Buscar

81. Paciente com 3 meses de idade é levado a consulta devido icterícia desde o quinto dia de vida, associada a constipação crônica. Ao exame físico...

81. Paciente com 3 meses de idade é levado a consulta devido icterícia desde o quinto dia de vida, associada a constipação crônica. Ao exame físico, bebê hipoativo, ictérico, não sustenta o pescoço, com fontanela ampla, presença de fecaloma palpável em fossa ilíaca direita e hérnia umbilical. Mãe realizou pré-natal completo, sem intercorrências. Encontra-se em aleitamento materno exclusivo, as vacinas do bebê estão atualizadas, realizou teste do pezinho com resultado pendente. Em relação ao caso descrito, é correto afirmar que:

a a principal hipótese diagnóstica é megacolon congênito, devendo ser realizado clister opaco para a confirmação diagnóstica e posterior tratamento cirúrgico.
b deve ser prescrito probiótico para regularizar o funcionamento intestinal e tranquilizar a mãe em relação a icterícia pelo leite materno, sem a necessidade de suspensão do aleitamento.
c deve ser solicitado THS e T4 livre para descartar a principal hipótese diagnóstica, confirmada caso THS acima do valor de referência, podendo o T4 estar baixo ou normal.
d o paciente deve ser encaminhado para acompanhamento com terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, além de realizar ressonância nuclear magnética para elucidar o diagnóstico.
e devem ser investigadas as infecções congênitas com acometimento hepático e de sistema nervoso central, especialmente sífilis congênita e citomegalovírus congênito.

Essa pergunta também está no material:

Processo Seletivo Residência Médica

Residência Medica Universidade Federal de Campina GrandeUniversidade Federal de Campina Grande

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Neste caso, ao analisar as informações apresentadas, podemos identificar que o paciente apresenta icterícia desde o quinto dia de vida, constipação crônica, hipoatividade, fontanela ampla, fecaloma palpável em fossa ilíaca direita e hérnia umbilical. Além disso, a mãe realizou pré-natal completo, o bebê está em aleitamento materno exclusivo, as vacinas estão atualizadas e o teste do pezinho teve resultado pendente. Diante desse quadro, a principal hipótese diagnóstica que se encaixa nos sintomas apresentados é o hipotireoidismo congênito, que pode causar icterícia, constipação, hipoatividade e fontanela ampla. Portanto, a opção correta é: c) Deve ser solicitado THS e T4 livre para descartar a principal hipótese diagnóstica, confirmada caso THS acima do valor de referência, podendo o T4 estar baixo ou normal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina