoas que lidam com pessoas espera-se uma resposta H nesta lâmina. 4) Lâmina IV: interdição - Lei da Cultura - figura paterna - A L.IV representa a figura paterna e figuras que desempenham o papel de autoridade. - Relacionada às reações quanto à autoridade, estima, sentimentos de inferioridade ou impotência. - Provoca a impressão geral de disforia, especialmente em pessoas com dificuldades de relacionamento ou aceitação da autoridade. 5) Lâmina V: Ego - comportamento social - É a lâmina da expressão da realidade simples, bem estruturada e expressa o comportamento social do examinando. - Esperada uma resposta popular do tipo morcego, pássaro ou mariposa. - A ausência de resposta popular deve ser considerada como um dado sugestivo. Com base nas informações fornecidas, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: d) I, II, III, IV e V.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina