Buscar

As sociedades cooperativas realizam diversas atividades que englobam exploração da atividade econômica, mesmo que não possam ser consideradas empre...

As sociedades cooperativas realizam diversas atividades que englobam exploração da atividade econômica, mesmo que não possam ser consideradas empresas, por expresso impeditivo legal. Uma das atividades essenciais para sua regulamentação jurídica é o exercício e auditorias independentes. Quanto à auditoria independente nas sociedades cooperativas de crédito, assinale a opção CORRETA:

A)   É obrigatório o registro da entidade de auditoria cooperativa na Comissão de Valores Mobiliários e substituição periódica do auditor.


B)   Não será aceita a auditoria externa realizada em cooperativa de crédito que apresente, com relação à entidade de auditoria, vínculo societário direto, ou membro de órgão estatutário, empregado ou prestador de serviço de alguma forma vinculado a essa entidade.


C)  É permitida a participação de associado de uma determinada cooperativa singular de crédito nos trabalhos de auditoria realizados nessa cooperativa.


D)   Representa impedimento à realização de auditoria a existência de vínculo societário indireto entre a entidade de auditoria cooperativa e a cooperativa auditada. 

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A auditoria independente é uma atividade essencial para a regulamentação jurídica das sociedades cooperativas, incluindo as cooperativas de crédito. Analisando as opções apresentadas: A) É obrigatório o registro da entidade de auditoria cooperativa na Comissão de Valores Mobiliários e substituição periódica do auditor. - Essa opção não está correta, pois a Comissão de Valores Mobiliários não é responsável pelo registro de entidades de auditoria cooperativa. Além disso, a substituição periódica do auditor não é obrigatória, mas sim recomendada. B) Não será aceita a auditoria externa realizada em cooperativa de crédito que apresente, com relação à entidade de auditoria, vínculo societário direto, ou membro de órgão estatutário, empregado ou prestador de serviço de alguma forma vinculado a essa entidade. - Essa opção está correta, pois a auditoria externa deve ser realizada por uma entidade independente, sem vínculos diretos ou indiretos com a cooperativa auditada. C) É permitida a participação de associado de uma determinada cooperativa singular de crédito nos trabalhos de auditoria realizados nessa cooperativa. - Essa opção não está correta, pois a participação de associados nos trabalhos de auditoria pode comprometer a independência e imparcialidade da auditoria. D) Representa impedimento à realização de auditoria a existência de vínculo societário indireto entre a entidade de auditoria cooperativa e a cooperativa auditada. - Essa opção está correta, pois a existência de vínculo societário indireto pode comprometer a independência e imparcialidade da auditoria. Portanto, a opção correta é a letra B: Não será aceita a auditoria externa realizada em cooperativa de crédito que apresente, com relação à entidade de auditoria, vínculo societário direto, ou membro de órgão estatutário, empregado ou prestador de serviço de alguma forma vinculado a essa entidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image