Buscar

Acerca das fontes do direito do trabalho, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas. ...

Acerca das fontes do direito do trabalho, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) As fontes podem ser classificadas como formal e informal.
II. ( ) Quando os trabalhadores executam greves como forma de reivindicações trabalhistas, ocorre o exemplo de uma fonte formal.
III.( ) A formalidade do direito do trabalho (fonte formal) é quando ocorre uma transparência jurídica, relatada por algum instrumento jurídico – norma, lei, ordenamento, jurisprudência etc.
IV. ( ) Quando os trabalhadores buscam melhores condições de trabalho e melhorias nas relações de emprego, estando a matéria desconhecida e não relatada em nenhum meio legal, caracteriza nesse instante a fonte material.
V. ( ) As normas são classificadas com autônomas quando elaboradas pela figura estatal (União, Estado) e classificado como heterônoma quando se trata das relações acordadas entre empregados e empregadores (acordo ou convenção coletiva).
A F – F – V – V – F
B V – V – F – F - V
C F – V – F – V – F
D V – F – V – F – V
E F – V – F – F – F

Essa pergunta também está no material:

Rotinas e Calculos Trabalhistas 2
8 pág.

Rotinas Trabalhistas Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada assertiva sobre as fontes do direito do trabalho: I. ( ) As fontes podem ser classificadas como formal e informal. Verdadeiro (V). As fontes do direito do trabalho podem ser classificadas em formal (aquelas expressas em normas, leis, jurisprudência) e informal (aquelas que não estão expressas em normas, como os costumes e princípios gerais do direito). II. ( ) Quando os trabalhadores executam greves como forma de reivindicações trabalhistas, ocorre o exemplo de uma fonte formal. Falso (F). A greve é um exemplo de fonte material, pois surge da necessidade dos trabalhadores em buscar melhores condições de trabalho, não sendo uma norma jurídica formal. III. ( ) A formalidade do direito do trabalho (fonte formal) é quando ocorre uma transparência jurídica, relatada por algum instrumento jurídico – norma, lei, ordenamento, jurisprudência etc. Verdadeiro (V). As fontes formais do direito do trabalho são aquelas expressas em normas jurídicas, leis, jurisprudência, que estabelecem regras e princípios para as relações de trabalho. IV. ( ) Quando os trabalhadores buscam melhores condições de trabalho e melhorias nas relações de emprego, estando a matéria desconhecida e não relatada em nenhum meio legal, caracteriza nesse instante a fonte material. Verdadeiro (V). A fonte material do direito do trabalho surge das necessidades e demandas da sociedade, quando não há normas jurídicas específicas para regular determinada situação. V. ( ) As normas são classificadas com autônomas quando elaboradas pela figura estatal (União, Estado) e classificado como heterônoma quando se trata das relações acordadas entre empregados e empregadores (acordo ou convenção coletiva). Falso (F). Normas autônomas são aquelas elaboradas pelas partes envolvidas na relação de trabalho (empregados e empregadores), enquanto as heterônomas são aquelas impostas pelo Estado. Portanto, a sequência correta é: D) V – F – V – F – V.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image