Buscar

O pensador norte-americano John Rawls (1921-2002) contribuiu para a reformulação do pensamento moral contemporâneo, ao pretender ampliar o conceito...

O pensador norte-americano John Rawls (1921-2002) contribuiu para a reformulação do pensamento moral contemporâneo, ao pretender ampliar o conceito e o papel da justiça. Nesse sentido, seu modelo de justiça.

a) é igualitarista, identificando a justiça com a igualdade econômica, a ser conquistada por meio de planificação e estatização da economia.
b) se baseia em uma concepção metafísica e apriorística de Bem, que obriga a pessoa a se orientar eticamente através de imperativos categóricos que comandam o sentido individual de suas ações.
c) é utilitarista, pois concebe uma sociedade justa quando suas organizações são instituídas de forma a alcançar a maior soma de satisfação para o conjunto de indivíduos.
d) defende as assimetrias econômicas e sociais, na medida em que recusa o argumento de ser vantajoso amparar os menos favorecidos.
e) é pluralista, no sentido de compreender o universo social como composto por elementos diferentes e conflitantes, mas orientado por princípios, entre os quais, o da liberdade.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO1 - Teoria Geral e Filosofia do Direito para OAB Exame 41 - 2024
71 pág.

Anatomia Humana I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas em relação ao modelo de justiça de John Rawls: a) é igualitarista, identificando a justiça com a igualdade econômica, a ser conquistada por meio de planificação e estatização da economia. - Esta alternativa não representa corretamente o modelo de justiça de Rawls, que não se baseia na igualdade econômica por meio de planificação e estatização da economia. b) se baseia em uma concepção metafísica e apriorística de Bem, que obriga a pessoa a se orientar eticamente através de imperativos categóricos que comandam o sentido individual de suas ações. - Esta alternativa não reflete o modelo de justiça de Rawls, que não se baseia em uma concepção metafísica de Bem. c) é utilitarista, pois concebe uma sociedade justa quando suas organizações são instituídas de forma a alcançar a maior soma de satisfação para o conjunto de indivíduos. - Esta alternativa também não representa corretamente o modelo de justiça de Rawls, que não é utilitarista. d) defende as assimetrias econômicas e sociais, na medida em que recusa o argumento de ser vantajoso amparar os menos favorecidos. - Esta alternativa vai contra os princípios do modelo de justiça de Rawls, que defende a proteção dos menos favorecidos. e) é pluralista, no sentido de compreender o universo social como composto por elementos diferentes e conflitantes, mas orientado por princípios, entre os quais, o da liberdade. - Esta alternativa reflete melhor o modelo de justiça de Rawls, que busca conciliar diferentes elementos sociais e princípios, incluindo o da liberdade. Portanto, a alternativa correta é: e) é pluralista, no sentido de compreender o universo social como composto por elementos diferentes e conflitantes, mas orientado por princípios, entre os quais, o da liberdade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina