Buscar

(FUNDEP - Câmara de Uberlândia/MG - Assessor Jurídico - 2021 - ADAPTADA) A Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, define crimes contra a ordem tr...

(FUNDEP - Câmara de Uberlândia/MG - Assessor Jurídico - 2021 - ADAPTADA) A Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Os crimes contra a ordem tributária previstos no art. 1º da Lei nº 8.137/90 não prescindem de dolo específico, não bastando para a subsunção à norma o mero inadimplemento do tributo.
Se tipifica crime material contra a ordem tributária, previsto no art. 1º, incisos I a IV, da Lei nº 8.137/1990, antes do lançamento definitivo do tributo.
Ainda que o contribuinte, de forma contumaz e com dolo de apropriação, deixe de recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado do adquirente da mercadoria ou serviço, ele não incide no tipo penal do art. 2º, inciso II, da Lei nº 8.137/1990.
O pagamento integral do débito tributário não extingue a punibilidade do agente.
O termo inicial da prescrição da ação dos crimes materiais previstos no art. 1º da Lei nº 8.137/1990 é a data da consumação do delito, que corresponde à data da constituição definitiva do crédito tributário.

Essa pergunta também está no material:

EXTRAVAGANTE PENAL ESPECIAL
4 pág.

Direito Penal I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

2 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas: 1. Os crimes contra a ordem tributária previstos no art. 1º da Lei nº 8.137/90 não prescindem de dolo específico, não bastando para a subsunção à norma o mero inadimplemento do tributo. - Correto. Para a configuração dos crimes contra a ordem tributária, é necessário o dolo específico, ou seja, a vontade consciente de fraudar ou sonegar tributos. 2. Se tipifica crime material contra a ordem tributária, previsto no art. 1º, incisos I a IV, da Lei nº 8.137/1990, antes do lançamento definitivo do tributo. - Incorreto. O crime contra a ordem tributária se configura após o lançamento definitivo do tributo, ou seja, após a constituição definitiva do crédito tributário. 3. Ainda que o contribuinte, de forma contumaz e com dolo de apropriação, deixe de recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado do adquirente da mercadoria ou serviço, ele não incide no tipo penal do art. 2º, inciso II, da Lei nº 8.137/1990. - Incorreto. A conduta descrita caracteriza o crime previsto no art. 2º, inciso II, da Lei nº 8.137/1990, que trata da apropriação indébita tributária. 4. O pagamento integral do débito tributário não extingue a punibilidade do agente. - Correto. O pagamento do débito tributário não extingue a punibilidade do agente, mas pode ser considerado como uma causa de diminuição de pena. 5. O termo inicial da prescrição da ação dos crimes materiais previstos no art. 1º da Lei nº 8.137/1990 é a data da consumação do delito, que corresponde à data da constituição definitiva do crédito tributário. - Correto. O termo inicial da prescrição dos crimes materiais contra a ordem tributária é a data da consumação do delito, que geralmente corresponde à data da constituição definitiva do crédito tributário. Portanto, as alternativas corretas são: 1 e 4.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina