Buscar

A respeito da Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal nº 8.429/92), e de acordo com o Superior Tribunal de Justiça, é correto afirmar que a...

A respeito da Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal nº 8.429/92), e de acordo com o Superior Tribunal de Justiça, é correto afirmar que

a) o regime prescricional previsto na Lei de Improbidade Administrativa para o agente público aplica-se ao particular.
b) após a condenação por autoridade judiciária à perda da função pública, pode a autoridade administrativa aplicar a servidor público a pena de demissão em razão da prática de improbidade administrativa.
c) as sanções da Lei de Improbidade Administrativa aplicam-se à pessoa jurídica independentemente de o ato ser também sancionado como ato lesivo à administração pública nos termos da Lei Federal nº 12.846/13.
d) os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador não se aplicam ao sistema de improbidade disciplinado pela Lei Federal n] 8.429/92.
e) não se sujeitam-se às sanções da Lei Federal nº 8.429/92 os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade privada para cuja criação o erário haja concorrido, mas que não integrem a administração indireta.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO2 - Direito Administrativo para Escrevente Técnico Judiciário (TJ SP) 2024
39 pág.

Direito Administrativo e Direito Constitucional Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas em relação à Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal nº 8.429/92) e de acordo com o Superior Tribunal de Justiça: a) o regime prescricional previsto na Lei de Improbidade Administrativa para o agente público aplica-se ao particular. - ERRADO. O regime prescricional previsto na Lei de Improbidade Administrativa não se aplica ao particular, apenas aos agentes públicos. b) após a condenação por autoridade judiciária à perda da função pública, pode a autoridade administrativa aplicar a servidor público a pena de demissão em razão da prática de improbidade administrativa. - ERRADO. A perda da função pública já implica na demissão do servidor público, não sendo necessária uma nova penalidade administrativa. c) as sanções da Lei de Improbidade Administrativa aplicam-se à pessoa jurídica independentemente de o ato ser também sancionado como ato lesivo à administração pública nos termos da Lei Federal nº 12.846/13. - CORRETO. As sanções da Lei de Improbidade Administrativa podem ser aplicadas à pessoa jurídica, mesmo que o ato também seja sancionado pela Lei Anticorrupção (Lei Federal nº 12.846/13). d) os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador não se aplicam ao sistema de improbidade disciplinado pela Lei Federal nº 8.429/92. - ERRADO. Os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador se aplicam ao sistema de improbidade disciplinado pela Lei de Improbidade Administrativa. e) não se sujeitam-se às sanções da Lei Federal nº 8.429/92 os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade privada para cuja criação o erário haja concorrido, mas que não integrem a administração indireta. - ERRADO. Os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade privada para cuja criação o erário haja concorrido, mesmo que não integrem a administração indireta, podem sim ser sujeitos às sanções da Lei de Improbidade Administrativa. Portanto, a alternativa correta é: c) as sanções da Lei de Improbidade Administrativa aplicam-se à pessoa jurídica independentemente de o ato ser também sancionado como ato lesivo à administração pública nos termos da Lei Federal nº 12.846/13.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina