Buscar

Diante da situação narrada, assinale a afirmativa correta. a) A desconsideração da personalidade jurídica, por força do Código Civil, é possível de...

Diante da situação narrada, assinale a afirmativa correta.
a) A desconsideração da personalidade jurídica, por força do Código Civil, é possível devido à confusão patrimonial, visto a ausência de separação de fato entre os patrimônios, caracterizada por cumprimento repetitivo pela sociedade de obrigações do sócio ou do administrador ou vice-versa.
b) O ato de Maria da Conceição no cumprimento das obrigações da sociedade deve ser considerado um ato de mera liberalidade, devendo, por conseguinte, os credores exigirem o pagamento exclusivamente da sociedade, real devedora.
c) O Código Civil brasileiro expressamente impede a responsabilização dos sócios pelas obrigações sociais.
d) A desconsideração da personalidade jurídica no Direito brasileiro só é admitida para alcançar o patrimônio pessoal do administrador, no caso em questão, Dandara, sendo impossível o alcance do patrimônio de Maria da Conceição.
e) A desconsideração da personalidade é vista de forma restritiva no ordenamento jurídico brasileiro, só alcançando a hipótese de desvio de finalidade, o que não ocorre no caso.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO - Direito Civil para OAB Exame 41 - 2024
77 pág.

Direito Civil e Direito Processual Civil Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas: a) A desconsideração da personalidade jurídica, por força do Código Civil, é possível devido à confusão patrimonial, visto a ausência de separação de fato entre os patrimônios, caracterizada por cumprimento repetitivo pela sociedade de obrigações do sócio ou do administrador ou vice-versa. - Esta afirmativa está correta, pois descreve corretamente uma situação em que a desconsideração da personalidade jurídica pode ocorrer. b) O ato de Maria da Conceição no cumprimento das obrigações da sociedade deve ser considerado um ato de mera liberalidade, devendo, por conseguinte, os credores exigirem o pagamento exclusivamente da sociedade, real devedora. - Esta afirmativa está incorreta, pois não considera a possibilidade de desconsideração da personalidade jurídica. c) O Código Civil brasileiro expressamente impede a responsabilização dos sócios pelas obrigações sociais. - Esta afirmativa está incorreta, pois o Código Civil prevê a possibilidade de desconsideração da personalidade jurídica em casos específicos. d) A desconsideração da personalidade jurídica no Direito brasileiro só é admitida para alcançar o patrimônio pessoal do administrador, no caso em questão, Dandara, sendo impossível o alcance do patrimônio de Maria da Conceição. - Esta afirmativa está incorreta, pois a desconsideração da personalidade jurídica pode atingir tanto o patrimônio do administrador quanto dos sócios. e) A desconsideração da personalidade é vista de forma restritiva no ordenamento jurídico brasileiro, só alcançando a hipótese de desvio de finalidade, o que não ocorre no caso. - Esta afirmativa está incorreta, pois a desconsideração da personalidade jurídica pode ocorrer em diversas situações, não se limitando apenas ao desvio de finalidade. Portanto, a afirmativa correta é: a) A desconsideração da personalidade jurídica, por força do Código Civil, é possível devido à confusão patrimonial, visto a ausência de separação de fato entre os patrimônios, caracterizada por cumprimento repetitivo pela sociedade de obrigações do sócio ou do administrador ou vice-versa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina